O setor de moedas estáveis em rápido crescimento recebeu um novo jogador poderoso. Em 20 de fevereiro, YLDS, uma moeda estável com juros desenvolvida pela Figure Markets, tornou-se o primeiro título de segurança aprovado pela SEC. Ligado ao dólar dos EUA, o YLDS é classificado como um produto financeiro semelhante a ações ou títulos e atualmente oferece aos usuários um rendimento anualizado de aproximadamente 3,79%.
Como subsidiária integral da empresa de empréstimos blockchain Figure, a Figure Markets está a construir um mercado de custódia descentralizado que integra vários ativos, incluindo criptomoedas, ações, obrigações e produtos de crédito. O objetivo é impulsionar a democratização financeira. Além da sua solução de stablecoin, a Figure Markets e a sua empresa-mãe Figure oferecem uma ampla gama de produtos e serviços financeiros baseados em blockchain, incluindo ativos tokenizados, empréstimos, negociação e fundos de private equity. Tudo isto posiciona-se na vanguarda da inovação financeira de próxima geração.
Este artigo analisa em profundidade o ecossistema da Figure, abrangendo a sua equipa e antecedentes de financiamento, a blockchain Provenance, a plataforma Figure Markets, a sua stablecoin principal YLDS, desenvolvimento do ecossistema e a sua economia de tokens baseada em $Hash. Vamos explorar o seu potencial de crescimento e os desafios futuros.
A Figure é uma empresa de serviços financeiros com sede nos EUA que construiu um processo inovador de originação de empréstimos na blockchain Provenance para melhorar a eficiência do mercado de empréstimos e reduzir custos.
A empresa oferece principalmente empréstimos de Linha de Crédito com Garantia Hipotecária (HELOC), que permitem aos utilizadores pedir emprestado contra o capital nas suas casas a taxas de juros mais baixas com aprovação mais rápida e desembolso de fundos. De acordo com a Figura, é o principal fornecedor de HELOC não bancário nos EUA e desbloqueou mais de $13 biliões em capital imobiliário para mais de 160,000 utilizadores em 49 estados. A empresa também estabeleceu parcerias com mais de 100 empresas de corretagem. Para além do HELOC, a Figure fornece empréstimos pessoais que permitem aos utilizadores pedir emprestado contra BTC ou ETH como garantia.
Fonte: @mcagney
Fundada em 2018, a Figure estabeleceu a Figure Markets como uma entidade independente em março de 2024 para apoiar seu crescente ecossistema. Atualmente, a Figure Markets opera uma bolsa de criptomoedas e uma plataforma de fundo de private equity na blockchain Provenance. Sua moeda estável que gera juros, YLDS, recebeu aprovação da SEC em fevereiro de 2024 após mais de um ano de revisão regulatória. Isso a torna a primeira moeda estável com rendimento regulada pela SEC que fornece aos usuários uma solução de geração de juros estável e conforme.
A Figure também lançou $Hash, a moeda nativa da sua blockchain Provenance. Com um fornecimento total de 100 bilhões, $Hash utiliza um mecanismo dinâmico de inflação e queima e desempenha funções chave dentro da rede, incluindo staking, governança e processamento de transações.
A Figure foi fundada por uma equipe de profissionais financeiros experientes, liderados pelo empresário americano Mike Cagney e sua esposa, June Ou. Mike Cagney atua como CEO da Figure e de sua subsidiária, a Figure Markets, supervisionando a direção estratégica e o crescimento da empresa.
Cagney também é um empreendedor em série, tendo fundado várias empresas, incluindo a empresa de software de gestão de património Finaplex, o fundo macro hedge Cabezon Investment Group e a plataforma de empréstimos Social Finance (SoFi). Pelas suas contribuições para a inovação financeira, também foi nomeado um dos "100 Pessoas que Transformam os Negócios" pela Business Insider.
A Figure demonstrou um impressionante histórico de captação de recursos. Até à data, a empresa assegurou aproximadamente $618 milhões em financiamento de uma ampla gama de investidores, incluindo Ribbit Capital, DCM Ventures, RPM Ventures, DST Global, DCG, Morgan Creek Digital, 10T Holdings, Blockchain.com e Sixth Street.
