ARK redefine as Finanças Descentralizadas: o Algoritmo de autonomia pode acabar com a desordem da governança humana?

Autor: momo, ChainCatcher

Título original: As cinco perguntas da alma: o que é um bom DeFi? A resposta da ARK e o caminho da autonomia em blockchain.


O que é um verdadeiro protocolo DeFi "bom"? São as taxas de retorno extremamente altas? Um modelo de token inovador? Ou um TVL enorme? Estes podem ter sido vistos como respostas, mas com a queda repentina de vários projetos de destaque, a indústria começou a perceber que o verdadeiro "bom" deve vir da sustentabilidade, confiabilidade e evolução do protocolo, e tudo isso deve ser construído sobre uma lógica que se afasta totalmente do controle humano.

Durante muito tempo, a construção da ordem em cadeia sempre enfrentou uma contradição fundamental: a excessiva dependência do consenso humano. Seja pela ineficiência da votação de governança, pelo atraso nos ajustes manuais dos parâmetros do modelo econômico, ou pela estabilidade do sistema sendo influenciada por emoções e jogos de liquidez, tudo isso aponta para a incerteza e a vulnerabilidade sistêmica trazidas por fatores humanos.

É neste tipo de reflexão e exploração que o protocolo DeFAI ARK tenta construir uma nova ordem civilizacional na cadeia - diluindo o consenso humano com consenso algorítmico, permitindo que o modelo de parâmetros responda autonomamente, reduzindo assim a interferência das emoções, crenças e jogos de curto prazo no desenvolvimento a longo prazo do protocolo.

É digno de nota que a ARK tem estado bastante ativa recentemente, tendo lançado oficialmente a mainnet há pouco tempo. Anteriormente, também anunciou a conclusão de um financiamento estratégico liderado pela Morgan Crest Web3 Foundation. Essa instituição é também um dos primeiros apoiadores de projetos conhecidos como Lido Finance e FRAX Finance. A aposta da Morgan Crest Web3 Foundation gerou ainda mais atenção do mercado para o progresso do "DeFAI".

De governo humano a autonomia algorítmica, como o ARK redefine o DeFi?

A visão da ARK de construir uma "nova civilização em cadeia" parece grandiosa, mas ao voltar à questão fundamental de "o que é um bom protocolo DeFi", os pontos problemáticos que a ARK deseja resolver tornam-se claros.

Na visão da ARK, um bom projeto DeFi deve resolver fundamentalmente dois problemas centrais: se os ativos dos usuários estão seguros e se o mecanismo de rendimento pode ser sustentável.

E como resolver esses problemas centrais, dependendo de sistemas e autogestão, em vez de decisões humanas? O sistema de protocolo V3 da ARK, que tem a IA como núcleo de coordenação e uma arquitetura modular como estrutura, oferece uma resposta preliminar.

No que diz respeito à segurança, a ARK apresentou três questões fundamentais e soluções para as mesmas:

Primeiro, o LP (pool de liquidez) está bloqueado? Se o LP não estiver bloqueado, a equipe do projeto pode retirar os fundos do pool a qualquer momento, "fugindo" (Rug Pull), o que representa a ameaça de segurança mais direta. A ARK, por sua vez, elimina completamente o controle do LP, bloqueando permanentemente a liquidez em um contrato inteligente, eliminando assim a possibilidade de retirar a liquidez desde a raiz.

A segunda questão é se o contrato de emissão de moeda é de código aberto? Um contrato de caixa-preta não auditado significa que a equipe do projeto pode deixar uma porta dos fundos, podendo emitir tokens à vontade, diluindo instantaneamente o valor dos ativos de todos os detentores de tokens. O contrato de emissão de moeda da ARK é totalmente de código aberto, toda a lógica é transparente e verificável na blockchain, garantindo a equidade e a certeza na distribuição de tokens, ninguém pode emitir tokens privadamente.

Terceiro, o tesouro é transparente em relação à multi-assinatura? Se o tesouro for controlado por uma única assinatura, os ativos podem ser facilmente transferidos por uma só pessoa. A ARK adota um mecanismo de "governança + multi-assinatura" (como o Gnosis Safe), onde a utilização de todos os ativos do tesouro deve passar por uma proposta de votação da comunidade e, uma vez aprovada, ser executada por vários signatários, alcançando uma verdadeira governança descentralizada (DAO) e transparência dos ativos, garantindo a segurança e o uso em conformidade dos fundos do tesouro.

Esses designs não são apenas para prevenir ataques externos, mas também para estabelecer uma base de confiança diferente da financeira tradicional, que não depende do crédito institucional, mas sim de matemática e código verificáveis.

Em termos de sustentabilidade, a ARK desconstrói a partir de duas perspetivas.

Por um lado, a ARK acredita que para entender a estrutura central da DeFi, um bom protocolo DeFi deve ser "produto forte, pessoa fraca, história fraca". Isso significa que o valor central do projeto deve vir de seu mecanismo de protocolo e capacidade de automação, e não depender da influência do fundador ou da narrativa de mercado.

Por outro lado, a ARK introduz o conceito de "stablecoins não estáveis por algoritmo", enfatizando que o DeFi não deve mais depender de ativos âncora tradicionais, mas sim de regulação algorítmica para alcançar o equilíbrio do sistema. E a partir disso, emerge a pergunta fundamental que um bom projeto DeFi deve se fazer: primeiro, foi implementado o EM (módulo de emissão inteligente)? Segundo, possui RBS (módulo de estabilidade de capitalização de mercado)?

