Peixe defumado, cabelos desgrenhados e lágrimas: 8 momentos inesquecíveis do julgamento da SBF

Compilador: BitpushNews Mary Liu; Fonte: Wall Street Journal

O julgamento do bilionário cripto Sam Bankman-Fried no Courtroom 26A, no centro de Manhattan, é o ponto alto do tribunal há quase um mês.

Por volta das 19h37 ET de quinta-feira, o juiz Lewis Kaplan anunciou que o júri havia chegado a um veredicto após mais de quatro horas de deliberação, o que foi quase tanto tempo quanto ele levou para ler os sete casos para o júri.

SBF ficou na frente do júri e abaixou a cabeça. Os pais tinham a cabeça nas mãos: o pai debruçou-se e a mãe chorou.

SBF, de 31 anos, foi condenado por sete crimes, incluindo fraude e lavagem de dinheiro. Seu julgamento revelou a rapidez com que uma empresa glamourosa poderia entrar em colapso. Para alguns, o processo é pura schadenfreude, retribuição para a elite millennial, que sempre espera fazer uma enorme fortuna e depois afirma salvar o mundo.

A fila para entrar no tribunal pode começar já às 23h30 da noite anterior e, em alguns dias, os lugares da sala de audiências são ocupados antes das 4h30, e aqueles que não conseguem entrar na sala de audiências podem assistir a partir de ecrãs de televisão na sala exterior. É geralmente barulhento, com espectadores rindo ou questionando o depoimento de testemunhas.

Aqui estão alguns momentos, discussões e personagens memoráveis:

Testemunhos incríveis sobre vários documentos eletrônicos

Caroline Ellison, ex-CEO da Alameda Research, testemunhou que a SBF a orientou na preparação de várias versões diferentes de seu balanço. Em suas alegações finais, o procurador assistente dos EUA, Nicolas Roos, disse: "Há oito versões do balanço, e então uma delas é escolhida, e nenhuma delas pode explicar as principais tentativas criminosas e fraudulentas".

Antes do julgamento, havia muita curiosidade sobre que tipo de pessoa era Caroline Ellison, que era muito discreta antes do colapso da FTX, com poucas fotos públicas e uma boa e má relação com a SBF.

Ela chorou no banco das testemunhas quando lembrou a semana do colapso da FTX, ou em suas palavras – "No geral, foi a pior semana da minha vida". Ela testemunhou que se sentia aliviada porque estava preocupada que a verdade sobre a Alameda receber fundos de clientes fosse exposta. "Sinto-me aliviada porque não tenho mais que mentir", disse ela. "

O penteado da SBF é um ponto de discórdia

Os promotores e a equipe de defesa da SBF entraram em uma discussão sobre o penteado de ninho de seu pássaro.

Ellison testemunhou para o governo que a SBF criou a imagem de um "fundador inteligente, capaz e um tanto excêntrico" para ganhar o negócio da FTX. Ela diz que seu cabelo volumoso e seu hábito de usar shorts/camisetas são cruciais para moldar a persona.

A SBF testemunhou que sua imagem não foi intencional. Em vez disso, ele usa shorts porque eles são confortáveis. Devido às longas horas de trabalho, ele não tinha tempo para um corte de cabelo, então seu cabelo estava despenteado. Ele testemunhou: "Eu estava um pouco ocupado e preguiçoso, e eu estava com preguiça de cortar o cabelo por um longo tempo".

A procuradora-assistente Danielle Sassoon mostrou-se claramente cética em relação à sua explicação.

O advogado de defesa da SBF, Mark Cohen, disse na conclusão do caso: "Todos podemos concordar que houve um tempo em que Sam era provavelmente o CEO mais mal vestido do mundo e tinha o pior corte de cabelo. "

Mas isso, por si só, não é suficiente para condenar, disse Cohen.

"Retratos de Família" no Julgamento

Os professores de Direito de Stanford, Joseph Bankman e Barbara Fried, compareceram frequentemente ao julgamento do filho. Na maioria das vezes, eles passam pela segurança por volta das 8h30 e depois passam horas assistindo ao processo dos assentos de familiares e amigos na sala de audiências, tomando notas ou rabiscando e, às vezes, reagindo visivelmente. Depois que SBF ficou atolado em interrogatório sem a presença de um júri, sua mãe ficou com a cabeça nas mãos.

Os pais do procurador sentaram-se orgulhosamente do outro lado do corredor da sala de audiências. Um dos promotores, Sassoon, tornou-se a estrela do julgamento. Ex-funcionária do falecido juiz da Suprema Corte Antonin Scalia, ela foi rápida para se recuperar de um impasse em curso quase em um piscar de olhos e rapidamente fazer perguntas sob o olhar atento de sua mãe.

