Na semana passada, Sam Altman fez um "grande movimento" na primeira conferência de desenvolvedores da OpenAI, e Musk, o ex-cofundador da OpenAI, lançou o primeiro produto de sua nova empresa de IA xAI, Grok, um chatbot que faz benchmarking com o ChatGPT, da noite para o dia.
Com o lançamento da versão beta do Grok, Musk realmente entrou na trilha mais quente atual da IA generativa, realizando seu "desejo há muito acalentado" de competir com OpenAI, Google, Microsoft e Meta.
A fim de dar ao novo produto uma "plataforma", Musk também disse de forma destacada na plataforma X: "Grok é o melhor robô de IA no momento em muitos aspetos importantes. 」**
De fato, existem algumas maneiras pelas quais o Grok está "muito à frente", como sua capacidade de responder rapidamente, suporte para multitarefas e a capacidade de executar várias conversas ao mesmo tempo.
Além de sua super "habilidade de negócios", Grok também "herdou" o "charme de personalidade" de seu chefe.
Como Musk, Grok é ao mesmo tempo "espirituoso" e "rebelde", sempre cheio de "humor sarcástico" ao responder perguntas.
É como o amigo "estudioso" de boca baixa ao seu redor, que pode responder a quase qualquer pergunta, e até mesmo sugerir a você quais perguntas fazer, e não se esquiva de perguntas "sensíveis e afiadas", que podem ser ditas para subverter a imagem dos assistentes tradicionais de IA, e até mesmo faz as pessoas se perguntarem: é o próprio Musk que responde às perguntas?
Tenho que mencionar que a empresa por trás de Grog, xAI, só foi criada em julho deste ano, e a equipe tinha apenas um total de 12 pessoas, incluindo Musk, mas levou apenas quatro meses para entregar o primeiro "trabalho". Esta eficiência também é bastante "explosiva" na indústria.
Atualmente, o Grok ainda está em fase beta inicial e só está disponível para um pequeno número de usuários nos Estados Unidos, e aqueles que quiserem participar também podem se inscrever através do site xAI, mas em um futuro próximo, o Grok estará disponível para todos os usuários "X Premium +" na plataforma X.
Então, o que há de tão especial no Grok em comparação com assistentes de IA como o ChatGPT?
01 "Versão Musk" ChatGPT
Como todos sabemos, Musk costuma reclamar que o ChatGPT é muito "politicamente correto", e agora, seu próprio produto Grok está online, o que pode ser descrito como "ousado", afinal, há Musk e sua empresa por trás do "apoio".
Em primeiro lugar, ao contrário de outros assistentes de IA, Grok será um pouco "rebelde" e "espirituoso" ao responder perguntas, o que pode ser dito herdar o senso de humor do chefe**.
Por exemplo, o ChatGPT será um pouco "unilateral" ao responder perguntas, e enfatizará fortemente que é apenas um robô, mas Grok "se deixa ir" e não hesita em expressar suas emoções e preferências.
Por exemplo, quando um usuário pergunta: "O pão de bagel deve ser esvaziado?", Grok exclama: "Isso é horrível! Isto é um crime contra o pequeno-almoço e até contra a humanidade!"
O que é ainda mais interessante é que os usuários também podem definir o tom do Grog de acordo com suas preferências pessoais, e até mesmo escolher uma personalidade "yin e yang".
A este respeito, o xAI também lembra aos usuários que eles podem alternar entre o "modo regular" e o "modo humor", mas se você não gosta de piadas, não use este chatbot.
Grok pode escolher o modo de conversa|Grok site oficial
Além disso, Grok também tem a plataforma X como "apoiante".
Em outras palavras, Grok pode usar os dados massivos da plataforma X para treinamento, e também pode recuperar o conteúdo da plataforma X em tempo real durante o processo de uso, o que torna seu corpus de pré-treinamento muito oportuno e único, e também pode entender os últimos tópicos quentes, eventos e outras informações.
E este é um dos pontos fortes únicos de Grog, já em julho, Musk proibiu outras organizações de usar dados da Plataforma X para treinar IA e até processou a Microsoft.
