Game Engines: Eles são os heróis desconhecidos do mundo dos jogos. Essas estruturas fundamentais ocuparam o centro do palco, e estão se certificando de que a equipe de desenvolvimento possa se concentrar em realmente fazer o jogo sem ter que reinventar a roda toda vez.
Créditos da imagem:
Historicamente, nomes como Unity e Unreal Engine dominaram a conversa. A sua influência nos jogos tradicionais é inegável. À medida que o cenário digital se expandia, os desenvolvedores se viram em uma encruzilhada: se deveriam ficar com mecanismos de jogos de terceiros prontos para uso ou correr o risco de personalizar seus próprios. Gigantes como a CD Projekt Red escolheram este último porque perceberam que seu motor de jogo significava controle e flexibilidade incomparáveis para dar vida à sua visão específica.
Quando chegamos à próxima fronteira dos jogos: os jogos omni-chain, encontramo-nos no meio de uma corrida ao ouro tecnológico. O surgimento de motores como o MUD da Lattice e o Dojo da Starknet sugere o enorme potencial inexplorado dos jogos omnichain. Embora a infraestrutura possa parecer estar crescendo mais rápido do que a produção de jogos premium, é exatamente isso que se esperaria de uma indústria à beira da transformação. Este artigo irá explorar os mais recentes avanços em motores de jogos de cadeia completa, explorando as suas características únicas, desafios e potencial impacto na indústria.
LAMA
O MUD foi criado por Lattice durante a residência 0xParc. É um farol do reino do mundo autônomo, um novo campo que mostra grande promessa. Inspirando-se na rica herança de masmorras multiusuário, as MUDs oferecem uma mistura de lógica on-chain e renderização do lado do cliente.
Os desenvolvedores podem projetar estruturas de dados on-chain estendidas conhecidas como Mundos em MUDs. Cada mundo contém uma "entidade" que contém um pacote ou componente. Estes componentes dão vida às mecânicas de jogo e controlam as interações. Além disso, o "sistema" embutido no MUD determina como esses componentes interagem uns com os outros, permitindo que os desenvolvedores incorporem dinâmicas e jogabilidade únicas.
Outra característica de destaque do MUD é que ele usa um indexador local. Esses indexadores aceleram a recuperação de estado, preenchendo a enorme lacuna entre a lógica on-chain e a visualização do lado do cliente. O MUD também demonstra uma gestão de transações eficaz. Ele tem a capacidade de simular transações on-chain nativamente antes que elas acabem no blockchain. Jogos como Skystrife e Primodium provaram sua flexibilidade e potencial.
Dojo
** **
Dojo é um motor de jogo liderado por Cartridge, Realms e BibliothecaDAO. Projetado especificamente para Starknet, ele se concentra em fornecer propriedade, interoperabilidade e escalabilidade aprimoradas para jogos, garantindo transações mais rápidas e econômicas que são essenciais para os jogos. Starknet é um blockchain Ethereum L2 com Validity Rollups que usa criptografia chamada STARKs para reduzir drasticamente os custos de computação e armazenamento. Ele garante a segurança do Ethereum ao alcançar uma alta taxa de transação por segundo (TPS) com o menor custo**. Isso torna os jogos no blockchain mais rápidos e baratos.
Dojo é um motor de jogo de cadeia completa estrela na Starknet que permite aos desenvolvedores fazer jogos em um ambiente on-chain sem ter que redesenvolver os elementos básicos.
Jogos como Realms e Cafe Cosmos já estão sendo desenvolvidos usando Dojo na Starknet. As muitas ferramentas e recursos do Dojo incluem:
**1. Entity Component System (ECS): um padrão de design que melhora a capacidade de manutenção do seu código.
2. Sozu e Torii: Ferramentas criadas especificamente para a implantação de jogos e gerenciamento eficiente de eventos mundiais de jogos.
3. Katana: Nó rápido Starknet local para melhorar a experiência de desenvolvimento.
Dojo lançará várias inovações inovadoras para moldar o futuro dos jogos blockchain. Isso inclui explorar jogos L3 na Starknet, introduzir atualizações otimistas e prova de cliente, que melhorará a escalabilidade, as transações em tempo real e possibilitará a prova de atendimento parcial diretamente do cliente.
Leva Motor
Desenvolvido pela Paima Studios, o Paima Engine permite que os desenvolvedores aproveitem sua experiência em programação Web2 para criar jogos Web3 sem confiança. O mecanismo de jogo permite que os desenvolvedores usem ferramentas familiares, como Java, bancos de dados relacionais e a pilha de desenvolvimento Web2 padrão, enquanto integram recursos avançados de blockchain Ethereum L2.