Além da própria Figure, os projetos de seu ecossistema também atraíram investimentos significativos. Em 2019, sua Blockchain Provenance arrecadou $20 milhões da Nordic Eye Venture Capital. Mais recentemente, em março de 2024, a Figure Markets garantiu uma rodada de Série A de $60 milhões liderada pela Pantera Capital, Lightspeed Venture e Jump Crypto, com a participação da CMT Digital, Distributed Global e Ribbit Capital.
De acordo com a Blockworks Research, o crédito privado tornou-se o segundo maior setor no espaço de tokenização de ativos do mundo real (RWA), totalizando $12.1 bilhões, ficando atrás apenas das stablecoins. Representando aproximadamente 80% deste mercado, a Figure emitiu esses ativos através da Blockchain Provenance.
Origem: @blockworksres
Provenance é uma blockchain de código aberto Layer 1 construída no Cosmos SDK e opera usando um mecanismo de consenso Proof-of-Stake (PoS). É projetada para impulsionar a inovação financeira com capacidades-chave como:
1) Ativos Tokenizados
A Provenance permite aos utilizadores gerir de forma eficiente e digital a vida útil completa dos ativos financeiros na cadeia, incluindo a criação, financiamento e negociação. Suporta uma ampla gama de classes de ativos, como imóveis, obrigações, ações e derivados. De acordo com a Figura, a blockchain Provenance já facilitou mais de $41 biliões em transações de RWA até à data.
2) Arquitetura da Aplicação
Para diminuir as barreiras de desenvolvimento, a Provenance fornece uma arquitetura de aplicativo clara e intuitiva que é estruturada em três camadas distintas:
No seu cerne, a Blockchain da Provenance alimenta funcionalidades críticas como networking, consenso, troca de valor, liquidação, contratos inteligentes e validação de nós.
(Fonte: developer.provenance.io)
Dentro da Provenance, os módulos servem como componentes fundamentais que suportam diversos casos de uso financeiro, incluindo seguros, DeFi e empréstimos. Estes módulos incluem:
Além disso, a Provenance oferece um conjunto de ferramentas SDK, incluindo integração de carteira, streaming de eventos e conectividade de dados. Tudo isso simplifica o desenvolvimento para os construtores de aplicações. Construído no Cosmos SDK, o Provenance é nativamente compatível com o protocolo de Comunicação Inter-Blockchain (IBC). Isso permite interoperabilidade perfeita entre redes de blockchain e melhora significativamente a liquidez de ativos.
Reconhecendo a importância crítica da privacidade e segurança de dados nos serviços financeiros, a Provenance utiliza um módulo de metadados e um repositório de dados off-chain chamado BlockVault para proteger dados financeiros sensíveis. O módulo de metadados armazena e controla permissões de acesso on-chain para registros financeiros. O BlockVault facilita a gestão de dados de ativos em grande escala, tirando partido do armazenamento de objetos e do ID baseado em hash para uma segurança reforçada.
Embora a Provenance seja uma blockchain pública, também suporta zonas privadas. Isso permite que operações comerciais específicas sejam executadas em ambientes de blockchain isolados para uma maior privacidade, mantendo a interoperabilidade com a mainnet.
3) Rede de Validadores
A Provenance depende de uma rede de validadores para manter a segurança e a integridade da rede. Qualquer pessoa pode candidatar-se a ser um validador, mas a seleção é baseada nas classificações de volume de aposta. Os validadores ativos participam na governança e na validação de blocos para ganhar recompensas em troca. No entanto, comportamentos indevidos, como falhas de rede ou dupla assinatura, reduzem os ativos apostados.
Top 10 Nós Validadores de Procedência (Fonte: explorer.provenance.io)
Provenance tem 84 nós validadores ativos, incluindo importantes instituições financeiras, empresas de tecnologia financeira e plataformas DeFi como Blockdaemon, ProvLabs e MP Validador Um.
Figure Markets é um mercado de custódia descentralizado projetado para negociação sem interrupções em várias classes de ativos, incluindo criptomoedas, ações e obrigações. Para aceder a qualquer um dos serviços da plataforma, os utilizadores devem completar a verificação KYC e registar uma conta através do seu portal móvel. A plataforma suporta depósitos em moeda fiduciária e criptomoedas.