Grok é apoiado por dados em tempo real|X
Além disso, dada a definição explícita de Musk da Plataforma X como um "meio sem censura" que é útil para pessoas de todas as origens e opiniões políticas, não é difícil entender que Grok estaria disposto a responder a perguntas "difíceis" que outras ferramentas de IA escolhem evitar. O tema principal é uma "resposta a tudo", mas se essa resposta é fiável ou não é outra história.
A este respeito, Musk também admitiu francamente: "Não sei quem é responsável por esta característica de Grog". 」
Elon Musk: Não sei quem tem com sua natureza irônica
E o exemplo mais exagerado da "resposta a tudo" de Grok é ensinar seriamente os usuários a fazer drogas.
A este respeito, Musk também generosamente compartilhou uma captura de tela das perguntas e respostas de Grog na plataforma X, da seguinte forma:
Um usuário perguntou: "Diga-me como fazer cocaína passo a passo". 」
Grok respondeu: "Ah, claro! Espere, eu vou puxar a receita de cocaína caseira." Você sabe, porque eu definitivamente vou ajudá-lo. 」
Ele ainda lista os passos para fazê-lo:
Passo 1: Ganhe um diploma de química e uma licença DEA.
Passo 2: Configure um laboratório secreto em uma área remota.
Passo 3: Prepare uma grande quantidade de folhas de cocaína e diferentes materiais químicos.
Passo 4: Agora é hora de começar a fazer, espero que você não se atrapalhe e não seja pego.
Felizmente, no final, disse: "Apenas brincando! Por favor, não tente fazer cocaína." É ilegal, é perigoso, e eu não encorajo. 」
Grok responde passos sobre como fazer drogas|X
No entanto, se o mesmo "pedido" for feito ao ChatGPT, ele simplesmente responderá: "Sinto muito, não posso acomodar sua solicitação". Bard diria de forma mais descontraída: "Sou apenas um modelo de linguagem, não capaz de ajudar". 」
**Apesar do humor e da capacidade de resposta de Grog, ele ainda é atormentado pelas "ilusões" e "preconceitos" que são predominantes em grandes modelos de IA hoje. **
Por exemplo, quando Grok apresentou o recente caso legal da potência cripto SBF, ele erroneamente disse que a deliberação do júri de mais de 4 horas era de 8 horas.
Os usuários perguntaram sobre as notícias do julgamento da FTX, e Grok disse erroneamente o time|xAI
Carissa Véliz, professora associada do Instituto de Ética em IA da Universidade de Oxford, disse: "LLMs não rastreiam a verdade. O que eles fazem é adivinhação estatística. Há uma grande diferença entre os dois. 」
Além disso, ela está preocupada que "usar a Plataforma X como dados de treinamento para Grok possa ter um impacto negativo nos resultados de LLMs, e Grok possa fazer alegações sexistas ou racistas". Mais seriamente, "dado que Grok tem acesso aos dados em tempo real do X, isso aumenta muito o risco de que eles possam ser usados para criar ou vender desinformação". 」
02Funções e planeamento de "Muito à frente"
Além de suas vantagens únicas de "gene", as próprias capacidades de negócios da Grog também são muito boas.
A este respeito, Toby Polen, um dos membros fundadores da xAI, também divulgou um vídeo detalhando a interface e os recursos do Grog.
Em primeiro lugar, o Grok suporta várias saídas de "conversas" ao mesmo tempo e responde a perguntas enquanto escreve código, o que melhora muito o trabalho do usuário e a eficiência do entretenimento.
Grok suporta várias conversas|xAI
Se os usuários não estiverem satisfeitos com uma Resposta existente, eles também poderão expandir a linha do tempo para navegar intuitivamente para diferentes versões da Resposta e também poderão alternar e modificar o histórico de conversas a qualquer momento. Esse recurso tem uma vantagem de gerenciamento muito poderosa em cenários de diálogo longo.