A principal inovação do ARK consiste em codificar mecanismos de governança, políticas econômicas e controle de riscos em módulos algorítmicos executáveis automaticamente. Por exemplo, através do EM (módulo inteligente de emissão de tokens), ajusta-se dinamicamente o ritmo de emissão de tokens com base no prêmio de mercado, prevenindo a inflação nociva; através do RBS (módulo de estabilização de capitalização de mercado), inicia-se automaticamente a operação conjunta do tesouro e do fundo LP quando o preço do token se desvia da faixa razoável, realizando "venda a preços altos, recompra a preços baixos" para manter um corredor de estabilidade de preços; e ainda, através do módulo Yield Revenue Feedback (YRF), parte da receita do protocolo é automaticamente utilizada para recomprar e queimar tokens, formando um ciclo de deflação e feedback de valor.

E toda essa automação é baseada nas cinco grandes arquiteturas inteligentes construídas pelo ARK V3:

  • A emissão de moedas por contratos inteligentes (módulo EM) garante que a emissão de moedas não seja interferida por humanos;
  • O market making de contratos inteligentes (módulo RBS) implementa a gestão automática de capitalização de mercado;
  • O Tesouro Multisig Transparente do Contrato Inteligente garante que os ativos sejam verificáveis na cadeia e que a comunidade participe na governança.
  • A iteração de contratos inteligentes (design modular) torna o protocolo atualizável e evolutivo;
  • Contrato inteligente perpétuo (governança DAO) devolve o poder de decisão final aos detentores de tokens.

Eles redefinem o DeFi de forma conjunta, impulsionados por IA, construindo um organismo financeiro on-chain que pode se auto-regular, evoluir continuamente e recusar falhas de ponto único, com o objetivo final de realizar uma transformação fundamental de "fazer as pessoas acreditarem" para "garantido por código".

Direção de Aplicação do ARK: Quão longe estamos da verdadeira autonomia algorítmica?

Embora a filosofia seja grandiosa, a verdadeira persuasão vem da prática. A ARK lançou recentemente sua mainnet, marcando sua transição da narrativa conceitual para a fase de implementação.

O futuro das aplicações da ARK também se desenvolve através do modelo social ARKLand. ARKLand, como a camada central da aplicação da ARK, foi projetado como um ecossistema digital social impulsionado por DeFi e IA, abrangendo áreas como finanças, educação, saúde e redes sociais. ARKLand irá fornecer aos usuários mais de 50 modelos de IA, como consultor financeiro, análise de empréstimos e assistente de governança, através de um mecanismo de ciclo fechado de "usar-treinar-listar-governar".

Por exemplo, os usuários podem acessar serviços impulsionados por IA, como gestão de património, consultoria de saúde ou orientação educacional, ao apostarem tokens ARK. O modelo de IA é constantemente treinado e otimizado com base em dados dos usuários e feedback da comunidade, simulando comportamentos de mercado ou prevendo riscos. Os desenvolvedores podem listar novos modelos ou aplicações de IA, expandindo as funcionalidades do ARKLand. A comunidade participa de propostas e decisões através de NFTs de governança (LPN, NFT de Provedor de Liquidez), e a IA auxilia na avaliação do impacto das propostas, garantindo a cientificidade e transparência da governança.

Até ao momento, a ARK completou vários avanços-chave: lançamento da mainnet, injeção de liquidez do gênesis e conclusão da queima de tokens LP, bem como a operação total dos cinco módulos com os sistemas POL e ATS, e o mecanismo de governança DAO está prestes a ser iniciado, permitindo que a comunidade participe de propostas e votações através do LPN, além de realizar múltiplas assinaturas em propostas importantes do tesouro.

Esses resultados estabelecem a base para a implementação inicial da civilização descentralizada da ARK. Dados preliminares refletem a confiança do mercado: os ativos do pool de liquidez da ARK ultrapassam 30 milhões de dólares, o tesouro detido pelo protocolo tem um valor superior a 43 milhões de dólares, e o total de tokens ARK em staking já ultrapassou 1,27 milhão.

Mas a autonomia completa ainda é um longo caminho a percorrer. Atualmente, o que o ARK alcançou é a "autonomia altamente assistida", ou seja, a introdução de simulações e execuções de IA nas decisões críticas, mas a comunidade humana ainda mantém o poder de veto final e os direitos de atualização através de tokens de governança e NFTs (LPN). O estado ideal do seu design é que, à medida que o modelo continua a aprender e os dados ambientais se acumulam, a proporção de intervenção humana diminuirá gradualmente, e o sistema terá uma capacidade preditiva, de resposta e de criação mais forte.

A ARK não traz apenas um conjunto de protocolos DeFi compostáveis, mas sim uma investigação fundamental sobre a maneira como o mundo on-chain existe: podemos estabelecer um sistema financeiro que não dependa mais das fraquezas humanas? Podemos realmente realizar uma transição de ordem de "governo humano" para "governo algorítmico"? Hoje, com a fusão acelerada de IA e blockchain, a ARK pelo menos oferece um conjunto completo, funcional e que merece ser examinado.


ARK-3.38%
DEFI-4.94%
Ver original
Esta página pode conter conteúdos de terceiros, que são fornecidos apenas para fins informativos (sem representações/garantias) e não devem ser considerados como uma aprovação dos seus pontos de vista pela Gate, nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Declaração de exoneração de responsabilidade para obter mais informações.
  • Recompensa
  • Comentar
  • Republicar
  • Partilhar
Comentar
0/400
Nenhum comentário
Negocie cripto em qualquer lugar e a qualquer hora
qrCode
Digitalizar para transferir a aplicação Gate
Novidades
Português (Portugal)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Bahasa Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)