O que é BitcoinOS? A Sovryn usa a tecnologia Rollup para resolver o dilema dos três da Bitcoin.

BitcoinOS

BitcoinOS é um sistema operacional de Bitcoin desenvolvido pela comunidade Sovryn, destinado a transformar o Bitcoin de uma simples moeda digital em uma plataforma abrangente que suporta aplicações descentralizadas. Através da tecnologia de rollup de conhecimento zero, arquitetura modular em camadas e um conector BTC praticamente sem necessidade de confiança, o BitcoinOS resolve os três dilemas de escalabilidade, interoperabilidade e programabilidade que afligem o Bitcoin.

O que é o BitcoinOS? Uma arquitetura revolucionária que resolve o gargalo de escalabilidade do Bitcoin

O Bitcoin é a primeira e mais valiosa criptomoeda, que há muito tempo é a pedra angular da segurança e confiabilidade dos ativos digitais. No entanto, o Bitcoin Core é limitado em termos de escalabilidade, e embora o script do Bitcoin permita um certo grau de programabilidade, suas funcionalidades são severamente limitadas. O surgimento do BitcoinOS mudou esse cenário, transformando o Bitcoin em um sistema operacional integrado capaz de suportar aplicações descentralizadas, sistemas financeiros e até sistemas de governança.

Sovryn é uma comunidade focada composta por desenvolvedores, empreendedores e entusiastas, que silenciosamente construiu, nos últimos dois anos, o maior e mais rápido ecossistema DeFi e de contratos inteligentes de Bitcoin. Sovryn segue um plano de três etapas:

Estratégia de Três Fases da Sovryn:

Fase Um: Construir um ecossistema de ferramentas DeFi nativas de Bitcoin líder.

Segunda Fase: Construir um protocolo escalável para contratos inteligentes sem necessidade de confiança em Bitcoin

Terceira Fase: Construir o mundo sobre o Bitcoin

A Sovryn completou de forma convincente a primeira fase e está agora a entrar na segunda fase para promover o lançamento do BitcoinOS. Várias tecnologias-chave estão a amadurecer rapidamente, incluindo Taproot, Lightning e zk-SNARKs, tornando possível e inevitável uma nova abordagem em camadas.

Por que precisamos do BitcoinOS? Análise das três principais necessidades

Requisitos de escalabilidade: superar o gargalo da capacidade de transação

A realidade é que o Bitcoin em si não pode fornecer um sistema de pagamento de baixo custo em escala global. De fato, o primeiro comentário sobre o white paper do Bitcoin publicado por Satoshi Nakamoto foi: “Precisamos muito de um sistema assim, mas parece que ele não consegue escalar para o tamanho necessário.” A tecnologia de finanças descentralizadas também não consegue atualmente fornecer a capacidade de escalar aplicativos da Web para um ambiente descentralizado.

Os problemas resolvidos pela escalabilidade incluem: pagamentos de baixo valor tornando-se viáveis e reduzindo o custo dos serviços de pagamento centralizados; os desenvolvedores podem ter confiança de que as transações serão executadas, pois a cadeia pode escalar horizontalmente; e a rede globalmente capaz de lidar com volumes de transação em escala global.

Requisitos de interoperabilidade: romper o efeito de ilhas entre cadeias

A capacidade de ativar módulos de cadeia compatível ou de ambiente de execução trará mudanças revolucionárias. Cadeias que se comunicam entre si e compartilham dados alcançarão um novo nível de combinabilidade. O mercado de gás compartilhado e as pontes permitem que os desenvolvedores se concentrem em aplicativos em vez de infraestrutura. A interoperabilidade atrairá mais dados verificáveis de criptomoedas na cadeia, permitindo que os usuários construam uma reputação multiplataforma.

Mais importante ainda, o projeto será integrado a um ecossistema baseado na segurança do Bitcoin, em vez de diluir seu orçamento de segurança em várias cadeias. Isso aprofundará a liquidez e melhorará a segurança geral do ecossistema.

Requisitos de Programabilidade: Liberar o Potencial dos Contratos Inteligentes

O alcance atual dos casos de uso do Bitcoin é muito restrito, pois sua linguagem de script limita deliberadamente as funcionalidades. Uma camada adicional de programabilidade permitirá que o ativo digital original do Bitcoin se combine com uma variedade de aplicativos, sem modificar ou comprometer de qualquer forma a camada base.

A programabilidade permitirá que ambientes Turing completos executem aplicativos como contratos inteligentes compatíveis com EVM, mas também poderá iniciar ambientes de uso específico. Através da combinação de alta combinabilidade e comunicação fácil entre ambientes de aplicativos com uma moeda universal, será possível a explosão de novos aplicativos.

Tecnologia Rollup: A inovação central do BitcoinOS

BitcoinOS Rollup 技術

O BitcoinOS utiliza várias tecnologias para blockchain modular, incluindo provas de validade, provas de conhecimento zero e provas de fraude, coletivamente chamadas de “tecnologia Rollup”. O Rollup executa transações fora da cadeia e, em seguida, as agrupa ou “resume”, comprimindo a quantidade de espaço de transação necessário. Após essa agregação, elas são escritas como uma única transação no Bitcoin.

Como parte do BitcoinOS, o resumo do Bitcoin possui três propriedades-chave. Primeiro, porque são Turing completos, podem ser usados para criar quaisquer regras com qualquer linguagem de programação ou máquina virtual. Em segundo lugar, as transações ocorrem fora da cadeia, portanto, a escalabilidade vai muito além das atuais limitações de transação do Bitcoin. Por fim, cada transação paga pela segurança do Bitcoin e se beneficia diretamente da segurança do Bitcoin.

