Zircuit é uma rede blockchain inovadora de Camada 2 que combina uma arquitetura híbrida de ZK-Rollups e Optimistic Rollups, projetada para fornecer uma solução eficiente, segura e de baixo custo. É totalmente compatível com a Máquina Virtual Ethereum (EVM) e permite que os desenvolvedores migrem facilmente as aplicações existentes do Ethereum, beneficiando-se de uma maior capacidade de transação e taxas mais baixas.
Zircuit também introduz um sistema de segurança único on-chain que previne eficazmente vulnerabilidades de contratos inteligentes e ataques maliciosos através de segurança ao nível do sequenciador e mecanismos de IA automatizados. Isso garante a segurança e estabilidade da rede e fornece um forte suporte para aplicações descentralizadas, impulsionando a adoção e desenvolvimento de tecnologias blockchain em DeFi, NFTs e Web3.
Website oficial da Zircuit (Fonte: Zircuit)
A equipa fundadora da Zircuit é composta por quatro profissionais experientes com formação em prestigiadas universidades. Eles têm uma ampla gama de experiência tanto em tecnologia como em negócios.
No aspecto técnico, os co-fundadores Jan e Martin, ambos doutorados pela Universidade de Waterloo, no Canadá, trazem uma vasta experiência em auditoria e segurança de contratos inteligentes. Com mais de uma década de experiência em engenharia de software, eles ocuparam anteriormente cargos-chave em empresas líderes, especializando-se em auditorias de segurança de contratos inteligentes. Seu extenso histórico destaca o compromisso deles em garantir a estabilidade, segurança e acessibilidade do plataforma.
No âmbito empresarial, Angel e Krishna supervisionam a estratégia e as operações. Com profunda envolvimento na indústria de criptomoedas desde 2016, eles investiram coletivamente e forneceram orientação estratégica a vários projetos. A sua colaboração de longa data e confiança mútua têm fomentado uma parceria sólida, impulsionando o crescimento e sucesso da Zircuit.
A Zircuit conseguiu arrecadar fundos com sucesso em duas rodadas, com valores específicos de investimento não divulgados. A primeira rodada, concluída em 11 de junho de 2024, foi liderada pela Binance Labs. Na segunda rodada, concluída em 22 de julho de 2024, houve a participação da Binance Labs, Mirana Ventures, Amber Group, Selini, Robot Ventures, Nomad Capital, Borderless Capital e uma rede de investidores anjos representando projetos proeminentes como Renzo, Etherfi, Pendle, Parallel, LayerZero, Axelar, F2Pool, Nonce, KelpDAO, ETHGlobal e Maelstrom.
As duas principais características do Zircuit são a Segurança ao Nível do Sequenciador (SLS) e a arquitetura híbrida dos ZK Rollups. Essas características melhoram significativamente a segurança, eficiência e escalabilidade do Zircuit.
SLS é um mecanismo de segurança fornecido pela Zircuit. Ele foi projetado para evitar que transações maliciosas sejam incluídas em blocos na rede Layer 2. Nos sistemas tradicionais de Rollup, as transações são primeiro colocadas em um Mempool e depois empacotadas sequencialmente em blocos. O mecanismo SLS monitora essas transações pendentes em tempo real, identifica transações maliciosas potenciais e impede que sejam incluídas em blocos antes de serem processadas. Ao combinar métodos de detecção paralela e sequencial, o SLS pode identificar e isolar rapidamente e com precisão transações maliciosas, minimizando o impacto no desempenho do sequenciador.
A arquitetura híbrida da Zircuit combina a tecnologia Rollup tradicional com a tecnologia de prova de conhecimento zero (ZK) para fornecer uma solução eficiente e escalável. Nesta arquitetura, as transações são tratadas primeiro pelo sequenciador, que determina quais transações devem ser incluídas no bloco L2. Em seguida, o mecanismo de execução processa essas transações, atualizando o estado L2. Em seguida, o provador gera provas de validade para essas transações para garantir que todas as operações sejam realizadas de acordo com as regras. Por fim, esses blocos L2 validados são enviados ao L1 por meio de provas agregadas para garantir a finalidade da transação.
