A popularidade do ecossistema Bitcoin continuou nos últimos meses, mas quando realmente começou a enlouquecer, foi da plataforma de topo para lançar o ORDI, na verdade, já se passaram menos de duas semanas desde que o ORDI foi lançado, mas todo o ambiente do mercado sofreu mudanças terríveis. Há duas semanas, poder-se-ia dizer que o mercado era uma água estagnada, mas recentemente tem estado quente e quente, e todo o tipo de notícias tornaram mais fácil para as pessoas nesta indústria ficarem ansiosas, quase a qualquer momento serem inundadas com informações sobre projetos que se espalharam.
Então, de onde vêm os intermináveis pontos quentes do ecossistema Bitcoin e qual será a próxima tendência, vamos fazer um balanço juntos. **
##01***Ordinais & u20**
###Ordinais
Na última corrida de touros, os NFTs foram construídos principalmente através de protocolos como o ERC-721 no Ethereum e, em seguida, negociados em um mercado centralizado. Enquanto algumas pessoas estavam se perguntando como os NFTs poderiam ser implementados na rede principal do Bitcoin, os ordinais surgiram. **Como a rede Bitcoin não suporta contratos inteligentes, não é possível emitir NFTs diretamente. Casey veio com uma solução para gravar NFTs na menor unidade do Bitcoin, o sat. Ao atribuir um número de série exclusivo (Ordinais) a cada Satoshi e conectá-lo com informações como fotos, texto e vídeos, NFTs não fungíveis são realizados. Desta forma, o Bitcoin tem capacidades NFT nativas.
No início de 23, Casey lançou o protocolo NFT Ordinals na rede principal do Bitcoin. O protocolo permite a identificação e rastreamento de cada satoshi e fornece verificação de ativos on-chain. Desde o seu lançamento, o Ordinals revolucionou o cenário dos NFTs do Bitcoin, com um crescimento significativo no volume de negociação e o surgimento de novos mercados Ordinal NFT. **Até 19 de novembro, mais de 41 milhões de inscrições ordinais foram cunhadas, e o custo de cunhagem está perto de US$ 100 milhões.
BRC20
Ordinals é um protocolo NFT para Bitcoin, queimando informações NFT sobre Bitcoin, que recebeu muita atenção, e logo após seu lançamento, a Domo propôs o padrão BRC20, que é semelhante ao padrão ERC20 no Ethereum, mas é projetado para a rede Bitcoin e é usado para emitir tokens fungíveis no Bitcoin. O padrão BRC20 está em rápida expansão no mercado, mas devido a algumas limitações, como a necessidade de usar sequenciadores de terceiros e a complexidade das transferências, quando surgiu, foi mais criticado do que elogiado, embora seja tudo crítica, mas o protocolo Bitcoin atual é baseado em Ordinais para mexer, e é algum disco de imitação. **
Recentemente, depois que a plataforma de alto nível lançou o ORDI, ele detonou completamente todo o mercado BRC20, e o BRC20 começou a se transformar de meme puro em aplicativo, o BRC20 não é mais apenas uma cadeia de código, e o grupo do projeto começou a fazer uma série de funções, como lançadores, transações de agregação, etc., para reproduzir a forma de Ethereum DeFi para aumentar a liquidez do mercado.
龙头:ORDI
ORDI é o primeiro token BRC20 baseado no protocolo Ordinals, que foi implantado em 8 de março de 2023, com um montante total de 21 milhões, e atualmente está listado em muitos CEXs convencionais.
02Etiões
Após este período de fermentação, o protocolo de inscrição Ethereum Ethions, no qual a inscrição ETHS também tem um forte desempenho no mercado de inscrições.
O conceito de Ethions foi proposto por Tom Lehman, cofundador da Genius, e em 17 de junho de 2023, um mecanismo de busca e um site foram desenvolvidos para o protocolo. A proposta da Ethions segue o modelo do protocolo Ordinals sobre Bitcoin, que visa reduzir o custo de cunhagem de NFTs e promover a popularização de NFTs.