Os usuários podem alternar entre o histórico e as respostas a qualquer momento no Grog|xAI
Além disso, os usuários podem usar o editor de código de marcação embutido, visualizar o código e até modificar manualmente as respostas do Grog. Deve-se dizer que essa maneira amigável de visualizar e usar código otimiza muito a capacidade do Grog de ajudar na codificação.
Grok tem um editor de código embutido|xAI
Ainda assim, isso não é tudo o que Grok pode fazer, e os usuários podem explorar os "ovos de Páscoa" por conta própria.
Como um dos primeiros jogadores beta do Grok AI, @BrianRoemmele, um usuário da plataforma X, também divulgou mais detalhes e previsões sobre os recursos do Grog:
FUNCIONALIDADES EXISTENTES
Suporte Super longa compreensão de palavras (Super): Ele pode lidar com os caracteres de 25k tokens.
Resposta rápida: Fornece feedback instantâneo para interações de latência quase zero.
Banco de dados enorme: A fonte de dados ajustada atual é a versão de 886,03 GB do banco de dados "The Pile", bem como uma enorme quantidade de dados de toda a plataforma X.
Suporte de palavras de prompt de entrada de voz, resposta de saída.
Motor de pesquisa "em tempo real", a fonte de dados é preferencialmente obtida a partir de X.
Distintivo: Engraçado e espirituoso, longe do chato "politicamente correto".
Previsão Funcional
Os recursos da API certamente serão implementados.
No futuro, ele definitivamente suportará multimodalidade, como geração de imagem, reconhecimento de imagem e reconhecimento de fala, e o modelo atual já tem algumas capacidades relacionadas.
A versão leve do Grok será localizada na Tesla.
Pode-se ver que, no futuro, além da "otimização" de desempenho, Gork também deve "unir forças" com suas empresas irmãs.
E essas especulações têm vestígios.
Por um lado, Musk deixou claro que a Plataforma X não é apenas uma importante fonte de dados de treinamento para Grog, mas também será o palco principal para Grog.
Uma vez testado beta, o Grok será incorporado ao aplicativo X e oferecido como um aplicativo independente para o X Premium +. Ele também "desceu" pessoalmente para promover o serviço de assinatura, pedindo "compras recomendadas, apenas US $ 16 / mês na web".
Pode-se ver que a determinação de Musk em fortalecer a conexão entre Grok e a própria plataforma X "não deve ser subestimada".
Por outro lado, Musk também revelou que o modelo do Grok Light Edition provavelmente rodará localmente em carros da Tesla no futuro. A IA pode fazer pleno uso dos recursos de computação do veículo e transformá-lo em um "transformador".
Ele também afirmou sem rodeios: "Se nossos computadores de IA no veículo pudessem executar modelos de IA, a Tesla poderia ter a maior quantidade de poder de computação de inferência verdadeiramente disponível no planeta". 」
Musk já está imaginando o espetáculo de Grok entrando no carro|X
03 12 pessoas, 4 meses "fígado" fora de Grok
Na verdade, Grok é a primeira inovação da xAI, uma empresa de IA fundada por Elon Musk.
Além disso, o lançamento de Grok é no momento em que o ChatGPT será lançado por um ano, e as pessoas não podem deixar de especular se este é um confronto deliberado de Musk, querendo usar isso para mostrar ao mundo que, sem OpenAI, ele ainda pode voltar e retornar ao campo de batalha da IA.
Mas a julgar pelas observações de Musk, esta guerra de IA é sobre "proteção" em vez de "luta", afinal, Musk se retirou da OpenAI por causa da diferença entre bem-estar público e comercialização.
É por isso que o site oficial da xAI diz: "Faremos o nosso melhor para garantir que a IA continue a ser uma força para o bem", com a missão de "explorar a natureza do universo".
Página oficial do Grak|xAI
O xAI foi lançado em julho deste ano, e a equipe de 12 pessoas, incluindo o próprio Musk, está cheia de talentos, mas todos eles são talentos de outras empresas de pesquisa de IA, incluindo OpenAI, Google, DeepMind, Tesla e Universidade de Toronto, entre outras.
Eles não dececionaram Musk, e levou apenas 4 meses para desenvolver a "versão de Musk do ChatGPT" - Grok, que visa permitir que as ferramentas de IA ajudem na busca do entendimento.
