_iant Partner: A próxima geração de NFTs precisa prestar mais atenção à experiência pós-cunhagem

Por Mason Nystrom, sócio, iant; Tradução: Golden Finance 0xxz

Um dos principais problemas enfrentados pelos aplicativos NFT do consumidor é o que chamo de "problema pós-hortelã". A maioria dos aplicativos NFT se concentra em permitir que os usuários cunham NFTs. Pouquíssimas pessoas se importam com o que acontece depois que o casting é feito.

Até à data, a maioria das aplicações tem fornecido utilitário de pós-fundição através de:

Estado: Valores Sociais/Pessoais (e.g. PFP, ENS, Arte)

O valor social é relativo, mas assim como o luxo, a arte criptográfica e os PFPs de alto status geralmente têm um preço premium. Isso é ótimo, mas esse tipo de utilidade é difícil de replicar porque, por definição, o valor vem da exclusividade dos NFTs.

  • Associação Exclusiva: Acesso a grupos, eventos ou recursos da comunidade

Muitos aplicativos NFT são voltados para membros exclusivos – possuir um NFT dá acesso a esse grupo legal para encontrar vibrações, alfa e muito mais. Mas a exclusividade não se expande e, uma vez atingido o limiar, os retornos diminuem.

  • Recompensas: Airdrop, Desconto, Whitelist

Embora as recompensas ajudem a manter as pessoas envolvidas, a introdução de novos ativos (como tokens fungíveis) ou NFTs pode complicar ainda mais a utilidade do NFT original. Isto conduz a mais ativos concorrentes, cada um dos quais tem de proporcionar algum nível de utilidade ao detentor/consumidor final.

  • Experiência/Consumo Utilitário: Jogos, Ativos de Fantasia

Os NFTs têm um utilitário específico dentro de um jogo ou aplicativo. Utilidade dentro de TCGs (jogos de cartas comerciais), ativos no jogo (por exemplo, armaduras), avatares (por exemplo, avatares do Reddit) ou esportes de fantasia (por exemplo, DraftKings) podem ser mecânicas importantes para a utilidade pós-cunhagem.

Dentro das três categorias principais de status, associação exclusiva e recompensas, há uma desvantagem semelhante. Estes são enormes impulsionadores psicológicos e económicos, mas muitas vezes têm a desvantagem de não serem dimensionados para milhões de utilizadores. Os NFTs precisam de mais utilidade pós-hortelã.

O que faremos a seguir? Quero focar-me menos na escassez e mais na utilidade. A escassez aplica-se à arte, mas não é o suporte de valor certo para aplicações de consumo que visa a distribuição. Em vez disso, o aplicativo deve se concentrar em um utilitário de aplicativo específico para resolver o problema pós-hortelã. A próxima geração de aplicativos de consumo precisa se concentrar mais na experiência pós-transmissão. Não basta apenas coletar e exibir – os NFTs devem ter uma finalidade específica dentro do aplicativo ou complementar a experiência principal do aplicativo.

É claro que os projetos cripto inventam novos modelos de negócios, mas talvez também seja necessário pensar em como adaptar os NFTs aos modelos de negócios existentes. Os locais onde os aplicativos de consumo de criptografia podem aprender com os modelos de negócios existentes são:

Associação NFT escalável: Mais membros significam melhores produtos. Os NFTs de associação Blackbird podem ser atualizados dinamicamente com visitas de usuários, lealdade e muito mais. Assinaturas NFT: os NFTs ainda detêm dados do usuário/valor social, mas exigem uma taxa recorrente para usar a plataforma (por exemplo, Spotify, Strava). A Stepn foi pioneira em NFTs rebaixados, que são orientados por utilitários. Há potencial para converter NFTs rebaixados em um modelo freemium ou modelo de assinatura. NFTs de consumo: são NFTs únicos para ingressos, cartões-presente e experiências. Existem também novos padrões que podem ser testados através da combinação de outros elementos básicos, como curvas de ligação. Status estético/escalável: por exemplo, o avatar do Reddit, que oferece escassez de NFT, mas também não afeta negativamente a experiência do aplicativo. Da mesma forma, novos padrões como o 6551 permitem que esses tipos de NFTs avatares possuam e usem bens digitais.

Mas onde estão os novos casos de uso?

Conecte experiências físicas e digitais: tanto os chips NFC quanto a ativação de localização podem fornecer uma melhor experiência física. Trazer ativos de consumo do mundo real on-chain pode aumentar sua liquidez e facilitar a construção de experiências com base nesses ativos (por exemplo, NFTs de esportes de fantasia). Além das coleções: as coleções são legais, mas quando o conteúdo é envolvente ou tem uma experiência ou funcionalidade pós-menta, o jogo muda. DraftKings, Sorare e muito mais são ótimos exemplos de como os colecionáveis podem ser usados para criar jogos para melhorar suas coleções. Yield Share e Valor Financeiro: Os NFTs indexados ao valor financeiro/yield terão utilidade direta e um modelo mais sustentável (por exemplo, mercadoria Puggy Penguins). Introdução de NFTs a novos canais de distribuição: bots do Telegram, MetaMask Snaps e mensagens web3 são novos canais de distribuição maduros que podem ser testados. Inicializar um aplicativo de consumidor é difícil. Aplicativos de consumo bem-sucedidos geralmente aproveitam novos canais (por exemplo, internet, web móvel, mídia social, Ethereum).

Os aplicativos que se concentram na experiência pós-mint serão mais bem-sucedidos, pois trarão uso contínuo e valor para NFTs e usuários. Se você está desenvolvendo um aplicativo com uma experiência de consumo única e quer resolver o problema pós-cunhagem, vá em frente!

Ver original
Esta página pode conter conteúdo de terceiros, que é fornecido apenas para fins informativos (não para representações/garantias) e não deve ser considerada como um endosso de suas opiniões pela Gate nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Isenção de responsabilidade para obter detalhes.
  • Recompensa
  • Comentário
  • Repostar
  • Compartilhar
Comentário
0/400
Sem comentários
  • Marcar
Faça trade de criptomoedas em qualquer lugar e a qualquer hora
qrCode
Escaneie o código para baixar o app da Gate
Comunidade
Português (Brasil)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Bahasa Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)