Um de seus principais componentes é o Paima Whirlpool, que permite interoperabilidade e acessibilidade entre diferentes plataformas blockchain. Com esse recurso, é possível eliminar a dependência de uma única rede blockchain. Paima também oferece modelos de jogos para acelerar o desenvolvimento de jogos, fornecendo uma estrutura de jogo predefinida.
O mecanismo foi projetado para suportar mecanismos de jogos populares, como Unity e Unreal, e inclui middleware que conecta o frontend do jogo, blockchain e nós do jogo. O middleware também se comunica com várias carteiras Web3 e usa contratos inteligentes para capturar e armazenar ações do jogo. Paima também enfatiza o armazenamento e a segurança de dados, fazendo parcerias com projetos como AIL e Celestia para garantir que as informações estejam amplamente disponíveis e seguras.
A inovação está no coração do Paima Studios. Eles também introduziram NFTs Stateful que vinculam o comportamento de um jogador à sua identidade blockchain. O estúdio tem como objetivo simplificar a interação do jogo entre desenvolvedores e jogadores, fornecendo uma interface e ferramentas amigáveis. Com o apoio do financiamento comunitário da Cardano, a Paima Studios liderará o avanço dos jogos on-chain.
Pedra chave
Keystone é uma estrutura rollup da Curio construída sobre o OP Stack da Optimism. Ele reconhece os desafios enfrentados por jogos on-chain complexos relacionados a gargalos de velocidade de execução, especialmente quando o dimensionamento de estado on-chain e as transações simultâneas aumentam. Além disso, as blockchains tradicionais carecem de recursos essenciais que permitam um desempenho ideal nos jogos, como ticks de jogos.
Como o Dojo, o Keystone usa um modelo de desenvolvimento ECS (Entity Component System) que acelera a execução em 100x e suporta a execução paralela. O Optimism baseado em EVM permite que os contratos inteligentes Solidity interajam com o estado subjacente do ECS. Isto é conseguido através de funções pré-compiladas que podem recuperar e atualizar dados. A Keystone também integra carrapatos de jogos no processo de produção de blocos. A entrada do usuário no bloco anterior afeta a geração do novo estado.
Motor Mundial
O World Engine da Argus Labs permite que os desenvolvedores criem mundos de jogo abertos e interoperáveis usando sua arquitetura exclusiva de fragmentação L2. A missão da World Engine é criar a Internet dos Jogos, o que torna possível que cada jogo tenha seu próprio blockchain escalável que está em constante evolução e pertence à sua comunidade.
O World Engine oferece recursos avançados para jogos. Ao espalhar o trabalho do jogo em diferentes partes, ele pode facilmente lidar com a crescente demanda. O motor garante que o jogo funcione sem problemas enquanto ainda está conectado à tecnologia blockchain. Uma de suas peças-chave é Cardinal, que é projetado para funcionar bem com motores de jogos populares como Unity e Unreal. Ele também permite que os desenvolvedores usem Go para criar regras do jogo.
Além disso, o motor suporta interações suaves, permitindo que os jogadores criem conteúdo exclusivo e se conectem facilmente com fragmentos de jogos. Polaris é outro elemento do motor que ajuda a personalizar as características do jogo de tarefas simples a complexas.
Conclusão
No cenário de jogos omni-chain em constante evolução, MUD, Dojo, Paima Engine, Keystone e World Engine são um testemunho da convergência das práticas tradicionais de jogos com a tecnologia blockchain. Esses mecanismos compartilham uma visão comum: unir perfeitamente o espaço de jogos Web2 e Web3.
MUD se concentra em combinar visuais de jogos regulares com princípios de blockchain, Dojo aumenta a velocidade do jogo, Paima's Whirlpool garante que diferentes jogos trabalhem juntos, Keystone se concentra em executar várias tarefas ao mesmo tempo, e World Engine permite que os desenvolvedores criem mundos de jogo abertos. Mas, no final do dia, o objetivo de todos esses mecanismos de jogo é dar aos criadores de jogos as melhores ferramentas e liberdade para realizar suas ideias e visões.
Da direção desses motores de jogo, podemos dizer com confiança que o futuro é brilhante, especialmente no campo dos jogos de cadeia completa. Mecânicas de jogo em ritmo acelerado, combinadas com a confiança imutável do blockchain, estão preparando as bases para uma revolução nos jogos.
À medida que essas ferramentas e estruturas evoluem ainda mais, podemos esperar jogos on-chain mais abrangentes, onde qualquer pessoa está mais envolvida, onde há criatividade infinita e onde cada jogador é o foco principal. Na próxima fase dos jogos omnichain e dos jogos blockchain em geral, os motores de jogos são mais do que apenas ferramentas; São a base de um mundo online emocionante e vão mudar a forma como pensamos e jogamos.
Ver original
Esta página pode conter conteúdo de terceiros, que é fornecido apenas para fins informativos (não para representações/garantias) e não deve ser considerada como um endosso de suas opiniões pela Gate nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Isenção de responsabilidade para obter detalhes.