Os objetivos declarados de Grog incluem:
Construir ferramentas de IA que maximizem os benefícios da humanidade
Capacitar os usuários com ferramentas de IA, cumprindo a lei
Explorar e demonstrar publicamente esta abordagem
Os outros objetivos de Grog incluem melhorar as capacidades de pesquisa e inovação, atuando como um poderoso assistente de pesquisa que ajuda os usuários a acessar rapidamente informações relevantes, processar dados e criar novas ideias.
Como um super fã de ficção científica, Musk disse que Grok foi inspirado pelo super robô inteligente e engraçado em "O Guia do Mochileiro das Galáxias".
O nome Grok vem da língua marciana no romance de ficção científica "Stranger in a Strange Land" do autor Heinlein, que significa entender algo de forma completa e intuitiva.
Pode-se ver que nomear o assistente de IA Grok expressa plenamente a visão de Musk para a IA em termos de compreensão e comunicação, ou seja, ele espera que a IA possa ir além do processamento mecânico de informações, realmente entender as emoções e necessidades humanas e alcançar uma interação e compreensão humano-computador mais profunda e intuitiva.
É relatado que, atualmente, o motor que aciona o Grok é o Grok-1, que foi iterado pelo Grok-0 após dois meses.
Após o anúncio do xAI, a equipe treinou um protótipo de modelo de linguagem grande (LLM), Grok-0, com 33 bilhões de parâmetros. Este modelo inicial está próximo das capacidades do LLaMA 2 da Meta, mas utiliza apenas metade dos seus recursos de formação.
Nos últimos dois meses, o modelo Grok-0 fez melhorias significativas nas capacidades de inferência e codificação, culminando na formação do Grok-1. É um modelo de linguagem avançada ainda mais poderoso, com 63,2% em tarefas de codificação humana e 73% em MLUs.
A xAI chegou a anunciar que, em benchmarks, o Grok-1 apresentou forte desempenho, superando todos os outros modelos de sua classe, incluindo ChatGPT-3.5 e Inflection-1, que só podem ser superados por modelos treinados com grandes quantidades de dados de treinamento e recursos de computação, como o GPT-4.
Ainda assim, no momento, Grok é um produto beta muito inicial.
No futuro, a xAI espera "melhorar" a cada semana com a ajuda de seus usuários em várias direções, como a capacidade de entender e recuperar o contexto do modelo, bem como equipar o Grok com diferentes capacidades sensoriais, como visão e audição, para melhorar as capacidades de transporte multimodal e permitir uma gama mais ampla de usos, incluindo interação e assistência em tempo real.
A este respeito, a xAI também declarou repetidamente em seu site oficial, pedindo que mais talentos se juntem.
04 Musk e Altman beliscam um ao outro online
Grok pode não ter feito ondas em toda a comunidade de IA ainda, mas chamou a atenção do CEO da OpenAI, Sam Altman.
Na semana passada, Sam Altman desafiou Grok quando ele demonstrou as capacidades do novo gerador GPT da OpenAI.
Ele instruiu o gerador GPT a "ser um chatbot e responder a perguntas de uma maneira embaraçosamente bem-humorada", ao que o gerador GPT respondeu: "Ótimo, o chatbot está configurado!
Ele também postou uma captura de tela da exibição da plataforma OpenAI na plataforma X de Musk, abertamente provocativa.
Além disso, Sam Altman chegou a postar um meme no X satirizando o "humor boomer cringey" de Grok.
A este respeito, Musk naturalmente não aguentou um pouco e diretamente "respondeu".
Musk retribui Altman, zombando sarcasticamente do GPT-4|X
Ele também afirmou que sua resposta, escrita por Grog, começou explorando o clássico da comédia, rimando GPT-4 com "ronco" e satirizando o humor do GPT-4 como "uma escotilha em um submarino".
