Contrato de "marco" de direitos autorais de IA: Google e OpenAI negociam organizações de mídia para pagar por conteúdo de treinamento

Autor: Wang Mei

Crédito da imagem: Gerado por ferramentas Unbounded AI

As empresas de IA provavelmente precisarão pagar pelo conteúdo de direitos autorais usado para treinar o modelo ChatGPT no futuro.

As maiores empresas de tecnologia do mundo estão conversando com os principais meios de comunicação sobre um acordo histórico para treinar inteligência artificial usando conteúdo de notícias, informou o Financial Times na sexta-feira. **

Nos últimos meses, OpenAI, Google, Microsoft e Adobe se reuniram com executivos de notícias para discutir questões de direitos autorais em torno de produtos de IA, como chatbots de texto e geradores de imagens, disse o relatório, citando pessoas familiarizadas com o assunto. Editores como News Corp, Axel Springer, The New York Times e The Guardian estão em negociações com pelo menos uma empresa de tecnologia.

Os acordos podem envolver o pagamento de taxas de assinatura de meios de comunicação por seu conteúdo para desenvolver a tecnologia chatbot que sustenta o ChatGPT da OpenAI e o Bard do Google, acrescentaram essas pessoas. Dizem que essas discussões ainda estão em um estágio inicial.

"Sua IA viola meus direitos autorais"

Desde que o ChatGPT se tornou popular em todo o mundo, a questão dos direitos autorais da IA tem sido uma preocupação. O treinamento de modelos de IA requer muitos dados e conteúdo, mas muitos deles são protegidos por direitos autorais Se as empresas de IA devem pagar pelo uso desses conteúdos tornou-se um foco de debate no exterior recentemente.

O Wall Street Journal informou em março que a News Corp., dona do New York Post, Barron's Weekly e The Wall Street Journal, está se preparando para buscar compensação de fabricantes de tecnologia de IA, como OpenAI, Microsoft e Google, por meio de procedimentos legais.

O relatório citou uma pessoa familiarizada com a organização da aliança de mídia dizendo que recentemente alguns executivos de notícias estudaram até que ponto seu conteúdo foi usado para treinar ferramentas de IA, como ChatGPT e Bard, e estão explorando como obter compensação por meio de canais legais. . Esta pessoa disse:

"Temos um conteúdo valioso que é resultado do trabalho árduo do ser humano, mas esse conteúdo é constantemente usado para gerar renda para outras pessoas e deve ser compensado."

De acordo com a análise, o surgimento de ferramentas de IA exacerbou a já tensa relação entre grandes empresas de tecnologia e a indústria editorial. Os editores há muito contam com a ajuda de empresas de tecnologia, como Google e Meta, para alcançar um público mais amplo com seu conteúdo. Mas, ao mesmo tempo, um número crescente de editores está pedindo às empresas de tecnologia que paguem pelo uso de seu conteúdo.

** Os editores estão preocupados com o fato de que as ferramentas de IA possam drenar o tráfego e o dinheiro de publicidade de seus sites. **Os executivos de mídia querem evitar os erros do início da era da Internet, quando muitas pessoas disponibilizavam artigos online gratuitamente, acabando por minar seus modelos de negócios. Grandes grupos de tecnologia, como Google e Facebook, usaram essas informações para ajudar a construir negócios multibilionários de publicidade online.

Não apenas os revendedores de direitos autorais de texto, mas também os revendedores de direitos autorais de imagens há muito estão zangados por não pagar pelo treinamento do modelo ChatGPT. **

Em fevereiro deste ano, a empresa americana de comércio de imagens Getty Images processou a Stability AI em Delaware, acusando-a de infringir direitos autorais de imagem; ação coletiva. Anteriormente, em novembro do ano passado, um tribunal federal da Califórnia também entrou com uma ação coletiva contra a Microsoft e suas subsidiárias GitHub e o sistema GitHub Copilot da OpenAI.

Em 2022, Dall-E 2 lançado pela OpenAI, Stable Diffusion criado pela Stability AI e a ferramenta de imagem AI de mesmo nome lançada pela Midjourney desencadearam uma onda de imagem AI.

Entre essas ferramentas de IA, muitos trabalhos são gerados imitando o estilo de algumas imagens fotográficas ou pinturas conhecidas. Para que os algoritmos emulem esses estilos, as empresas que os constroem primeiro precisam copiar as criações da internet e depois usá-las para treinar modelos de IA. Como resultado, essas empresas também estiveram envolvidas em um processo após o outro devido a questões de direitos autorais.

Ver original
O conteúdo serve apenas de referência e não constitui uma solicitação ou oferta. Não é prestado qualquer aconselhamento em matéria de investimento, fiscal ou jurídica. Consulte a Declaração de exoneração de responsabilidade para obter mais informações sobre os riscos.
  • Recompensa
  • Comentar
  • Partilhar
Comentar
0/400
Nenhum comentário
  • Pino
Negocie cripto em qualquer lugar e a qualquer hora
qrCode
Digitalizar para transferir a aplicação Gate.io
Novidades
Português (Portugal)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • ไทย
  • Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)