Motor de jogo de cadeia completa: Fazendo a ponte perfeita entre os mundos de jogos Web2 e Web3
Fonte: MetaCat
Game Engines: Eles são os heróis desconhecidos do mundo dos jogos. Essas estruturas fundamentais ocuparam o centro do palco, e estão se certificando de que a equipe de desenvolvimento possa se concentrar em realmente fazer o jogo sem ter que reinventar a roda toda vez.
Historicamente, nomes como Unity e Unreal Engine dominaram a conversa. A sua influência nos jogos tradicionais é inegável. À medida que o cenário digital se expandia, os desenvolvedores se viram em uma encruzilhada: se deveriam ficar com mecanismos de jogos de terceiros prontos para uso ou correr o risco de personalizar seus próprios. Gigantes como a CD Projekt Red escolheram este último porque perceberam que seu motor de jogo significava controle e flexibilidade incomparáveis para dar vida à sua visão específica.
Quando chegamos à próxima fronteira dos jogos: os jogos omni-chain, encontramo-nos no meio de uma corrida ao ouro tecnológico. O surgimento de motores como o MUD da Lattice e o Dojo da Starknet sugere o enorme potencial inexplorado dos jogos omnichain. Embora a infraestrutura possa parecer estar crescendo mais rápido do que a produção de jogos premium, é exatamente isso que se esperaria de uma indústria à beira da transformação. Este artigo irá explorar os mais recentes avanços em motores de jogos de cadeia completa, explorando as suas características únicas, desafios e potencial impacto na indústria.
LAMA
O MUD foi criado por Lattice durante a residência 0xParc. É um farol do reino do mundo autônomo, um novo campo que mostra grande promessa. Inspirando-se na rica herança de masmorras multiusuário, as MUDs oferecem uma mistura de lógica on-chain e renderização do lado do cliente.
Os desenvolvedores podem projetar estruturas de dados on-chain estendidas conhecidas como Mundos em MUDs. Cada mundo contém uma "entidade" que contém um pacote ou componente. Estes componentes dão vida às mecânicas de jogo e controlam as interações. Além disso, o "sistema" embutido no MUD determina como esses componentes interagem uns com os outros, permitindo que os desenvolvedores incorporem dinâmicas e jogabilidade únicas.
Outra característica de destaque do MUD é que ele usa um indexador local. Esses indexadores aceleram a recuperação de estado, preenchendo a enorme lacuna entre a lógica on-chain e a visualização do lado do cliente. O MUD também demonstra uma gestão de transações eficaz. Ele tem a capacidade de simular transações on-chain nativamente antes que elas acabem no blockchain. Jogos como Skystrife e Primodium provaram sua flexibilidade e potencial.
Dojo
**
**
Dojo é um motor de jogo liderado por Cartridge, Realms e BibliothecaDAO. Projetado especificamente para Starknet, ele se concentra em fornecer propriedade, interoperabilidade e escalabilidade aprimoradas para jogos, garantindo transações mais rápidas e econômicas que são essenciais para os jogos. Starknet é um blockchain Ethereum L2 com Validity Rollups que usa criptografia chamada STARKs para reduzir drasticamente os custos de computação e armazenamento. Ele garante a segurança do Ethereum ao alcançar uma alta taxa de transação por segundo (TPS) com o menor custo**. Isso torna os jogos no blockchain mais rápidos e baratos.
Dojo é um motor de jogo de cadeia completa estrela na Starknet que permite aos desenvolvedores fazer jogos em um ambiente on-chain sem ter que redesenvolver os elementos básicos.
Jogos como Realms e Cafe Cosmos já estão sendo desenvolvidos usando Dojo na Starknet. As muitas ferramentas e recursos do Dojo incluem:
**1. Entity Component System (ECS): um padrão de design que melhora a capacidade de manutenção do seu código.
2. Sozu e Torii: Ferramentas criadas especificamente para a implantação de jogos e gerenciamento eficiente de eventos mundiais de jogos.
3. Katana: Nó rápido Starknet local para melhorar a experiência de desenvolvimento.
Dojo lançará várias inovações inovadoras para moldar o futuro dos jogos blockchain. Isso inclui explorar jogos L3 na Starknet, introduzir atualizações otimistas e prova de cliente, que melhorará a escalabilidade, as transações em tempo real e possibilitará a prova de atendimento parcial diretamente do cliente.
Leva Motor
Desenvolvido pela Paima Studios, o Paima Engine permite que os desenvolvedores aproveitem sua experiência em programação Web2 para criar jogos Web3 sem confiança. O mecanismo de jogo permite que os desenvolvedores usem ferramentas familiares, como Java, bancos de dados relacionais e a pilha de desenvolvimento Web2 padrão, enquanto integram recursos avançados de blockchain Ethereum L2.