Por exemplo, suponha que o utilizador A inicie uma transferência de ETH na Zircuit. A transferência passa por várias etapas: Primeiro, o sequenciador adiciona esta transação a um bloco L2 pendente. Em seguida, o motor de execução processa a transação e atualiza o saldo da conta. Depois, o provador gera uma prova de validade, demonstrando que a transação é legal e adere às regras da rede. Para melhorar a eficiência, a Zircuit utiliza processamento paralelo, que permite a geração simultânea de várias provas e a sua agregação numa prova de validade final. Finalmente, esta prova é submetida ao L1 (cadeia principal do Ethereum) para confirmação final e atualizações de estado. Este processo garante a segurança e legalidade da transação, bem como melhora a velocidade de processamento e a eficiência geral do sistema através de computação paralela e agregação de provas.
Visão geral da arquitetura SLS (Fonte: Zircuit)
A arquitetura da Zircuit aproveita uma solução híbrida ZK Rollup, integrando a tecnologia de prova de conhecimento zero com a infraestrutura Rollup para fornecer uma solução eficiente, segura e econômica de escala de blockchain. Componentes chave como Sequenciadores, Provadores e Contratos Inteligentes colaboram perfeitamente para garantir o processamento suave de transações e a finalidade.
Através desses componentes, Zircuit alcança processamento eficiente de transações, finalidade de baixa latência e alta escalabilidade, mantendo a segurança e confiabilidade do sistema.
Para dar um exemplo: em termos de fluxo de transação, o Zircuit suporta transações iniciadas a partir da cadeia principal Ethereum (L1) ou diretamente da Camada 2 do Zircuit (L2). Seja uma transação de depósito (como a transferência de tokens ETH ou ERC-20) ou uma transação interna L2 (como transferências de ativos entre contas ou chamadas de contratos inteligentes), todas as transações são processadas pelos nós Rollup do Zircuit. Especificamente, o sequenciador determina quais transações devem ser incluídas no bloco L2 e passa os depósitos e outras transações L2 para o mecanismo de execução. Este último as processa e gera o estado L2 atualizado. Esses lotes de transações são então enviados para o L1 pelo Loteador para garantir a disponibilidade e transparência dos dados.
Após a conclusão da transação, a Zircuit usa os provadores para validar os blocos L2. Cada provador desempenha um papel específico no processo de prova, como comprovar a correção da execução da transação ou verificar a correção das operações de hash relacionadas. Essas operações são processadas em paralelo para melhorar a velocidade de geração de provas, e várias provas são agregadas para otimizar o processo de validação. Finalmente, as provas de validade geradas são submetidas aos contratos inteligentes da cadeia principal do Ethereum (L1) para verificação, o que garante que as alterações de estado no bloco L2 são legítimas.
Processo de fluxo de transação (fonte:Zircuit)
O Token Zircuit (ZRC) é o token nativo da rede Zircuit, projetado para alimentar e incentivar o ecossistema. Com um fornecimento total de 10 bilhões de tokens, a distribuição do ZRC é estrategicamente alocada em várias áreas, incluindo airdrops, recompensas da comunidade, desenvolvimento do ecossistema, equipe, investidores e mais, garantindo uma estrutura de incentivos ampla e equilibrada.
Airdrops e Recompensas da Comunidade (21%)
21% do fornecimento total de ZRC é alocado para airdrops e recompensas da comunidade, dividido da seguinte forma:
Governança Comunitária (13.08%)
13,08% dos tokens ZRC são alocados para governança da comunidade e desenvolvimento do ecossistema. Após um período de carência de 1 ano, os tokens restantes serão investidos linearmente nos próximos 24 meses.
Desenvolvimento do Ecossistema (17.93%)
17,93% dos tokens são alocados para apoiar o desenvolvimento do ecossistema da Zircuit, incluindo inovação tecnológica, parcerias e expansão de mercado. Esta parte também tem um período de carência de 1 ano, com investimento linear ao longo dos 24 meses subsequentes.
Fundação (18.70%)
18.70% do ZRC é alocado para o fundo de desenvolvimento da fundação para a sustentabilidade a longo prazo da rede Zircuit. Da mesma forma, após um período de carência de 1 ano, as tokens serão investidas linearmente ao longo dos próximos 24 meses.
Equipa (18.74%)
18,74% do ZRC é alocado para a equipe da Zircuit, com o objetivo de incentivar a equipe a trabalhar para o sucesso a longo prazo do projeto. Esta parte também tem um período de carência de 1 ano, com investimento linear ao longo dos 24 meses subsequentes.