Mas até agora, pode ser porque o NFT foi desenvolvido no Ethereum e foi medíocre, mas o jogo de token semelhante ao BRC20 foi desenvolvido inesperadamente. Quando Ethions foi proposto pela primeira vez, muitas pessoas pensaram que o Ethereum estava voltando o relógio na história, e muitas pessoas foram influenciadas por esse tipo de comentários e ignoraram diretamente a inscrição do Ethereum, mas a verdade é o oposto, mas a maioria das pessoas que estão promovendo mais atualmente são os primeiros detentores.
Projeto Inicial: ETHS
Em 17 de junho, o primeiro ETHS foi queimado por um usuário desconhecido como a primeira "moeda conceito" do protocolo de inscrição Ethereum Ethions, com um total de 21.000 tokens, e em 8 de setembro, Ethions anunciou oficialmente o ETHS como o token oficial.
##03 ***
Três meses após o lançamento do Ordinals, outro desenvolvedor notou o Ordinals e achou que ele tinha algumas deficiências, e após meio ano de pesquisa, o protocolo Atomicals foi desenvolvido no início de setembro. Atomicals é um protocolo construído sobre a rede Bitcoin que permite a criação, transferência e atualização de vários itens digitais na rede Bitcoin, como NFTs digitais nativos, NFTs de jogos, identidades digitais, nomes de domínio e redes sociais. Ao mesmo tempo, o protocolo também suporta a criação de tokens fungíveis, o que permite a emissão e negociação de tokens na rede Bitcoin.
Atomicals é diferente de Ordinals na medida em que repensa como a emissão de token justa ocorre na rede Bitcoin. O protocolo usa sat, a menor unidade de Bitcoin, como a unidade base de token, e o UTXO de cada sat é usado para representar um token independente, o que significa que 1 token é igual a 1 sat. Ao vincular UTXOs a tokens, o protocolo Atomicals evita a complexidade enfrentada pelos ordinais e aumenta a descentralização de todo o sistema.
Além disso, como os UTXOs podem ser combinados em transações Bitcoin, isso aumenta a programabilidade dos Tokens ARC20. **Teoricamente, a troca entre Bitcoin e ARC20 Token só precisa ajustar a entrada e saída do UTXO. Atomicals emprega um design chamado "atomicidade" para que o cálculo da transação de token seja tratado inteiramente pela rede Bitcoin.
No geral, o Atomicals é um protocolo de token baseado em Bitcoin que redesenha a forma como os tokens são emitidos e negociados para torná-lo mais alinhado com a natureza descentralizada e nativa do Bitcoin, bem como com a cultura e filosofia da comunidade Bitcoin. **Em comparação com o BRC20, alguns KOLs seniores estão mais otimistas sobre o desenvolvimento do ARC20 porque sentem que está mais alinhado com o "espírito blockchain". **
Mas no momento, existem muitos problemas em Atomicals, que é sobre a introdução de proof-of-work (POW) no processo de casting do ARC20 Token, e a marcha precisa executar o nó completo da rede Bitcoin para participar da cunhagem, embora garanta a justiça e descentralização da cunhagem, embora se diga que qualquer pessoa pode participar, mas o alto limiar técnico realmente restringe a participação da grande maioria das pessoas, e a tecnologia subjacente não é perfeita, resultando em usuários fazendo transferências Bitcoin, é fácil de usar ARC20 O token é perdido.
**Existem três tipos principais de ativos para Atomicals: NFTs, BRC20-like ARC20 e domain-like Realms, com o projeto inicial atual sendo o ATOM do ARC20. **
Projeto inicial: ATOM
Na madrugada de 21 de setembro, alguém emitiu o Token ATOM através da Atomicals, que precisa executar um nó completo de Bitcoin para cunhagem, que foi minerado em cerca de 5 horas, como o primeiro Token no ecossistema Atomicals, com um total de 21.000 tokens e 1.000 tokens cada.