Fonte: figuremarkets.com
Atualmente, a Figure Markets opera uma bolsa de criptomoedas e uma plataforma de fundos de private equity, tendo o seu negócio de bolsa como foco principal. Construída na Blockchain de Provenance, a bolsa oferece várias funcionalidades-chave:
O Forward Vault oferece rendimento sobre stablecoins inativas, como USDC, oferecendo até 8% de APY. O interesse acumula-se por hora, com pagamentos distribuídos mensalmente, e os fundos podem ser levantados a qualquer momento. O P2Prime permite aos utilizadores emprestar os seus ativos a mutuários de curto prazo. Utiliza um mecanismo de leilão holandês para combinar os mutuantes com os mutuários de forma eficiente.
A stablecoin YLDS, lançada pela Figure Markets, é classificada como um título e é a primeira stablecoin regulamentada disponível para residentes nos EUA. YLDS oferece pagamentos de juros estáveis e confiáveis. Os juros acumulam diariamente e são distribuídos mensalmente em YLDS. Segundo o fundador da Figure, Mike Cagney, 'YLDS terá amplas aplicações em swaps de garantias, remessas transfronteiriças e canais de pagamento.'
A taxa de juros para YLDS é determinada pela Taxa de Financiamento Garantida durante a Noite (SOFR) menos 50 pontos base, com a taxa de APR atual de YLDS em aproximadamente 3,79%. Por exemplo, se a SOFR estiver em 4,53%, a APR de YLDS seria de 4,03% (4,53% - 0,5%), o que significa que uma posição de $1.000 YLDS geraria cerca de $0,11041 por dia ($1.000 * 4,03% / 365).
De acordo com a DeFiLlama, até 24 de março, a capitalização de mercado global das stablecoins ultrapassou os $232 mil milhões, com a USDT liderando o mercado com uma quota dominante de 62,17%. Comparado com outras stablecoins, o YLDS destaca-se devido a:
YLDS marca um progresso significativo em stablecoins em conformidade com a regulamentação. Os reguladores globais têm cada vez mais escrutinado stablecoins, introduzindo estruturas legais como o Regulamento dos Mercados em Cripto-Ativos (MiCA) da UE. No entanto, as leis federais dos EUA sobre stablecoins permanecem sem resolução, e as regulamentações estaduais são inconsistentes. A aprovação do YLDS pode sinalizar uma mudança na posição da SEC.
$Hash é o token nativo da Blockchain Provenance, originalmente emitido com um fornecimento total de 100 bilhões. Seguindo uma proposta da comunidade recentemente aprovada, o fornecimento passou por uma divisão reversa de 1:100, reduzindo-o para 1 bilhão de tokens. Para manter o equilíbrio do ecossistema, $Hash apresenta uma taxa de inflação dinâmica (1-52,5%) ajustada com base na participação no staking, juntamente com um sistema de leilão de mercado de tokens deflacionário que permite queimaduras permanentes de tokens.
Distribuição do Hash:
A equipe não divulgou um cronograma oficial de desbloqueio. No entanto, em 24 de março, 66,99% dos tokens permaneciam bloqueados, 11,87% estavam apostados e 21,11% estavam em circulação, de acordo com o explorador de blockchain Provenance.
$Hash desempenha múltiplos papéis dentro do ecossistema de Provenance, oferecendo tanto funções de utilidade quanto de governança:
A expansão do ecossistema da Figure centra-se na Blockchain Provenance, onde um programa de subsídios para desenvolvedores fornece financiamento, marketing e suporte técnico para ajudar a construir produtos centrais de serviços financeiros, criando assim mais casos de uso para $Hash. Os parceiros do ecossistema Provenance abrangem carteiras, conformidade, custódia, identidade, segurança, staking e tokenização, incluindo AnChain.AI, Anchorage Digital, Axelar, BitGo, Osmosis, Range, Oasis Pro e Wormhole.
Os produtos da Figure funcionam de forma independente, mas interagem para melhorar a sinergia do ecossistema. Com base nos desenvolvimentos recentes, podem ser antecipadas várias iniciativas estratégicas-chave:
Blockchain de Proveniência: Após a aprovação formal da proposta da comunidade para a Blockchain de Proveniência, a equipe atualizará o fornecimento total de tokens e fará ajustes adicionais aos mecanismos de governança do ecossistema e de deflação. Detalhes específicos serão partilhados em devido tempo. Estrategicamente, a equipe focará no recrutamento de parceiros, no desenvolvimento da comunidade e no aprimoramento da governança. Como prioridade, a equipe planeia angariar fundos para a fundação através de uma venda privada de tokens $Hash, enquanto trabalha ativamente em protocolos de interoperabilidade para transferências de ativos entre cadeias.