Investidores (10.55%)
10,55% do ZRC é alocado para investidores iniciais, com os tokens sujeitos a um período de carência de 1 ano e um vesting linear ao longo dos próximos 24 meses.
Cronograma de Desbloqueio ZRC (Fonte: Zircuit)
A campanha de staking anterior da Zircuit atraiu uma atenção significativa e participação, com montantes totais apostados ultrapassando os $2.5 bilhões.
Zircuit realizou duas rodadas de airdrops e campanhas de pontos, apresentando os Airdrops da Temporada 1 e da Temporada 2, juntamente com atividades de staking e pontos associados. Essas iniciativas são projetadas para incentivar o envolvimento dos usuários com o ecossistema Zircuit, recompensar os primeiros apoiadores e impulsionar a liquidez e o crescimento da plataforma.
Como participar:
Os utilizadores podem participar no ecossistema Zircuit ao apostar ativos (incluindo tokens ETH e LST/LRT) e ganhar pontos. A Zircuit incentiva a aposta em tokens LST/LRT, oferecendo diferentes multiplicadores para os ativos apostados, com as seguintes regras específicas:
Para estimular ainda mais a participação ativa no ecossistema Zircuit, aumentar a atividade e a liquidez e reforçar a segurança da mainnet, a Zircuit implementou várias medidas de incentivo. Por exemplo, durante o lançamento da mainnet, os utilizadores receberão tokens ZRC por cada pagamento de taxa de gás, com a oportunidade de ganhar até 100.000 ZRC.
A arquitetura de ponta da Zircuit e os mecanismos de incentivo fornecem suporte robusto para o crescimento do ecossistema e o envolvimento dos usuários. Apresentando Segurança de Nível de Sequenciador (SLS) e uma estrutura híbrida ZK Rollup, a Zircuit oferece uma solução de blockchain altamente eficiente, segura e econômica para desenvolvedores. Além disso, por meio de uma série de distribuições aéreas, recompensas de aposta e outros incentivos, a Zircuit estimula ativamente a liquidez e impulsiona o crescimento dentro de seu ecossistema.
Пригласить больше голосов
Zircuit é uma rede blockchain inovadora de Camada 2 que combina uma arquitetura híbrida de ZK-Rollups e Optimistic Rollups, projetada para fornecer uma solução eficiente, segura e de baixo custo. É totalmente compatível com a Máquina Virtual Ethereum (EVM) e permite que os desenvolvedores migrem facilmente as aplicações existentes do Ethereum, beneficiando-se de uma maior capacidade de transação e taxas mais baixas.
Zircuit também introduz um sistema de segurança único on-chain que previne eficazmente vulnerabilidades de contratos inteligentes e ataques maliciosos através de segurança ao nível do sequenciador e mecanismos de IA automatizados. Isso garante a segurança e estabilidade da rede e fornece um forte suporte para aplicações descentralizadas, impulsionando a adoção e desenvolvimento de tecnologias blockchain em DeFi, NFTs e Web3.
Website oficial da Zircuit (Fonte: Zircuit)
A equipa fundadora da Zircuit é composta por quatro profissionais experientes com formação em prestigiadas universidades. Eles têm uma ampla gama de experiência tanto em tecnologia como em negócios.
No aspecto técnico, os co-fundadores Jan e Martin, ambos doutorados pela Universidade de Waterloo, no Canadá, trazem uma vasta experiência em auditoria e segurança de contratos inteligentes. Com mais de uma década de experiência em engenharia de software, eles ocuparam anteriormente cargos-chave em empresas líderes, especializando-se em auditorias de segurança de contratos inteligentes. Seu extenso histórico destaca o compromisso deles em garantir a estabilidade, segurança e acessibilidade do plataforma.
No âmbito empresarial, Angel e Krishna supervisionam a estratégia e as operações. Com profunda envolvimento na indústria de criptomoedas desde 2016, eles investiram coletivamente e forneceram orientação estratégica a vários projetos. A sua colaboração de longa data e confiança mútua têm fomentado uma parceria sólida, impulsionando o crescimento e sucesso da Zircuit.