04Runas & Pipe
Em 26 de setembro, o fundador da Ordinals, Casey, tuitou que a Ordinals tem muitas inscrições inúteis, 99% das quais são fraudes e não se encaixam em sua filosofia de desenvolvimento, e ao mesmo tempo propôs Runes (Runes Protocol), cujo objetivo é criar um protocolo simples baseado em UTXO que permitirá que os usuários do Bitcoin tenham uma boa experiência**. Este protocolo visa reduzir o problema de esgotamento dos recursos da rede Bitcoin, especialmente os "perigos de lixo UTXO" associados ao protocolo BRC-20. Alguns comentaram que Casey não ganhou dinheiro por causa do lançamento do protocolo ordinais. **Em 2 de novembro, Casey disse em um espaço que suspenderia o desenvolvimento do protocolo Runes e continuaria a se concentrar na otimização do protocolo Ordinals. **
Enquanto o fundador da Trac, Benny, o atualizou para o protocolo Pipe dois dias depois, com base no conceito proposto por Casey. **O protocolo Pipe é uma combinação de ideias de ordinais e runas. O Pipe não só é mais conveniente e fácil de usar para construtores e usuários do que o BRC20, mas também herda o conceito de cunhagem justa BRC-20 que o RUNES não tem, e uma das vantagens óbvias do Runes sobre o BRC-20 é que ele é compatível com a Lightning Network.
Projeto Inicial: Pipe
Benny lançou o primeiro token de protocolo Pipe baseado em runas em 27 de setembro de 2023, com um montante total de 21 milhões.
05Ativos Taproot
A popularidade do BRC20 levou a Lightning Labs a lançar o Taproot Assets, um protocolo para emissão de tokens na rede principal do Bitcoin. Ao contrário de outros protocolos semelhantes, o Taproot Assets não armazena a transferência, cunhagem e outros códigos funcionais do token na rede principal do Bitcoin, mas grava as informações do token no script de saída da transação da rede principal do Bitcoin. A Taproot Assets trata a mainnet Bitcoin como um registro para tokens, mas não depende do funcionamento completo da mainnet Bitcoin. Para negociar tokens, esses tokens devem ser depositados na Lightning Network. Devido ao design do Taproot Assets, o armazenamento e a indexação de tokens precisam depender de serviços de terceiros.
Sem esses serviços, os tokens podem ser perdidos permanentemente. Como resultado, os usuários podem optar por executar seu próprio nó completo Bitcoin e cliente Taproot Assets, ou confiar inteiramente em um servidor centralizado para negociar tokens Taproot Assets. Isso torna o Taproot Assets um dos protocolos mais centralizados no protocolo Bitcoin Token. Além disso, o método de emissão de token do Taproot Assets também é diferente. Os usuários não podem criar tokens diretamente na rede principal do Bitcoin. Pelo contrário, a emissão de tokens é feita através do endereço da parte do projeto de uma só vez e, em seguida, a equipe do projeto transfere os tokens para a Lightning Network para distribuição.
早期项目:Truque & Treat
Com um fornecimento total de 420 milhões, metade cada, o Bitcoin Lightning Network Nostr caiu quase 20% para os usuários, o primeiro memecoin na Lightning Network.
06RGB
O protocolo RGB foi proposto por Peter Todd em 2016 e, em 2023, o protocolo RGB ganhou atenção novamente em meio ao boom de desenvolvimento do ecossistema de contratos inteligentes no Bitcoin.
RGB é um sistema de contrato inteligente baseado em Bitcoin e na Lightning Network. Seu objetivo é introduzir a funcionalidade de contrato inteligente na rede Bitcoin, semelhante aos contratos inteligentes do Ethereum. O RGB permite a verificação e atualização de contratos inteligentes traduzindo o estado do contrato inteligente em uma prova curta e armazenando a prova no UTXO do Bitcoin. Cada alteração de estado cria uma nova UTXO para armazenar a prova da alteração.