Mercados da Figure: As otimizações da plataforma e as atualizações da experiência do usuário estão em andamento. A equipe visa mudar de redes institucionais para a adoção no varejo, promovendo mais casos de uso para $Hash e YLDS para melhorar a liquidez. YLDS, em particular, está posicionado para uma adoção generalizada em pagamentos, poupança, liquidações comerciais transfronteiriças, financiamento da cadeia de suprimentos e colaborações governamentais. Espera-se impulsionar a inovação financeira e a eficiência transacional.
A Figure tem mostrado uma força considerável no setor de RWA (Real-World Asset) de crédito privado e atualmente possui três principais impulsionadores para o crescimento: a blockchain Provenance, os Mercados da Figure e YLDS. No entanto, está claro que a Figure enfrenta vários desafios:
Por exemplo, a economia de tokens $Hash está em processo de ajuste. A equipe indicou que planeiam aumentar a participação da fundação para 43% para fomentar o crescimento do ecossistema e procurar uma listagem. Para reforçar a confiança dos utilizadores na detenção de tokens, a equipa deve fornecer clareza e implementar casos de uso adicionais para o token $Hash.
Outro desafio é que, embora o YLDS tenha recebido a aprovação da SEC, isso não garante total conformidade regulamentar. A equipe deve garantir aprovações regulamentares de países e regiões adicionais para atingir uma base de usuários mais ampla e adotar uma abordagem flexível às futuras mudanças regulatórias.
Além disso, embora a blockchain Provenance alimente os produtos da Figure, o seu ecossistema é relativamente fechado. A equipa deve concentrar-se na expansão do ecossistema e no reforço do desenvolvimento da comunidade através de colaborações estratégicas com parceiros da indústria e partes interessadas externas. Também deve criar mais casos de uso financeiro para aumentar o impacto de mercado tanto da Figure como da Provenance.
Por último, embora a blockchain Provenance possa não estar na vanguarda da inovação técnica em certas áreas, pode superar isso integrando mais middleware e módulos. Assim, os desenvolvedores terão ferramentas aprimoradas e criarão casos de uso personalizados que atendam às diversas necessidades dos usuários. Além disso, a equipe precisa dedicar mais recursos para melhorar a interoperabilidade entre cadeias.
A Figure tem como objetivo criar o primeiro mercado de capital privado altamente líquido. Começando com crédito, aproveita a Blockchain Provenance e os Mercados Figure para substituir a infraestrutura de empréstimos tradicional e os processos de originação de empréstimos. O YLDS ainda aproxima as finanças tradicionais e a criptomoeda, ampliando a adoção e os casos de uso.
No entanto, existem desafios em tecnologia, tokenomics, envolvimento da comunidade e governança. Para manter uma vantagem competitiva, a Figure deve aprofundar sua estratégia de diferenciação e continuar evoluindo para solidificar sua posição na indústria.
O setor de moedas estáveis em rápido crescimento recebeu um novo jogador poderoso. Em 20 de fevereiro, YLDS, uma moeda estável com juros desenvolvida pela Figure Markets, tornou-se o primeiro título de segurança aprovado pela SEC. Ligado ao dólar dos EUA, o YLDS é classificado como um produto financeiro semelhante a ações ou títulos e atualmente oferece aos usuários um rendimento anualizado de aproximadamente 3,79%.
Como subsidiária integral da empresa de empréstimos blockchain Figure, a Figure Markets está a construir um mercado de custódia descentralizado que integra vários ativos, incluindo criptomoedas, ações, obrigações e produtos de crédito. O objetivo é impulsionar a democratização financeira. Além da sua solução de stablecoin, a Figure Markets e a sua empresa-mãe Figure oferecem uma ampla gama de produtos e serviços financeiros baseados em blockchain, incluindo ativos tokenizados, empréstimos, negociação e fundos de private equity. Tudo isto posiciona-se na vanguarda da inovação financeira de próxima geração.
Este artigo analisa em profundidade o ecossistema da Figure, abrangendo a sua equipa e antecedentes de financiamento, a blockchain Provenance, a plataforma Figure Markets, a sua stablecoin principal YLDS, desenvolvimento do ecossistema e a sua economia de tokens baseada em $Hash. Vamos explorar o seu potencial de crescimento e os desafios futuros.