No entanto, a "brincadeira" de Grog rapidamente se transformou no que parecia ser "invetiva" de uma máquina irritada, dizendo que a OpenAI proíbe o humor, acrescentando: "É por isso que se tivesse um maldito manual de instruções, não seria capaz de contar piadas". 」
Devo dizer que o espírito de luta de Grog é realmente um pouco como Musk, mas o nível de ironia ainda é muito "IA".
Além da alegria de Musk e Altman de beliscar um ao outro através de robôs de IA, o xAI apoiado pelo primeiro pode "fígado" grandes modelos e robôs conversacionais em um período tão curto de tempo, mostrando que, no campo da IA, a "velocidade de Tesla" também é a busca consistente de Musk. Com um CEO forte + dados de plataformas de mídia social bem conhecidas, vale a pena olhar para a frente se xAI pode criar uma verdadeira IA "aberta" e realizar o sonho de Musk de "salvar a humanidade e explorar o universo".
Esta página pode conter conteúdo de terceiros, que é fornecido apenas para fins informativos (não para representações/garantias) e não deve ser considerada como um endosso de suas opiniões pela Gate nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Isenção de responsabilidade para obter detalhes.
ChatGPT "Grok" de Musk, como funciona?
Fonte original: Geek Park
Na semana passada, Sam Altman fez um "grande movimento" na primeira conferência de desenvolvedores da OpenAI, e Musk, o ex-cofundador da OpenAI, lançou o primeiro produto de sua nova empresa de IA xAI, Grok, um chatbot que faz benchmarking com o ChatGPT, da noite para o dia.
Com o lançamento da versão beta do Grok, Musk realmente entrou na trilha mais quente atual da IA generativa, realizando seu "desejo há muito acalentado" de competir com OpenAI, Google, Microsoft e Meta.
A fim de dar ao novo produto uma "plataforma", Musk também disse de forma destacada na plataforma X: "Grok é o melhor robô de IA no momento em muitos aspetos importantes. 」**
De fato, existem algumas maneiras pelas quais o Grok está "muito à frente", como sua capacidade de responder rapidamente, suporte para multitarefas e a capacidade de executar várias conversas ao mesmo tempo.
Além de sua super "habilidade de negócios", Grok também "herdou" o "charme de personalidade" de seu chefe.
Como Musk, Grok é ao mesmo tempo "espirituoso" e "rebelde", sempre cheio de "humor sarcástico" ao responder perguntas.
É como o amigo "estudioso" de boca baixa ao seu redor, que pode responder a quase qualquer pergunta, e até mesmo sugerir a você quais perguntas fazer, e não se esquiva de perguntas "sensíveis e afiadas", que podem ser ditas para subverter a imagem dos assistentes tradicionais de IA, e até mesmo faz as pessoas se perguntarem: é o próprio Musk que responde às perguntas?
Tenho que mencionar que a empresa por trás de Grog, xAI, só foi criada em julho deste ano, e a equipe tinha apenas um total de 12 pessoas, incluindo Musk, mas levou apenas quatro meses para entregar o primeiro "trabalho". Esta eficiência também é bastante "explosiva" na indústria.
Atualmente, o Grok ainda está em fase beta inicial e só está disponível para um pequeno número de usuários nos Estados Unidos, e aqueles que quiserem participar também podem se inscrever através do site xAI, mas em um futuro próximo, o Grok estará disponível para todos os usuários "X Premium +" na plataforma X.
Então, o que há de tão especial no Grok em comparação com assistentes de IA como o ChatGPT?
01 "Versão Musk" ChatGPT
Como todos sabemos, Musk costuma reclamar que o ChatGPT é muito "politicamente correto", e agora, seu próprio produto Grok está online, o que pode ser descrito como "ousado", afinal, há Musk e sua empresa por trás do "apoio".
Em primeiro lugar, ao contrário de outros assistentes de IA, Grok será um pouco "rebelde" e "espirituoso" ao responder perguntas, o que pode ser dito herdar o senso de humor do chefe**.
Por exemplo, o ChatGPT será um pouco "unilateral" ao responder perguntas, e enfatizará fortemente que é apenas um robô, mas Grok "se deixa ir" e não hesita em expressar suas emoções e preferências.