A Zircuit conseguiu arrecadar fundos com sucesso em duas rodadas, com valores específicos de investimento não divulgados. A primeira rodada, concluída em 11 de junho de 2024, foi liderada pela Binance Labs. Na segunda rodada, concluída em 22 de julho de 2024, houve a participação da Binance Labs, Mirana Ventures, Amber Group, Selini, Robot Ventures, Nomad Capital, Borderless Capital e uma rede de investidores anjos representando projetos proeminentes como Renzo, Etherfi, Pendle, Parallel, LayerZero, Axelar, F2Pool, Nonce, KelpDAO, ETHGlobal e Maelstrom.
As duas principais características do Zircuit são a Segurança ao Nível do Sequenciador (SLS) e a arquitetura híbrida dos ZK Rollups. Essas características melhoram significativamente a segurança, eficiência e escalabilidade do Zircuit.
SLS é um mecanismo de segurança fornecido pela Zircuit. Ele foi projetado para evitar que transações maliciosas sejam incluídas em blocos na rede Layer 2. Nos sistemas tradicionais de Rollup, as transações são primeiro colocadas em um Mempool e depois empacotadas sequencialmente em blocos. O mecanismo SLS monitora essas transações pendentes em tempo real, identifica transações maliciosas potenciais e impede que sejam incluídas em blocos antes de serem processadas. Ao combinar métodos de detecção paralela e sequencial, o SLS pode identificar e isolar rapidamente e com precisão transações maliciosas, minimizando o impacto no desempenho do sequenciador.
A arquitetura híbrida da Zircuit combina a tecnologia Rollup tradicional com a tecnologia de prova de conhecimento zero (ZK) para fornecer uma solução eficiente e escalável. Nesta arquitetura, as transações são tratadas primeiro pelo sequenciador, que determina quais transações devem ser incluídas no bloco L2. Em seguida, o mecanismo de execução processa essas transações, atualizando o estado L2. Em seguida, o provador gera provas de validade para essas transações para garantir que todas as operações sejam realizadas de acordo com as regras. Por fim, esses blocos L2 validados são enviados ao L1 por meio de provas agregadas para garantir a finalidade da transação.
Por exemplo, suponha que o utilizador A inicie uma transferência de ETH na Zircuit. A transferência passa por várias etapas: Primeiro, o sequenciador adiciona esta transação a um bloco L2 pendente. Em seguida, o motor de execução processa a transação e atualiza o saldo da conta. Depois, o provador gera uma prova de validade, demonstrando que a transação é legal e adere às regras da rede. Para melhorar a eficiência, a Zircuit utiliza processamento paralelo, que permite a geração simultânea de várias provas e a sua agregação numa prova de validade final. Finalmente, esta prova é submetida ao L1 (cadeia principal do Ethereum) para confirmação final e atualizações de estado. Este processo garante a segurança e legalidade da transação, bem como melhora a velocidade de processamento e a eficiência geral do sistema através de computação paralela e agregação de provas.
Visão geral da arquitetura SLS (Fonte: Zircuit)
A arquitetura da Zircuit aproveita uma solução híbrida ZK Rollup, integrando a tecnologia de prova de conhecimento zero com a infraestrutura Rollup para fornecer uma solução eficiente, segura e econômica de escala de blockchain. Componentes chave como Sequenciadores, Provadores e Contratos Inteligentes colaboram perfeitamente para garantir o processamento suave de transações e a finalidade.
Através desses componentes, Zircuit alcança processamento eficiente de transações, finalidade de baixa latência e alta escalabilidade, mantendo a segurança e confiabilidade do sistema.
Para dar um exemplo: em termos de fluxo de transação, o Zircuit suporta transações iniciadas a partir da cadeia principal Ethereum (L1) ou diretamente da Camada 2 do Zircuit (L2). Seja uma transação de depósito (como a transferência de tokens ETH ou ERC-20) ou uma transação interna L2 (como transferências de ativos entre contas ou chamadas de contratos inteligentes), todas as transações são processadas pelos nós Rollup do Zircuit. Especificamente, o sequenciador determina quais transações devem ser incluídas no bloco L2 e passa os depósitos e outras transações L2 para o mecanismo de execução. Este último as processa e gera o estado L2 atualizado. Esses lotes de transações são então enviados para o L1 pelo Loteador para garantir a disponibilidade e transparência dos dados.