Os dados de contrato inteligente do RGB existem totalmente off-chain e são gerenciados por nós RGB dedicados. Os usuários podem verificar as mudanças no estado do contrato escaneando os UTXOs na cadeia Bitcoin. O RGB foi projetado para que o Bitcoin possa ter a funcionalidade de contrato inteligente, mas ao contrário do Ethereum, o estado dos contratos inteligentes do RGB é independente e não compartilhado. A RGB também depende da Lightning Network para permitir a interoperabilidade entre vários contratos.
No momento, não há nenhuma aplicação para RGB para ser usado para layout, mas é apoiado pelo Tether, e a popularidade do protocolo Bitcoin continua, então o desenvolvimento do RGB é digno de atenção a longo prazo.
07Resumo
O acima é a introdução relevante para o protocolo Bitcoin, pode-se ver que os novos deste ano são otimizados com base em ordinais, **Com a explosão do BRC20, ele também transmitiu o boom de fundição de inscrição para outras cadeias públicas, como dogim em Doge, pols em Polygon, sols em Solana, etc.
Sempre que uma nova tecnologia ou uma nova trilha sair, ela passará pelos estágios de ser invisível, olhar para baixo, não entender e tarde demais, especialmente na indústria de blockchain. Desde o nascimento do Bitcoin até o desenvolvimento de DeFi, NFT e outras faixas na última rodada do bull market, sempre haverá uma onda de pessoas que saltam para se opor a ele, pensando que é inútil e hype, mas os fatos ensinaram a todos uma lição repetidamente. Embora os maiores beneficiários deste mercado BRC20 sejam os mineradores, dar aos usuários a motivação para aprender sobre carteiras Bitcoin, endereços e outros conhecimentos relacionados pode muito bem promover o desenvolvimento do ecossistema.
Pode-se dizer que a última onda de bull market foi desencadeada pelo desenvolvimento DeFi do Ethereum, e esse bull market nos permite pelo menos ver que o ecossistema Bitcoin tem a esperança de fazer o mesmo.
Ver original
Esta página pode conter conteúdo de terceiros, que é fornecido apenas para fins informativos (não para representações/garantias) e não deve ser considerada como um endosso de suas opiniões pela Gate nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Isenção de responsabilidade para obter detalhes.
A inscrição é fria e quente A ecologia do Bitcoin pode ser sustentável desta vez?
Autor: Day, Vernacular Blockchain
A popularidade do ecossistema Bitcoin continuou nos últimos meses, mas quando realmente começou a enlouquecer, foi da plataforma de topo para lançar o ORDI, na verdade, já se passaram menos de duas semanas desde que o ORDI foi lançado, mas todo o ambiente do mercado sofreu mudanças terríveis. Há duas semanas, poder-se-ia dizer que o mercado era uma água estagnada, mas recentemente tem estado quente e quente, e todo o tipo de notícias tornaram mais fácil para as pessoas nesta indústria ficarem ansiosas, quase a qualquer momento serem inundadas com informações sobre projetos que se espalharam.
Então, de onde vêm os intermináveis pontos quentes do ecossistema Bitcoin e qual será a próxima tendência, vamos fazer um balanço juntos. **
##01***Ordinais & u20**
Na última corrida de touros, os NFTs foram construídos principalmente através de protocolos como o ERC-721 no Ethereum e, em seguida, negociados em um mercado centralizado. Enquanto algumas pessoas estavam se perguntando como os NFTs poderiam ser implementados na rede principal do Bitcoin, os ordinais surgiram. **Como a rede Bitcoin não suporta contratos inteligentes, não é possível emitir NFTs diretamente. Casey veio com uma solução para gravar NFTs na menor unidade do Bitcoin, o sat. Ao atribuir um número de série exclusivo (Ordinais) a cada Satoshi e conectá-lo com informações como fotos, texto e vídeos, NFTs não fungíveis são realizados. Desta forma, o Bitcoin tem capacidades NFT nativas.