A Figure é uma empresa de serviços financeiros com sede nos EUA que construiu um processo inovador de originação de empréstimos na blockchain Provenance para melhorar a eficiência do mercado de empréstimos e reduzir custos.
A empresa oferece principalmente empréstimos de Linha de Crédito com Garantia Hipotecária (HELOC), que permitem aos utilizadores pedir emprestado contra o capital nas suas casas a taxas de juros mais baixas com aprovação mais rápida e desembolso de fundos. De acordo com a Figura, é o principal fornecedor de HELOC não bancário nos EUA e desbloqueou mais de $13 biliões em capital imobiliário para mais de 160,000 utilizadores em 49 estados. A empresa também estabeleceu parcerias com mais de 100 empresas de corretagem. Para além do HELOC, a Figure fornece empréstimos pessoais que permitem aos utilizadores pedir emprestado contra BTC ou ETH como garantia.
Fonte: @mcagney
Fundada em 2018, a Figure estabeleceu a Figure Markets como uma entidade independente em março de 2024 para apoiar seu crescente ecossistema. Atualmente, a Figure Markets opera uma bolsa de criptomoedas e uma plataforma de fundo de private equity na blockchain Provenance. Sua moeda estável que gera juros, YLDS, recebeu aprovação da SEC em fevereiro de 2024 após mais de um ano de revisão regulatória. Isso a torna a primeira moeda estável com rendimento regulada pela SEC que fornece aos usuários uma solução de geração de juros estável e conforme.
A Figure também lançou $Hash, a moeda nativa da sua blockchain Provenance. Com um fornecimento total de 100 bilhões, $Hash utiliza um mecanismo dinâmico de inflação e queima e desempenha funções chave dentro da rede, incluindo staking, governança e processamento de transações.
A Figure foi fundada por uma equipe de profissionais financeiros experientes, liderados pelo empresário americano Mike Cagney e sua esposa, June Ou. Mike Cagney atua como CEO da Figure e de sua subsidiária, a Figure Markets, supervisionando a direção estratégica e o crescimento da empresa.
Cagney também é um empreendedor em série, tendo fundado várias empresas, incluindo a empresa de software de gestão de património Finaplex, o fundo macro hedge Cabezon Investment Group e a plataforma de empréstimos Social Finance (SoFi). Pelas suas contribuições para a inovação financeira, também foi nomeado um dos "100 Pessoas que Transformam os Negócios" pela Business Insider.
A Figure demonstrou um impressionante histórico de captação de recursos. Até à data, a empresa assegurou aproximadamente $618 milhões em financiamento de uma ampla gama de investidores, incluindo Ribbit Capital, DCM Ventures, RPM Ventures, DST Global, DCG, Morgan Creek Digital, 10T Holdings, Blockchain.com e Sixth Street.
Além da própria Figure, os projetos de seu ecossistema também atraíram investimentos significativos. Em 2019, sua Blockchain Provenance arrecadou $20 milhões da Nordic Eye Venture Capital. Mais recentemente, em março de 2024, a Figure Markets garantiu uma rodada de Série A de $60 milhões liderada pela Pantera Capital, Lightspeed Venture e Jump Crypto, com a participação da CMT Digital, Distributed Global e Ribbit Capital.
De acordo com a Blockworks Research, o crédito privado tornou-se o segundo maior setor no espaço de tokenização de ativos do mundo real (RWA), totalizando $12.1 bilhões, ficando atrás apenas das stablecoins. Representando aproximadamente 80% deste mercado, a Figure emitiu esses ativos através da Blockchain Provenance.
Origem: @blockworksres
Provenance é uma blockchain de código aberto Layer 1 construída no Cosmos SDK e opera usando um mecanismo de consenso Proof-of-Stake (PoS). É projetada para impulsionar a inovação financeira com capacidades-chave como:
1) Ativos Tokenizados
A Provenance permite aos utilizadores gerir de forma eficiente e digital a vida útil completa dos ativos financeiros na cadeia, incluindo a criação, financiamento e negociação. Suporta uma ampla gama de classes de ativos, como imóveis, obrigações, ações e derivados. De acordo com a Figura, a blockchain Provenance já facilitou mais de $41 biliões em transações de RWA até à data.