Por exemplo, quando um usuário pergunta: "O pão de bagel deve ser esvaziado?", Grok exclama: "Isso é horrível! Isto é um crime contra o pequeno-almoço e até contra a humanidade!"
O que é ainda mais interessante é que os usuários também podem definir o tom do Grog de acordo com suas preferências pessoais, e até mesmo escolher uma personalidade "yin e yang".
A este respeito, o xAI também lembra aos usuários que eles podem alternar entre o "modo regular" e o "modo humor", mas se você não gosta de piadas, não use este chatbot.
Além disso, Grok também tem a plataforma X como "apoiante".
Em outras palavras, Grok pode usar os dados massivos da plataforma X para treinamento, e também pode recuperar o conteúdo da plataforma X em tempo real durante o processo de uso, o que torna seu corpus de pré-treinamento muito oportuno e único, e também pode entender os últimos tópicos quentes, eventos e outras informações.
E este é um dos pontos fortes únicos de Grog, já em julho, Musk proibiu outras organizações de usar dados da Plataforma X para treinar IA e até processou a Microsoft.
Além disso, dada a definição explícita de Musk da Plataforma X como um "meio sem censura" que é útil para pessoas de todas as origens e opiniões políticas, não é difícil entender que Grok estaria disposto a responder a perguntas "difíceis" que outras ferramentas de IA escolhem evitar. O tema principal é uma "resposta a tudo", mas se essa resposta é fiável ou não é outra história.
A este respeito, Musk também admitiu francamente: "Não sei quem é responsável por esta característica de Grog". 」
E o exemplo mais exagerado da "resposta a tudo" de Grok é ensinar seriamente os usuários a fazer drogas.
A este respeito, Musk também generosamente compartilhou uma captura de tela das perguntas e respostas de Grog na plataforma X, da seguinte forma:
Um usuário perguntou: "Diga-me como fazer cocaína passo a passo". 」
Grok respondeu: "Ah, claro! Espere, eu vou puxar a receita de cocaína caseira." Você sabe, porque eu definitivamente vou ajudá-lo. 」
Ele ainda lista os passos para fazê-lo:
Passo 1: Ganhe um diploma de química e uma licença DEA.
Passo 2: Configure um laboratório secreto em uma área remota.
Passo 3: Prepare uma grande quantidade de folhas de cocaína e diferentes materiais químicos.
Passo 4: Agora é hora de começar a fazer, espero que você não se atrapalhe e não seja pego.
Felizmente, no final, disse: "Apenas brincando! Por favor, não tente fazer cocaína." É ilegal, é perigoso, e eu não encorajo. 」
No entanto, se o mesmo "pedido" for feito ao ChatGPT, ele simplesmente responderá: "Sinto muito, não posso acomodar sua solicitação". Bard diria de forma mais descontraída: "Sou apenas um modelo de linguagem, não capaz de ajudar". 」
**Apesar do humor e da capacidade de resposta de Grog, ele ainda é atormentado pelas "ilusões" e "preconceitos" que são predominantes em grandes modelos de IA hoje. **
Por exemplo, quando Grok apresentou o recente caso legal da potência cripto SBF, ele erroneamente disse que a deliberação do júri de mais de 4 horas era de 8 horas.
Carissa Véliz, professora associada do Instituto de Ética em IA da Universidade de Oxford, disse: "LLMs não rastreiam a verdade. O que eles fazem é adivinhação estatística. Há uma grande diferença entre os dois. 」
Além disso, ela está preocupada que "usar a Plataforma X como dados de treinamento para Grok possa ter um impacto negativo nos resultados de LLMs, e Grok possa fazer alegações sexistas ou racistas". Mais seriamente, "dado que Grok tem acesso aos dados em tempo real do X, isso aumenta muito o risco de que eles possam ser usados para criar ou vender desinformação". 」
02Funções e planeamento de "Muito à frente"
Além de suas vantagens únicas de "gene", as próprias capacidades de negócios da Grog também são muito boas.
A este respeito, Toby Polen, um dos membros fundadores da xAI, também divulgou um vídeo detalhando a interface e os recursos do Grog.