No início de 23, Casey lançou o protocolo NFT Ordinals na rede principal do Bitcoin. O protocolo permite a identificação e rastreamento de cada satoshi e fornece verificação de ativos on-chain. Desde o seu lançamento, o Ordinals revolucionou o cenário dos NFTs do Bitcoin, com um crescimento significativo no volume de negociação e o surgimento de novos mercados Ordinal NFT. **Até 19 de novembro, mais de 41 milhões de inscrições ordinais foram cunhadas, e o custo de cunhagem está perto de US$ 100 milhões.
BRC20
Ordinals é um protocolo NFT para Bitcoin, queimando informações NFT sobre Bitcoin, que recebeu muita atenção, e logo após seu lançamento, a Domo propôs o padrão BRC20, que é semelhante ao padrão ERC20 no Ethereum, mas é projetado para a rede Bitcoin e é usado para emitir tokens fungíveis no Bitcoin. O padrão BRC20 está em rápida expansão no mercado, mas devido a algumas limitações, como a necessidade de usar sequenciadores de terceiros e a complexidade das transferências, quando surgiu, foi mais criticado do que elogiado, embora seja tudo crítica, mas o protocolo Bitcoin atual é baseado em Ordinais para mexer, e é algum disco de imitação. **
Recentemente, depois que a plataforma de alto nível lançou o ORDI, ele detonou completamente todo o mercado BRC20, e o BRC20 começou a se transformar de meme puro em aplicativo, o BRC20 não é mais apenas uma cadeia de código, e o grupo do projeto começou a fazer uma série de funções, como lançadores, transações de agregação, etc., para reproduzir a forma de Ethereum DeFi para aumentar a liquidez do mercado.
龙头:ORDI
ORDI é o primeiro token BRC20 baseado no protocolo Ordinals, que foi implantado em 8 de março de 2023, com um montante total de 21 milhões, e atualmente está listado em muitos CEXs convencionais.
02 Etiões
Após este período de fermentação, o protocolo de inscrição Ethereum Ethions, no qual a inscrição ETHS também tem um forte desempenho no mercado de inscrições.
O conceito de Ethions foi proposto por Tom Lehman, cofundador da Genius, e em 17 de junho de 2023, um mecanismo de busca e um site foram desenvolvidos para o protocolo. A proposta da Ethions segue o modelo do protocolo Ordinals sobre Bitcoin, que visa reduzir o custo de cunhagem de NFTs e promover a popularização de NFTs.
Mas até agora, pode ser porque o NFT foi desenvolvido no Ethereum e foi medíocre, mas o jogo de token semelhante ao BRC20 foi desenvolvido inesperadamente. Quando Ethions foi proposto pela primeira vez, muitas pessoas pensaram que o Ethereum estava voltando o relógio na história, e muitas pessoas foram influenciadas por esse tipo de comentários e ignoraram diretamente a inscrição do Ethereum, mas a verdade é o oposto, mas a maioria das pessoas que estão promovendo mais atualmente são os primeiros detentores.
Projeto Inicial: ETHS
Em 17 de junho, o primeiro ETHS foi queimado por um usuário desconhecido como a primeira "moeda conceito" do protocolo de inscrição Ethereum Ethions, com um total de 21.000 tokens, e em 8 de setembro, Ethions anunciou oficialmente o ETHS como o token oficial.
##03 ***
Três meses após o lançamento do Ordinals, outro desenvolvedor notou o Ordinals e achou que ele tinha algumas deficiências, e após meio ano de pesquisa, o protocolo Atomicals foi desenvolvido no início de setembro. Atomicals é um protocolo construído sobre a rede Bitcoin que permite a criação, transferência e atualização de vários itens digitais na rede Bitcoin, como NFTs digitais nativos, NFTs de jogos, identidades digitais, nomes de domínio e redes sociais. Ao mesmo tempo, o protocolo também suporta a criação de tokens fungíveis, o que permite a emissão e negociação de tokens na rede Bitcoin.
Atomicals é diferente de Ordinals na medida em que repensa como a emissão de token justa ocorre na rede Bitcoin. O protocolo usa sat, a menor unidade de Bitcoin, como a unidade base de token, e o UTXO de cada sat é usado para representar um token independente, o que significa que 1 token é igual a 1 sat. Ao vincular UTXOs a tokens, o protocolo Atomicals evita a complexidade enfrentada pelos ordinais e aumenta a descentralização de todo o sistema.