Um de seus principais componentes é o Paima Whirlpool, que permite interoperabilidade e acessibilidade entre diferentes plataformas blockchain. Com esse recurso, é possível eliminar a dependência de uma única rede blockchain. Paima também oferece modelos de jogos para acelerar o desenvolvimento de jogos, fornecendo uma estrutura de jogo predefinida.
O mecanismo foi projetado para suportar mecanismos de jogos populares, como Unity e Unreal, e inclui middleware que conecta o frontend do jogo, blockchain e nós do jogo. O middleware também se comunica com várias carteiras Web3 e usa contratos inteligentes para capturar e armazenar ações do jogo. Paima também enfatiza o armazenamento e a segurança de dados, fazendo parcerias com projetos como AIL e Celestia para garantir que as informações estejam amplamente disponíveis e seguras.
A inovação está no coração do Paima Studios. Eles também introduziram NFTs Stateful que vinculam o comportamento de um jogador à sua identidade blockchain. O estúdio tem como objetivo simplificar a interação do jogo entre desenvolvedores e jogadores, fornecendo uma interface e ferramentas amigáveis. Com o apoio do financiamento comunitário da Cardano, a Paima Studios liderará o avanço dos jogos on-chain.
Pedra chave
Keystone é uma estrutura rollup da Curio construída sobre o OP Stack da Optimism. Ele reconhece os desafios enfrentados por jogos on-chain complexos relacionados a gargalos de velocidade de execução, especialmente quando o dimensionamento de estado on-chain e as transações simultâneas aumentam. Além disso, as blockchains tradicionais carecem de recursos essenciais que permitam um desempenho ideal nos jogos, como ticks de jogos.
Como o Dojo, o Keystone usa um modelo de desenvolvimento ECS (Entity Component System) que acelera a execução em 100x e suporta a execução paralela. O Optimism baseado em EVM permite que os contratos inteligentes Solidity interajam com o estado subjacente do ECS. Isto é conseguido através de funções pré-compiladas que podem recuperar e atualizar dados. A Keystone também integra carrapatos de jogos no processo de produção de blocos. A entrada do usuário no bloco anterior afeta a geração do novo estado.
Motor Mundial
O World Engine da Argus Labs permite que os desenvolvedores criem mundos de jogo abertos e interoperáveis usando sua arquitetura exclusiva de fragmentação L2. A missão da World Engine é criar a Internet dos Jogos, o que torna possível que cada jogo tenha seu próprio blockchain escalável que está em constante evolução e pertence à sua comunidade.
O World Engine oferece recursos avançados para jogos. Ao espalhar o trabalho do jogo em diferentes partes, ele pode facilmente lidar com a crescente demanda. O motor garante que o jogo funcione sem problemas enquanto ainda está conectado à tecnologia blockchain. Uma de suas peças-chave é Cardinal, que é projetado para funcionar bem com motores de jogos populares como Unity e Unreal. Ele também permite que os desenvolvedores usem Go para criar regras do jogo.
Além disso, o motor suporta interações suaves, permitindo que os jogadores criem conteúdo exclusivo e se conectem facilmente com fragmentos de jogos. Polaris é outro elemento do motor que ajuda a personalizar as características do jogo de tarefas simples a complexas.
Conclusão
No cenário de jogos omni-chain em constante evolução, MUD, Dojo, Paima Engine, Keystone e World Engine são um testemunho da convergência das práticas tradicionais de jogos com a tecnologia blockchain. Esses mecanismos compartilham uma visão comum: unir perfeitamente o espaço de jogos Web2 e Web3.
MUD se concentra em combinar visuais de jogos regulares com princípios de blockchain, Dojo aumenta a velocidade do jogo, Paima's Whirlpool garante que diferentes jogos trabalhem juntos, Keystone se concentra em executar várias tarefas ao mesmo tempo, e World Engine permite que os desenvolvedores criem mundos de jogo abertos. Mas, no final do dia, o objetivo de todos esses mecanismos de jogo é dar aos criadores de jogos as melhores ferramentas e liberdade para realizar suas ideias e visões.
Da direção desses motores de jogo, podemos dizer com confiança que o futuro é brilhante, especialmente no campo dos jogos de cadeia completa. Mecânicas de jogo em ritmo acelerado, combinadas com a confiança imutável do blockchain, estão preparando as bases para uma revolução nos jogos.
À medida que essas ferramentas e estruturas evoluem ainda mais, podemos esperar jogos on-chain mais abrangentes, onde qualquer pessoa está mais envolvida, onde há criatividade infinita e onde cada jogador é o foco principal. Na próxima fase dos jogos omnichain e dos jogos blockchain em geral, os motores de jogos são mais do que apenas ferramentas; São a base de um mundo online emocionante e vão mudar a forma como pensamos e jogamos.