Na ocasião, a esposa do juiz Kaplan também esteve presente na sala de audiências.

O juiz manteve o processo a decorrer sem problemas e riu-se constantemente

O juiz Lewis Kaplan, que estava um pouco impaciente com a série de inquéritos do governo em uma das muitas planilhas, brincou que isso o lembrou de contar quantos quilos de peixe defumado ele havia vendido na delicatessen de seu pai quando era criança, e até SBF riu.

Os procuradores e as equipas de defesa da SBF nem sempre cooperam entre si. Em um impasse, o juiz Kaplan pediu a ambas as partes que chegassem a um acordo sobre quando a defesa precisava informar o promotor sobre as testemunhas.

Advogado de defesa da SBF: "Claro que podemos tentar".

Kaplan respondeu: "Se você puder fazer isso, eu definitivamente o enviarei para o Oriente Médio".

Um jurado especial

Os 12 membros do júri e os seis membros suplentes do júri sentaram-se durante quase horas todos os dias para ouvir as provas. Na quarta semana do julgamento, um deles foi convidado a retirar-se. Ele vomitou durante o julgamento, mas insistiu em permanecer no júri. O juiz Kaplan disse que, embora não permitisse que o júri perdesse um dia, ele não poderia correr o risco de deixar as pessoas doentes. O juiz disse ao tribunal que o jurado "se recusou a sair porque disse que queria particularmente estar envolvido", mas acabou por ser desencorajado à força.

Ensaio inusitado para depoimento

Bankman-Fried testemunhou sem a presença de um júri, para que o juiz pudesse determinar se os fundadores da FTX poderiam testemunhar que o advogado estava envolvido em algumas das decisões comerciais relevantes. Sassoon levantou questões como "Por exemplo, [proteger ativos] inclui não se apropriar indevidamente de ativos de clientes?" e "Você sabia que [o diretor de regulamentação da FTX] Dan Friedberg usou narcóticos ilegais com seus funcionários?" (Isso também foi rejeitado.)

De acordo com as acusações dos promotores, durante o interrogatório de Sassoon, a SBF disse "não me lembro" quase 140 vezes.

SBF calcula risco (e tudo mais)

Tanto a SBF quanto Ellison são mestres em matemática, e a matemática moldou a visão de mundo da SBF. Ellison testemunhou sobre a tolerância ao risco excepcionalmente alta da SBF, dizendo: "Acho que ele está falando sobre isso no contexto de pensar sobre o que é bom para o mundo, por exemplo, se as caudas de uma moeda representam a destruição do mundo, virar cabeças representa o mundo seria mais do que duas vezes bom, e ele disse que ficaria feliz em jogar a moeda."

Há também um grande número de personagens coadjuvantes.

O julgamento contou com a presença de centenas de pessoas dos setores jurídico, financeiro e, claro, de criptomoedas. Um homem chamado "Taco" transmite informações sobre o julgamento todos os dias em um canal criptografado do YouTube fora do tribunal. Isso geralmente é feito enquanto ele está fumando um charuto, e como os charutos não podem ser trazidos para a sala de audiências, Taco os esconde do lado de fora para recuperá-los no final do dia.

Dentro do tribunal, vimos também as seguintes figuras bem conhecidas:

  • Ator que virou crítico de criptomoedas Ben McKenzie
  • Autor best-seller Michael Lewis
  • Autor do livro de criptografia Zeke Faux
  • Cripto KOL Tiffany Fong
  • Molly White, pesquisadora, engenheira de software e crítica de criptografia
  • Condenado irmão da empresa farmacêutica Martin Shkreli

(O ator Robert De Niro também parece ter se juntado à diversão, não fazendo uma viagem especial para ver a SBF, mas indo a outro tribunal para travar sua própria batalha legal.) Vemo-lo a ler e a comer batatas fritas no café do tribunal. )

Fonte: Golden Finance

Ver original
Esta página pode conter conteúdos de terceiros, que são fornecidos apenas para fins informativos (sem representações/garantias) e não devem ser considerados como uma aprovação dos seus pontos de vista pela Gate, nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Declaração de exoneração de responsabilidade para obter mais informações.
  • Recompensa
  • Comentar
  • Republicar
  • Partilhar
Comentar
0/400
Nenhum comentário
  • Pino
Negocie cripto em qualquer lugar e a qualquer hora
qrCode
Digitalizar para transferir a aplicação Gate
Novidades
Português (Portugal)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Bahasa Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)