Além disso, como os UTXOs podem ser combinados em transações Bitcoin, isso aumenta a programabilidade dos Tokens ARC20. **Teoricamente, a troca entre Bitcoin e ARC20 Token só precisa ajustar a entrada e saída do UTXO. Atomicals emprega um design chamado "atomicidade" para que o cálculo da transação de token seja tratado inteiramente pela rede Bitcoin.
No geral, o Atomicals é um protocolo de token baseado em Bitcoin que redesenha a forma como os tokens são emitidos e negociados para torná-lo mais alinhado com a natureza descentralizada e nativa do Bitcoin, bem como com a cultura e filosofia da comunidade Bitcoin. **Em comparação com o BRC20, alguns KOLs seniores estão mais otimistas sobre o desenvolvimento do ARC20 porque sentem que está mais alinhado com o "espírito blockchain". **
Mas no momento, existem muitos problemas em Atomicals, que é sobre a introdução de proof-of-work (POW) no processo de casting do ARC20 Token, e a marcha precisa executar o nó completo da rede Bitcoin para participar da cunhagem, embora garanta a justiça e descentralização da cunhagem, embora se diga que qualquer pessoa pode participar, mas o alto limiar técnico realmente restringe a participação da grande maioria das pessoas, e a tecnologia subjacente não é perfeita, resultando em usuários fazendo transferências Bitcoin, é fácil de usar ARC20 O token é perdido.
**Existem três tipos principais de ativos para Atomicals: NFTs, BRC20-like ARC20 e domain-like Realms, com o projeto inicial atual sendo o ATOM do ARC20. **
Projeto inicial: ATOM
Na madrugada de 21 de setembro, alguém emitiu o Token ATOM através da Atomicals, que precisa executar um nó completo de Bitcoin para cunhagem, que foi minerado em cerca de 5 horas, como o primeiro Token no ecossistema Atomicals, com um total de 21.000 tokens e 1.000 tokens cada.
04 Runas & Pipe
Em 26 de setembro, o fundador da Ordinals, Casey, tuitou que a Ordinals tem muitas inscrições inúteis, 99% das quais são fraudes e não se encaixam em sua filosofia de desenvolvimento, e ao mesmo tempo propôs Runes (Runes Protocol), cujo objetivo é criar um protocolo simples baseado em UTXO que permitirá que os usuários do Bitcoin tenham uma boa experiência**. Este protocolo visa reduzir o problema de esgotamento dos recursos da rede Bitcoin, especialmente os "perigos de lixo UTXO" associados ao protocolo BRC-20. Alguns comentaram que Casey não ganhou dinheiro por causa do lançamento do protocolo ordinais. **Em 2 de novembro, Casey disse em um espaço que suspenderia o desenvolvimento do protocolo Runes e continuaria a se concentrar na otimização do protocolo Ordinals. **
Enquanto o fundador da Trac, Benny, o atualizou para o protocolo Pipe dois dias depois, com base no conceito proposto por Casey. **O protocolo Pipe é uma combinação de ideias de ordinais e runas. O Pipe não só é mais conveniente e fácil de usar para construtores e usuários do que o BRC20, mas também herda o conceito de cunhagem justa BRC-20 que o RUNES não tem, e uma das vantagens óbvias do Runes sobre o BRC-20 é que ele é compatível com a Lightning Network.
Projeto Inicial: Pipe
Benny lançou o primeiro token de protocolo Pipe baseado em runas em 27 de setembro de 2023, com um montante total de 21 milhões.
05 Ativos Taproot
A popularidade do BRC20 levou a Lightning Labs a lançar o Taproot Assets, um protocolo para emissão de tokens na rede principal do Bitcoin. Ao contrário de outros protocolos semelhantes, o Taproot Assets não armazena a transferência, cunhagem e outros códigos funcionais do token na rede principal do Bitcoin, mas grava as informações do token no script de saída da transação da rede principal do Bitcoin. A Taproot Assets trata a mainnet Bitcoin como um registro para tokens, mas não depende do funcionamento completo da mainnet Bitcoin. Para negociar tokens, esses tokens devem ser depositados na Lightning Network. Devido ao design do Taproot Assets, o armazenamento e a indexação de tokens precisam depender de serviços de terceiros.
