Estreia do dispositivo de exibição metahead, ou o maior concorrente da Apple

A Apple irá capturar imediatamente o segmento premium, mas o Meta ainda dominará os segmentos mais baratos.

Escrito por: Mark Gurman

Compilação: Coração do Metaverso

O lançamento do fone de ouvido da Apple Inc. será, sem dúvida, a maior novidade em realidade mista deste ano. Mas a Apple não vai monopolizar o mercado. A Meta Platforms Inc. é a atual líder no espaço XR, mesclando realidade aumentada e virtual e atualizando constantemente seus dispositivos.

Isso desencadearia uma guerra entre as duas empresas pelo fone de ouvido, com um resultado que poderia se assemelhar à guerra de 15 anos da Apple com o Android do Google pela indústria de smartphones. O iPhone domina o topo do mercado com seu preço mais alto e ecossistema fechado. O Android domina o mercado de baixo custo com uma plataforma mais aberta.

Com o fone de ouvido, a Apple conquistará imediatamente o mercado de alto nível - fones de ouvido que custam mais de US$ 2.000 - mas a Meta ainda dominará o mercado mais barato. A Meta pode até se beneficiar da Apple ajudando a popularizar o XR, usando essa influência para atender consumidores que não podem pagar pelo modelo topo de linha.

O confronto acontecerá nos próximos meses, com a Apple lançando seu fone de ouvido em 5 de junho e a Meta planejando revelar seu modelo mais recente em outubro. Enquanto o dispositivo da Apple permanece em sigilo, tive a chance de testar o próximo modelo da Meta, o Quest 3.

Pus a mão na massa com uma versão protótipo do fone de ouvido, tentando ver como ele se comparava aos dispositivos da Apple. E experimente a interface do Quest 3, modo transparente de vídeo, recursos de software e recursos de jogos.

O dispositivo, com o nome de código Eureka, parece mais leve e mais fino que o Quest 2 existente para 2020. A alça que o prende na cabeça parece um pouco mais resistente e usa tecido nas laterais em vez do plástico do Quest 2.

O modelo atual Meta Quest 2 foi demonstrado em um evento. Fotógrafo: Bing Guan/Bloomberg

A frente do aparelho é nova. Em vez de um exterior cinza de aparência insípida, há três áreas de sensores verticais em forma de pílula na frente. As áreas de sensor esquerda e direita incluem uma câmera transparente de vídeo colorida (que permite que você veja parte do mundo ao seu redor) e uma câmera padrão. Isso significa que ele possui duas câmeras coloridas, ao contrário das câmeras não coloridas do Quest 2. A área do sensor central inclui um sensor de profundidade, o primeiro da Quest.

Há uma câmera de rastreamento em cada parte frontal inferior do fone de ouvido, enquanto a parte inferior possui um controle de volume e uma roda de rolagem para ajustar o IPD (distância entre as pupilas) do fone de ouvido. Esta é uma grande melhoria em relação ao Quest 2, que exigia que você tirasse o fone de ouvido e movesse manualmente o display VR dentro do dispositivo. O botão liga/desliga e a porta USB-C permanecem na lateral do fone de ouvido.

A clareza e a sensação reais da exibição de VR na Missão 3 são semelhantes às da Missão 2 - embora haja rumores de que a resolução seja um pouco maior. Mas há duas melhorias principais: Perspectiva de vídeo de realidade mista e desempenho mais rápido em dispositivos.

O vídeo transparente está no centro da realidade misturada. Ele conta com câmeras externas para permitir que o usuário do headset veja vídeos em tempo real do mundo real, criando efeitos de realidade aumentada sem a necessidade de lentes transparentes. Embora eu não acredite que o desempenho de visualização de vídeo do Quest 3 chegue perto do dispositivo da Apple (que terá cerca de uma dúzia de câmeras), é uma grande atualização em relação ao Quest 2.

Graças às câmeras coloridas RGB duplas, a perspectiva de vídeo no Quest 3 renderiza as cores com mais precisão e fornece uma renderização quase fotorrealista do mundo real. Posso até usar meu telefone enquanto uso o fone de ouvido, o que normalmente não é possível no Quest 2.

A velocidade de navegação pela interface do dispositivo, o lançamento de aplicativos e os jogos também parecem muito melhorados em relação ao Quest 2. Isso porque o fone de ouvido inclui o chip Snapdragon XR2 de segunda geração da Qualcomm.

Embora a Meta ainda não tenha encontrado um "aplicativo matador" para seu fone de ouvido, a empresa tem uma vantagem de anos sobre a Apple na criação de jogos de primeira linha para VR. A Apple tentará desafiar isso fornecendo acesso a centenas de milhares de aplicativos para iPad e implementando ferramentas que podem converter facilmente o software iOS e iPadOS em jogos xrOS.

Como o Quest atual, o próximo modelo é controlado por controles remotos esquerdo e direito e rastreamento de mão no ar. Ao contrário dos dispositivos Apple e do Quest Pro de última geração, o Quest 3 não possui rastreamento facial e ocular. Isso também significa que não possui a chamada renderização foveated de rastreamento ocular, que permite que o sistema concentre seus recursos com mais precisão onde o usuário está olhando.

O controle manual do Quest 3 foi redesenhado para se parecer com o controle remoto que acompanha o Quest Pro. Esses componentes cinzas não possuem o anel grande no topo da versão Quest 2. Eles também não possuem as câmeras nos controladores Quest Pro. Isso significa que os novos controles remotos podem ter dificuldade em descobrir onde estão no espaço, o que pode atrapalhar alguns jogos. A Meta está procurando melhorar isso com várias outras melhorias de rastreamento.

Sensores de profundidade no fone de ouvido alimentam o que é conhecido como malha de ambiente. Isso permite que o dispositivo reconheça automaticamente as paredes circundantes Por exemplo, você pode jogar um jogo em que atira em objetos das paredes ou cobre seu ambiente com uma capa digital. Além do mais, você não precisa determinar manualmente a posição de cada parede da casa - o método usado na missão atual.

A Meta não confirmou o preço do dispositivo, mas os envolvidos em seu desenvolvimento acham que pode ser mais alto do que os US $ 400 do Quest 2. Há também um argumento de que o Quest 2 pode viver com um preço mais baixo. Mas desde que a primeira versão foi bombardeada, um Quest Pro de segunda geração provavelmente não chegará tão cedo.

No geral, estou impressionado com o foco em realidade mista do Quest 3, recursos de visualização de vídeo amplamente aprimorados, desempenho mais rápido e enorme biblioteca de conteúdo. Supondo que o dispositivo custe cerca de US$ 500, é cerca de um quinto do preço do fone de ouvido da Apple - mas mais de um quinto do apelo. Com isso em mente, acho que o Quest 3 pode gerar algum burburinho nesta temporada de festas, especialmente considerando que o XR é o mais lembrado pelos consumidores.

Ver original
O conteúdo serve apenas de referência e não constitui uma solicitação ou oferta. Não é prestado qualquer aconselhamento em matéria de investimento, fiscal ou jurídica. Consulte a Declaração de exoneração de responsabilidade para obter mais informações sobre os riscos.
  • Recompensa
  • Comentar
  • Partilhar
Comentar
0/400
Nenhum comentário
  • Pino
Negocie cripto em qualquer lugar e a qualquer hora
qrCode
Digitalizar para transferir a aplicação Gate.io
Novidades
Português (Portugal)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • ไทย
  • Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)