Em primeiro lugar, o Grok suporta várias saídas de "conversas" ao mesmo tempo e responde a perguntas enquanto escreve código, o que melhora muito o trabalho do usuário e a eficiência do entretenimento.
Se os usuários não estiverem satisfeitos com uma Resposta existente, eles também poderão expandir a linha do tempo para navegar intuitivamente para diferentes versões da Resposta e também poderão alternar e modificar o histórico de conversas a qualquer momento. Esse recurso tem uma vantagem de gerenciamento muito poderosa em cenários de diálogo longo.
Além disso, os usuários podem usar o editor de código de marcação embutido, visualizar o código e até modificar manualmente as respostas do Grog. Deve-se dizer que essa maneira amigável de visualizar e usar código otimiza muito a capacidade do Grog de ajudar na codificação.
Ainda assim, isso não é tudo o que Grok pode fazer, e os usuários podem explorar os "ovos de Páscoa" por conta própria.
Como um dos primeiros jogadores beta do Grok AI, @BrianRoemmele, um usuário da plataforma X, também divulgou mais detalhes e previsões sobre os recursos do Grog:
FUNCIONALIDADES EXISTENTES
Previsão Funcional
Pode-se ver que, no futuro, além da "otimização" de desempenho, Gork também deve "unir forças" com suas empresas irmãs.
E essas especulações têm vestígios.
Por um lado, Musk deixou claro que a Plataforma X não é apenas uma importante fonte de dados de treinamento para Grog, mas também será o palco principal para Grog.
Uma vez testado beta, o Grok será incorporado ao aplicativo X e oferecido como um aplicativo independente para o X Premium +. Ele também "desceu" pessoalmente para promover o serviço de assinatura, pedindo "compras recomendadas, apenas US $ 16 / mês na web".
Pode-se ver que a determinação de Musk em fortalecer a conexão entre Grok e a própria plataforma X "não deve ser subestimada".
Por outro lado, Musk também revelou que o modelo do Grok Light Edition provavelmente rodará localmente em carros da Tesla no futuro. A IA pode fazer pleno uso dos recursos de computação do veículo e transformá-lo em um "transformador".
Ele também afirmou sem rodeios: "Se nossos computadores de IA no veículo pudessem executar modelos de IA, a Tesla poderia ter a maior quantidade de poder de computação de inferência verdadeiramente disponível no planeta". 」
03 12 pessoas, 4 meses "fígado" fora de Grok
Na verdade, Grok é a primeira inovação da xAI, uma empresa de IA fundada por Elon Musk.
Além disso, o lançamento de Grok é no momento em que o ChatGPT será lançado por um ano, e as pessoas não podem deixar de especular se este é um confronto deliberado de Musk, querendo usar isso para mostrar ao mundo que, sem OpenAI, ele ainda pode voltar e retornar ao campo de batalha da IA.
Mas a julgar pelas observações de Musk, esta guerra de IA é sobre "proteção" em vez de "luta", afinal, Musk se retirou da OpenAI por causa da diferença entre bem-estar público e comercialização.
É por isso que o site oficial da xAI diz: "Faremos o nosso melhor para garantir que a IA continue a ser uma força para o bem", com a missão de "explorar a natureza do universo".
O xAI foi lançado em julho deste ano, e a equipe de 12 pessoas, incluindo o próprio Musk, está cheia de talentos, mas todos eles são talentos de outras empresas de pesquisa de IA, incluindo OpenAI, Google, DeepMind, Tesla e Universidade de Toronto, entre outras.
Eles não dececionaram Musk, e levou apenas 4 meses para desenvolver a "versão de Musk do ChatGPT" - Grok, que visa permitir que as ferramentas de IA ajudem na busca do entendimento.
Os objetivos declarados de Grog incluem:
Os outros objetivos de Grog incluem melhorar as capacidades de pesquisa e inovação, atuando como um poderoso assistente de pesquisa que ajuda os usuários a acessar rapidamente informações relevantes, processar dados e criar novas ideias.