Sem esses serviços, os tokens podem ser perdidos permanentemente. Como resultado, os usuários podem optar por executar seu próprio nó completo Bitcoin e cliente Taproot Assets, ou confiar inteiramente em um servidor centralizado para negociar tokens Taproot Assets. Isso torna o Taproot Assets um dos protocolos mais centralizados no protocolo Bitcoin Token. Além disso, o método de emissão de token do Taproot Assets também é diferente. Os usuários não podem criar tokens diretamente na rede principal do Bitcoin. Pelo contrário, a emissão de tokens é feita através do endereço da parte do projeto de uma só vez e, em seguida, a equipe do projeto transfere os tokens para a Lightning Network para distribuição.
早期项目:Truque & Treat
Com um fornecimento total de 420 milhões, metade cada, o Bitcoin Lightning Network Nostr caiu quase 20% para os usuários, o primeiro memecoin na Lightning Network.
06 RGB
O protocolo RGB foi proposto por Peter Todd em 2016 e, em 2023, o protocolo RGB ganhou atenção novamente em meio ao boom de desenvolvimento do ecossistema de contratos inteligentes no Bitcoin.
RGB é um sistema de contrato inteligente baseado em Bitcoin e na Lightning Network. Seu objetivo é introduzir a funcionalidade de contrato inteligente na rede Bitcoin, semelhante aos contratos inteligentes do Ethereum. O RGB permite a verificação e atualização de contratos inteligentes traduzindo o estado do contrato inteligente em uma prova curta e armazenando a prova no UTXO do Bitcoin. Cada alteração de estado cria uma nova UTXO para armazenar a prova da alteração.
Os dados de contrato inteligente do RGB existem totalmente off-chain e são gerenciados por nós RGB dedicados. Os usuários podem verificar as mudanças no estado do contrato escaneando os UTXOs na cadeia Bitcoin. O RGB foi projetado para que o Bitcoin possa ter a funcionalidade de contrato inteligente, mas ao contrário do Ethereum, o estado dos contratos inteligentes do RGB é independente e não compartilhado. A RGB também depende da Lightning Network para permitir a interoperabilidade entre vários contratos.
No momento, não há nenhuma aplicação para RGB para ser usado para layout, mas é apoiado pelo Tether, e a popularidade do protocolo Bitcoin continua, então o desenvolvimento do RGB é digno de atenção a longo prazo.
07 Resumo
O acima é a introdução relevante para o protocolo Bitcoin, pode-se ver que os novos deste ano são otimizados com base em ordinais, **Com a explosão do BRC20, ele também transmitiu o boom de fundição de inscrição para outras cadeias públicas, como dogim em Doge, pols em Polygon, sols em Solana, etc.
Sempre que uma nova tecnologia ou uma nova trilha sair, ela passará pelos estágios de ser invisível, olhar para baixo, não entender e tarde demais, especialmente na indústria de blockchain. Desde o nascimento do Bitcoin até o desenvolvimento de DeFi, NFT e outras faixas na última rodada do bull market, sempre haverá uma onda de pessoas que saltam para se opor a ele, pensando que é inútil e hype, mas os fatos ensinaram a todos uma lição repetidamente. Embora os maiores beneficiários deste mercado BRC20 sejam os mineradores, dar aos usuários a motivação para aprender sobre carteiras Bitcoin, endereços e outros conhecimentos relacionados pode muito bem promover o desenvolvimento do ecossistema.
Pode-se dizer que a última onda de bull market foi desencadeada pelo desenvolvimento DeFi do Ethereum, e esse bull market nos permite pelo menos ver que o ecossistema Bitcoin tem a esperança de fazer o mesmo.