A Sygnum prevê que a tokenização e as reservas de Bitcoin em estado vão decolar em 2026

image

Fonte: CryptoNewsNet Título Original: Sygnum vê a tokenização e reservas de Bitcoin estatais a decolar em 2026 Link Original: Desenvolvimentos regulatórios nos EUA podem desbloquear uma nova fase de adoção de blockchain em 2026, incluindo reservas soberanas de Bitcoin e uma mudança mais ampla por parte dos bancos em direção à infraestrutura financeira tokenizada, de acordo com um relatório do grupo de bancos de criptomoedas Sygnum.

A altamente antecipada Lei CLARITY e a possível aprovação da Lei Bitcoin podem fornecer o quadro legal que os atores soberanos têm esperado, prevê a Sygnum em um relatório de quinta-feira.

A empresa afirmou que regras mais claras nos EUA podem inspirar mais confiança no Bitcoin (BTC) como ativo de tesouraria globalmente, prevendo que pelo menos três economias do G20 ou equivalentes ao G20 adicionarão publicamente Bitcoin às suas reservas soberanas.

O modelo econômico do Bitcoin favorece os primeiros adotantes, o que pode levar a uma maior urgência em formar reservas nacionais de BTC antes de outros países e comprar Bitcoin a preços mais baixos.

“Uma vez que a competição entre pares surge, a diversificação de reservas torna-se uma corrida de teoria dos jogos, em vez de um debate filosófico.”

Adoção soberana para ajudar o Bitcoin a alcançar o valor de mercado do ouro

Os primeiros adotantes mais plausíveis incluirão países financeiramente “pragmáticos” com “dificuldades agudas de moeda”, como Brasil, Japão, Alemanha, Hong Kong e Polônia, de acordo com a Sygnum.

A Câmara dos Deputados do Brasil realizou uma audiência sobre uma proposta de reserva nacional de Bitcoin em agosto de 2025. Legisladores de Hong Kong também propuseram adicionar Bitcoin como reserva nacional em dezembro de 2024.

O legislador japonês Satoshi Hamade propôs em dezembro de 2024 que o governo criasse uma reserva nacional de Bitcoin convertendo parte de suas reservas de câmbio, citando a criação da reserva estratégica de Bitcoin dos EUA.

Em outubro de 2025, o principal partido de oposição na Alemanha, Alternativa para a Alemanha (AfD), apresentou uma moção oficial ao parlamento contra a regulamentação excessiva do Bitcoin e pediu aos legisladores que considerassem criar uma reserva nacional de Bitcoin.

Na Polônia, o ex-candidato à presidência Sławomir Mentzen comprometeu-se durante sua campanha a estabelecer uma reserva estratégica de Bitcoin se fosse eleito em 2025, dizendo que o país deveria se tornar um “refúgio de criptomoedas” com regulamentações amigáveis e políticas bancárias de apoio. No entanto, sua candidatura à presidência não teve sucesso.

O relatório também prevê alocações modestas de até 1% do total de reservas do país, mas observou que o “efeito de sinalização será profundo.”

Com o tempo, uma adoção soberana mais ampla poderia ajudar o Bitcoin a reduzir a diferença com o ouro, aumentando sua participação na capitalização de mercado global de reserva de valor de cerca de 6% hoje para até 25%, o que a Sygnum disse que implicaria um preço do Bitcoin na faixa de $350.000 a $400.000.

No entanto, o otimismo em relação ao crescimento da adoção soberana pode ser “mais complicado” do que as previsões sugerem, segundo Marcin Kazmierczak, cofundador da empresa de oráculos blockchain Redstone.

“Suprimento líquido de Bitcoin encolheu aproximadamente 30% nos últimos 18 meses, à medida que ETFs e holdings governamentais absorvem novas emissões,” mas isso é em grande parte atribuído à acumulação institucional, não às tesourarias soberanas, disse ele ao Cointelegraph, acrescentando:

“Para 2026, espere que o padrão real seja mais pedestrian do que os títulos sugerem […]. Você verá mais estados e municípios dos EUA explorando reservas, não os pesos pesados do G20.”

Ainda assim, a adoção soberana de Bitcoin continuará limitada por “fricções políticas”, incluindo no Brasil, que enfrenta uma pressão crescente do Fundo Monetário Internacional (IMF), disse Kazmierczak.

TradFi para adotar trilhos de token baseados em blockchain para emissão de títulos

Além da adoção soberana, a Sygnum afirmou que instituições financeiras tradicionais estão se aproximando do uso de infraestrutura blockchain como parte de suas operações principais. A empresa previu que a tokenização entrará na corrente principal em 2026, com até 10% das novas emissões de títulos por grandes instituições potencialmente tokenizadas na origem, disse o cofundador e CEO do grupo, Mathias Imbach.

“A transição completa levará cinco anos ou mais, mas as decisões estratégicas que moldam esse futuro já estão sendo tomadas.”

Títulos tokenizados, acrescentou, podem ser negociados com um prêmio devido à liquidação mais rápida e à maior eficiência de garantias, criando incentivos para os primeiros adotantes.

Total tokenized RWA value by assets

Valor total de RWA tokenizado por ativos. Fonte: RWA.xyz

Empresas já tokenizaram US$ 1,1 bilhão em títulos corporativos, representando 5,2% do total de $21 bilhões em ativos tokenizados, de acordo com o provedor de dados RWA.xyz.

Títulos tokenizados fazem parte do setor emergente de tokenização de ativos do mundo real (RWA), que emite ativos financeiros e tangíveis na blockchain imutável, reduzindo custos enquanto aumenta a acessibilidade e as oportunidades de negociação para investidores.

BTC-2,37%
TOKEN-7,4%
BOND-4,93%
RWA12,62%
Esta página pode conter conteúdo de terceiros, que é fornecido apenas para fins informativos (não para representações/garantias) e não deve ser considerada como um endosso de suas opiniões pela Gate nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Isenção de responsabilidade para obter detalhes.
  • Recompensa
  • Comentário
  • Repostar
  • Compartilhar
Comentário
0/400
Sem comentários
  • Marcar

Negocie criptomoedas a qualquer hora e em qualquer lugar
qrCode
Escaneie o código para baixar o app da Gate
Comunidade
Português (Brasil)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Bahasa Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)