Após a conclusão da transação, a Zircuit usa os provadores para validar os blocos L2. Cada provador desempenha um papel específico no processo de prova, como comprovar a correção da execução da transação ou verificar a correção das operações de hash relacionadas. Essas operações são processadas em paralelo para melhorar a velocidade de geração de provas, e várias provas são agregadas para otimizar o processo de validação. Finalmente, as provas de validade geradas são submetidas aos contratos inteligentes da cadeia principal do Ethereum (L1) para verificação, o que garante que as alterações de estado no bloco L2 são legítimas.
Processo de fluxo de transação (fonte:Zircuit)
O Token Zircuit (ZRC) é o token nativo da rede Zircuit, projetado para alimentar e incentivar o ecossistema. Com um fornecimento total de 10 bilhões de tokens, a distribuição do ZRC é estrategicamente alocada em várias áreas, incluindo airdrops, recompensas da comunidade, desenvolvimento do ecossistema, equipe, investidores e mais, garantindo uma estrutura de incentivos ampla e equilibrada.
Airdrops e Recompensas da Comunidade (21%)
21% do fornecimento total de ZRC é alocado para airdrops e recompensas da comunidade, dividido da seguinte forma:
Governança Comunitária (13.08%)
13,08% dos tokens ZRC são alocados para governança da comunidade e desenvolvimento do ecossistema. Após um período de carência de 1 ano, os tokens restantes serão investidos linearmente nos próximos 24 meses.
Desenvolvimento do Ecossistema (17.93%)
17,93% dos tokens são alocados para apoiar o desenvolvimento do ecossistema da Zircuit, incluindo inovação tecnológica, parcerias e expansão de mercado. Esta parte também tem um período de carência de 1 ano, com investimento linear ao longo dos 24 meses subsequentes.
Fundação (18.70%)
18.70% do ZRC é alocado para o fundo de desenvolvimento da fundação para a sustentabilidade a longo prazo da rede Zircuit. Da mesma forma, após um período de carência de 1 ano, as tokens serão investidas linearmente ao longo dos próximos 24 meses.
Equipa (18.74%)
18,74% do ZRC é alocado para a equipe da Zircuit, com o objetivo de incentivar a equipe a trabalhar para o sucesso a longo prazo do projeto. Esta parte também tem um período de carência de 1 ano, com investimento linear ao longo dos 24 meses subsequentes.
Investidores (10.55%)
10,55% do ZRC é alocado para investidores iniciais, com os tokens sujeitos a um período de carência de 1 ano e um vesting linear ao longo dos próximos 24 meses.
Cronograma de Desbloqueio ZRC (Fonte: Zircuit)
A campanha de staking anterior da Zircuit atraiu uma atenção significativa e participação, com montantes totais apostados ultrapassando os $2.5 bilhões.
Zircuit realizou duas rodadas de airdrops e campanhas de pontos, apresentando os Airdrops da Temporada 1 e da Temporada 2, juntamente com atividades de staking e pontos associados. Essas iniciativas são projetadas para incentivar o envolvimento dos usuários com o ecossistema Zircuit, recompensar os primeiros apoiadores e impulsionar a liquidez e o crescimento da plataforma.
Como participar:
Os utilizadores podem participar no ecossistema Zircuit ao apostar ativos (incluindo tokens ETH e LST/LRT) e ganhar pontos. A Zircuit incentiva a aposta em tokens LST/LRT, oferecendo diferentes multiplicadores para os ativos apostados, com as seguintes regras específicas:
Para estimular ainda mais a participação ativa no ecossistema Zircuit, aumentar a atividade e a liquidez e reforçar a segurança da mainnet, a Zircuit implementou várias medidas de incentivo. Por exemplo, durante o lançamento da mainnet, os utilizadores receberão tokens ZRC por cada pagamento de taxa de gás, com a oportunidade de ganhar até 100.000 ZRC.
A arquitetura de ponta da Zircuit e os mecanismos de incentivo fornecem suporte robusto para o crescimento do ecossistema e o envolvimento dos usuários. Apresentando Segurança de Nível de Sequenciador (SLS) e uma estrutura híbrida ZK Rollup, a Zircuit oferece uma solução de blockchain altamente eficiente, segura e econômica para desenvolvedores. Além disso, por meio de uma série de distribuições aéreas, recompensas de aposta e outros incentivos, a Zircuit estimula ativamente a liquidez e impulsiona o crescimento dentro de seu ecossistema.