Qualquer agregação única pode ter apenas uma máquina virtual, e a escalabilidade é limitada. O BitcoinOS é uma estrutura que resolve este dilema triplo: oferece uma ponte BTC praticamente sem necessidade de confiança e sem bifurcação suave; proporciona interoperabilidade e escalabilidade; garante 100% de segurança do Bitcoin.

Análise da Arquitetura em Camadas do BitcoinOS

BitcoinOS Camada de Estrutura

Bitcoin Core: uma camada de base inabalável

O Bitcoin Core, como camada base, permite que o BitcoinOS herde as valiosas propriedades da camada base através de construções estratégicas nesta camada, sem a necessidade de realizar quaisquer alterações que possam inadvertidamente gerar vulnerabilidades. O Bitcoin Core, como camada base, garante que cada transação na rede seja finalmente registrada de forma imutável e transparente.

Camada de Execução: Processamento em Lote e Hub de Interoperabilidade

A camada de execução inclui a compressão, agregação e liquidação de transações provenientes da camada de cálculo. Esta estrutura fornece interoperabilidade entre os resumos. A camada de execução processa em lote, agrega e comprime transações, oferecendo maior escalabilidade, taxa de transferência de transações e reduzindo o custo por transação.

A camada de execução também é o elo que liga os resumos juntos, formando um sistema interconectado e compositivo. Cada resumo na camada de execução é representado como um contrato inteligente. Quando um usuário executa uma transação, ela é realizada através do contrato inteligente que representa o resumo na camada de execução.

O mais importante é que a camada de execução resolveu o desafio central do dilema das três dificuldades - a capacidade de usar o BTC de forma nativa e sem necessidade de confiança em todo o sistema, seja como moeda nativa ou como ativo de reserva.

Camada de Cálculo: Ambiente de Execução Modular

Camada de cálculo é um conjunto de resumos interoperáveis suportados pelo BitcoinOS, denominado Módulo de Ambiente de Execução (EEM). Essa arquitetura modular oferece aos desenvolvedores a escolha do ambiente de execução. Esses ambientes de execução podem ser um EVM como o do Ethereum ou algo semelhante ao Rust do Solana. Eles podem ser otimizados para funcionalidades como privacidade ou velocidade.

A combinabilidade e a interoperabilidade permitem que os desenvolvedores adotem uma arquitetura multilingue, utilizando simultaneamente várias linguagens de programação e tecnologias. Os utilizadores podem misturar e combinar funcionalidades, permitindo que todo o ecossistema beneficie da otimização local. Por exemplo, os utilizadores podem manter o seu BTC em um ambiente de execução focado na privacidade e, em seguida, negociar com uma bolsa baseada em EVM padrão não blindada.

quase sem necessidade de confiança na ponte BTC

As cadeias laterais de hoje dependem de mecanismos federais para fazer a ponte entre a cadeia principal do Bitcoin e as cadeias laterais, utilizando BTC, e essas federações confiam na suposição de uma maioria honesta para garantir sua segurança. No entanto, a maioria das pessoas é tentada a censurar ou até redistribuir o valor de uma minoria.

BitcoinOS visa usar instâncias honestas quase sem necessidade de confiança em canais BTC. Um sistema que mantém sua integridade e segurança com um número arbitrário de participantes honestos é quase sem necessidade de confiança, uma vez que mesmo um participante honesto protegerá o sistema. Através da agregação, o BitcoinOS propagará a prova de ausência de transações para a rede de agregação e pode optar por incorporá-las à cadeia principal do Bitcoin. Com a aparição dessas provas, um único participante pode provar transações falsas ou ambíguas e impedir que elas ocorram.

É crucial que esta funcionalidade possa ser implementada sem a necessidade de qualquer alteração no Bitcoin Core. A inovação aqui pode ser realizada completamente sem permissão, tornando o Bitcoin um sistema realmente sem permissão para usuários e desenvolvedores.

SOV Token e o Papel de Governança da Sovryn

O token SOV é o token de governança do módulo e da jurisdição Sovryn no ecossistema BitcoinOS. Como a pedra angular da governança descentralizada, o SOV confere aos seus detentores direitos de voto, permitindo-lhes orientar o progresso do módulo Sovryn. Esta governança participativa se estende à supervisão de atualizações, à gestão da alocação de recursos e à influência nas decisões estratégicas.

A Sovryn iniciou o desenvolvimento na Rootstock, e a iteração inicial do SOV também foi lançada na Rootstock. Com o lançamento do ambiente BitcoinOS da Sovryn, um novo ambiente de blockchain precisará emitir SOV de forma regulamentada. A Sovryn Bitocracy é um sistema de prova de tempo de staking (PoST), portanto, o peso dos interessados é medido em direitos de voto (VP).

SOV-1%
BTC-2.7%
Ver original
Esta página pode conter conteúdo de terceiros, que é fornecido apenas para fins informativos (não para representações/garantias) e não deve ser considerada como um endosso de suas opiniões pela Gate nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Isenção de responsabilidade para obter detalhes.
  • Recompensa
  • Comentário
  • Repostar
  • Compartilhar
Comentário
0/400
Sem comentários
  • Marcar
Negocie criptomoedas a qualquer hora e em qualquer lugar
qrCode
Escaneie o código para baixar o app da Gate
Comunidade
Português (Brasil)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Bahasa Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)