Capítulo do Bank of America admitiu a fuga de $6 trilhões dos bancos para stablecoins - ForkLog: criptomoedas, IA, singularidade, futuro

stablecoin# O chefe do Bank of America admitiu fuga de $6 trilhões dos bancos para stablecoins

O chefe do Bank of America, Brian Moynihan, admitiu uma transferência de até $6 trilhões do sistema bancário americano para stablecoins. Isso representa aproximadamente 30–35% do volume total de depósitos no país.

A previsão baseia-se em uma pesquisa do Departamento do Tesouro dos EUA. Anteriormente, o mesmo relatório foi citado pelo Instituto de Política Bancária, alertando para riscos de saída de capital no valor de $6,6 trilhões.

Moynihan comparou as «stablecoins» com fundos do mercado monetário: seus reservas geralmente são investidas em títulos do governo de curto prazo, e não usadas para conceder empréstimos. Como resultado, a liquidez sai do setor tradicional, privando os bancos de recursos para conceder crédito a empresas e à população.

«Se vocês retirarem os depósitos, eles não poderão conceder empréstimos ou terão que captar financiamento por atacado, e esse financiamento terá seu custo», — disse o chefe do Bank of America.

Debates legislativos

Legisladores americanos tentam regulamentar essa questão. A última versão do projeto de lei Clarity Act, apresentada pelo senador Tim Scott, proíbe fornecedores de ativos digitais de pagar juros ou qualquer rendimento «apenas pelo fato de possuir» uma stablecoin.

No entanto, o documento permite recompensas por participação ativa na ecossistema. Exceções são feitas para rendimentos provenientes de:

  • fornecimento de liquidez;
  • participação na gestão do protocolo;
  • staking;
  • outras ações que garantam o funcionamento da rede.

O Comitê Bancário do Senado planejava discutir o projeto em 15 de janeiro, mas a sessão foi adiada. Scott citou a necessidade de discussões adicionais.

I’ve spoken with leaders across the crypto industry, the financial sector, and my Democratic and Republican colleagues, and everyone remains at the table working in good faith.

As we take a brief pause before moving to a markup, this market structure bill reflects months of…

— Senator Tim Scott (@SenatorTimScott) 15 de janeiro de 2026

«Conversei com líderes da indústria cripto, setor financeiro e meus colegas democratas e republicanos; todos permanecem na mesa de negociações, agindo de boa fé», — escreveu ele

O político não anunciou uma nova data.

Anteriormente, o Comitê de Agricultura do Senado adiou a análise do projeto para 27 de janeiro.

«Avançamos nas discussões e mantemos um diálogo construtivo, mas precisamos de mais tempo para resolver as questões pendentes e obter o amplo apoio necessário para essa lei», — explicou o republicano John Bozeman

A Câmara dos Representantes aprovou sua versão do documento em julho. Agora, o procedimento requer aprovação em dois comitês especializados do Senado: o Comitê Bancário (que supervisiona a SEC) e o Comitê de Agricultura (responsável pela CFTC). Somente após isso, o projeto será submetido a votação geral.

Insatisfação na indústria cripto

A última versão do projeto gerou debates na comunidade cripto. Muitos discordam da restrição aos pagamentos em stablecoins.

A exchange Coinbase foi a primeira a retirar o apoio ao documento. Seu CEO, Brian Armstrong, afirmou que o projeto atualizado «é significativamente pior do que a situação atual».

After reviewing the Senate Banking draft text over the last 48hrs, Coinbase unfortunately can’t support the bill as written.

There are too many issues, including:

— A defacto ban on tokenized equities
— DeFi prohibitions, giving the government unlimited access to your financial…

— Brian Armstrong (@brian_armstrong) 14 de janeiro de 2026

Entre as «questões problemáticas», ele destacou:

  • proibição de fato de ações tokenizadas;
  • restrições severas ao setor DeFi, que paralisam seu desenvolvimento;
  • violação dos direitos dos usuários e ameaça à privacidade;
  • enfraquecimento da CFTC, cuja regulamentação é mais adequada para ativos inovadores;
  • eliminação da possibilidade de obter rendimento passivo de stablecoins.

«Preferiríamos não ter lei alguma do que uma assim. Esperamos que todos consigamos chegar a uma solução melhor», — escreveu Armstrong

Seu apoio foi dado pelo chefe de pesquisas da Bitwise, Ryan Rasmussen.

«Se o lobby bancário conseguir uma proibição de rendimento para stablecoins, será uma prova direta de que o Senado trabalha a favor dos bancos e não do povo. […] Qualquer apoio a essa medida por parte dos representantes eleitos é injustificável», — acrescentou o apresentador do podcast Bankless, Ryan Shawn Adams

O advogado de criptomoedas Jake Chervinsky pediu cautela e afirmou que os representantes da indústria terão tempo de propor alterações ao projeto enquanto ele estiver em fase de desenvolvimento.

1/ 🚨 Market structure goes to markup tomorrow!

Este é um momento histórico para o cripto em Washington. O Senado Bancário fez um trabalho extraordinário ao criar um produto forte.

Há muito a gostar no novo rascunho, mas também algumas questões-chave a serem resolvidas. Vamos discutir 🧵

— Jake Chervinsky (@jchervinsky) 14 de janeiro de 2026

«O texto será bastante alterado antes de se tornar lei. Vamos esperar pelo melhor», — escreveu ele

Alguns especialistas aprovaram a versão atual do Clarity Act. O sócio-gerente da a16z Crypto, Kris Dixon, destacou que a comunidade «precisa de regras claras».

O investidor afirmou que o documento é resultado de cinco anos de trabalho conjunto entre negócios e autoridades, incluindo ambos os partidos do Congresso e a equipe de Donald Trump. Segundo Dixon, a iniciativa garantirá a proteção da descentralização e condições justas para empreendedores.

«Na essência, o projeto de lei cumpre exatamente esses objetivos. Não é perfeito, mudanças são necessárias. Mas agora é o momento de avançar com o Clarity, especialmente se quisermos que os EUA continuem sendo o melhor lugar para criar o futuro das criptomoedas», — resumiu Dixon.

O CEO do Coin Center, Peter Van Valkenburgh, também afirmou que «avalia positivamente o projeto atual de lei sobre a estrutura do mercado».

Lembrando que, em janeiro, o diretor financeiro do JPMorgan Chase, Jeremy Barnum, alertou sobre os riscos dos stablecoins que geram rendimento.

DEFI7,27%
Ver original
Esta página pode conter conteúdos de terceiros, que são fornecidos apenas para fins informativos (sem representações/garantias) e não devem ser considerados como uma aprovação dos seus pontos de vista pela Gate, nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Declaração de exoneração de responsabilidade para obter mais informações.
  • Recompensa
  • Comentar
  • Republicar
  • Partilhar
Comentar
0/400
Nenhum comentário
  • Fixar

Negocie cripto em qualquer lugar e a qualquer hora
qrCode
Digitalizar para transferir a aplicação Gate
Novidades
Português (Portugal)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Bahasa Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)