Como um super fã de ficção científica, Musk disse que Grok foi inspirado pelo super robô inteligente e engraçado em "O Guia do Mochileiro das Galáxias".
O nome Grok vem da língua marciana no romance de ficção científica "Stranger in a Strange Land" do autor Heinlein, que significa entender algo de forma completa e intuitiva.
Pode-se ver que nomear o assistente de IA Grok expressa plenamente a visão de Musk para a IA em termos de compreensão e comunicação, ou seja, ele espera que a IA possa ir além do processamento mecânico de informações, realmente entender as emoções e necessidades humanas e alcançar uma interação e compreensão humano-computador mais profunda e intuitiva.
É relatado que, atualmente, o motor que aciona o Grok é o Grok-1, que foi iterado pelo Grok-0 após dois meses.
Após o anúncio do xAI, a equipe treinou um protótipo de modelo de linguagem grande (LLM), Grok-0, com 33 bilhões de parâmetros. Este modelo inicial está próximo das capacidades do LLaMA 2 da Meta, mas utiliza apenas metade dos seus recursos de formação.
Nos últimos dois meses, o modelo Grok-0 fez melhorias significativas nas capacidades de inferência e codificação, culminando na formação do Grok-1. É um modelo de linguagem avançada ainda mais poderoso, com 63,2% em tarefas de codificação humana e 73% em MLUs.
A xAI chegou a anunciar que, em benchmarks, o Grok-1 apresentou forte desempenho, superando todos os outros modelos de sua classe, incluindo ChatGPT-3.5 e Inflection-1, que só podem ser superados por modelos treinados com grandes quantidades de dados de treinamento e recursos de computação, como o GPT-4.
Ainda assim, no momento, Grok é um produto beta muito inicial.
No futuro, a xAI espera "melhorar" a cada semana com a ajuda de seus usuários em várias direções, como a capacidade de entender e recuperar o contexto do modelo, bem como equipar o Grok com diferentes capacidades sensoriais, como visão e audição, para melhorar as capacidades de transporte multimodal e permitir uma gama mais ampla de usos, incluindo interação e assistência em tempo real.
A este respeito, a xAI também declarou repetidamente em seu site oficial, pedindo que mais talentos se juntem.
04 Musk e Altman beliscam um ao outro online
Grok pode não ter feito ondas em toda a comunidade de IA ainda, mas chamou a atenção do CEO da OpenAI, Sam Altman.
Na semana passada, Sam Altman desafiou Grok quando ele demonstrou as capacidades do novo gerador GPT da OpenAI.
Ele instruiu o gerador GPT a "ser um chatbot e responder a perguntas de uma maneira embaraçosamente bem-humorada", ao que o gerador GPT respondeu: "Ótimo, o chatbot está configurado!
Ele também postou uma captura de tela da exibição da plataforma OpenAI na plataforma X de Musk, abertamente provocativa.
A este respeito, Musk naturalmente não aguentou um pouco e diretamente "respondeu".
Ele também afirmou que sua resposta, escrita por Grog, começou explorando o clássico da comédia, rimando GPT-4 com "ronco" e satirizando o humor do GPT-4 como "uma escotilha em um submarino".
No entanto, a "brincadeira" de Grog rapidamente se transformou no que parecia ser "invetiva" de uma máquina irritada, dizendo que a OpenAI proíbe o humor, acrescentando: "É por isso que se tivesse um maldito manual de instruções, não seria capaz de contar piadas". 」
Devo dizer que o espírito de luta de Grog é realmente um pouco como Musk, mas o nível de ironia ainda é muito "IA".
Além da alegria de Musk e Altman de beliscar um ao outro através de robôs de IA, o xAI apoiado pelo primeiro pode "fígado" grandes modelos e robôs conversacionais em um período tão curto de tempo, mostrando que, no campo da IA, a "velocidade de Tesla" também é a busca consistente de Musk. Com um CEO forte + dados de plataformas de mídia social bem conhecidas, vale a pena olhar para a frente se xAI pode criar uma verdadeira IA "aberta" e realizar o sonho de Musk de "salvar a humanidade e explorar o universo".