2) Arquitetura da Aplicação
Para diminuir as barreiras de desenvolvimento, a Provenance fornece uma arquitetura de aplicativo clara e intuitiva que é estruturada em três camadas distintas:
No seu cerne, a Blockchain da Provenance alimenta funcionalidades críticas como networking, consenso, troca de valor, liquidação, contratos inteligentes e validação de nós.
(Fonte: developer.provenance.io)
Dentro da Provenance, os módulos servem como componentes fundamentais que suportam diversos casos de uso financeiro, incluindo seguros, DeFi e empréstimos. Estes módulos incluem:
Além disso, a Provenance oferece um conjunto de ferramentas SDK, incluindo integração de carteira, streaming de eventos e conectividade de dados. Tudo isso simplifica o desenvolvimento para os construtores de aplicações. Construído no Cosmos SDK, o Provenance é nativamente compatível com o protocolo de Comunicação Inter-Blockchain (IBC). Isso permite interoperabilidade perfeita entre redes de blockchain e melhora significativamente a liquidez de ativos.
Reconhecendo a importância crítica da privacidade e segurança de dados nos serviços financeiros, a Provenance utiliza um módulo de metadados e um repositório de dados off-chain chamado BlockVault para proteger dados financeiros sensíveis. O módulo de metadados armazena e controla permissões de acesso on-chain para registros financeiros. O BlockVault facilita a gestão de dados de ativos em grande escala, tirando partido do armazenamento de objetos e do ID baseado em hash para uma segurança reforçada.
Embora a Provenance seja uma blockchain pública, também suporta zonas privadas. Isso permite que operações comerciais específicas sejam executadas em ambientes de blockchain isolados para uma maior privacidade, mantendo a interoperabilidade com a mainnet.
3) Rede de Validadores
A Provenance depende de uma rede de validadores para manter a segurança e a integridade da rede. Qualquer pessoa pode candidatar-se a ser um validador, mas a seleção é baseada nas classificações de volume de aposta. Os validadores ativos participam na governança e na validação de blocos para ganhar recompensas em troca. No entanto, comportamentos indevidos, como falhas de rede ou dupla assinatura, reduzem os ativos apostados.
Top 10 Nós Validadores de Procedência (Fonte: explorer.provenance.io)
Provenance tem 84 nós validadores ativos, incluindo importantes instituições financeiras, empresas de tecnologia financeira e plataformas DeFi como Blockdaemon, ProvLabs e MP Validador Um.
Figure Markets é um mercado de custódia descentralizado projetado para negociação sem interrupções em várias classes de ativos, incluindo criptomoedas, ações e obrigações. Para aceder a qualquer um dos serviços da plataforma, os utilizadores devem completar a verificação KYC e registar uma conta através do seu portal móvel. A plataforma suporta depósitos em moeda fiduciária e criptomoedas.
Fonte: figuremarkets.com
Atualmente, a Figure Markets opera uma bolsa de criptomoedas e uma plataforma de fundos de private equity, tendo o seu negócio de bolsa como foco principal. Construída na Blockchain de Provenance, a bolsa oferece várias funcionalidades-chave:
O Forward Vault oferece rendimento sobre stablecoins inativas, como USDC, oferecendo até 8% de APY. O interesse acumula-se por hora, com pagamentos distribuídos mensalmente, e os fundos podem ser levantados a qualquer momento. O P2Prime permite aos utilizadores emprestar os seus ativos a mutuários de curto prazo. Utiliza um mecanismo de leilão holandês para combinar os mutuantes com os mutuários de forma eficiente.
A stablecoin YLDS, lançada pela Figure Markets, é classificada como um título e é a primeira stablecoin regulamentada disponível para residentes nos EUA. YLDS oferece pagamentos de juros estáveis e confiáveis. Os juros acumulam diariamente e são distribuídos mensalmente em YLDS. Segundo o fundador da Figure, Mike Cagney, 'YLDS terá amplas aplicações em swaps de garantias, remessas transfronteiriças e canais de pagamento.'
A taxa de juros para YLDS é determinada pela Taxa de Financiamento Garantida durante a Noite (SOFR) menos 50 pontos base, com a taxa de APR atual de YLDS em aproximadamente 3,79%. Por exemplo, se a SOFR estiver em 4,53%, a APR de YLDS seria de 4,03% (4,53% - 0,5%), o que significa que uma posição de $1.000 YLDS geraria cerca de $0,11041 por dia ($1.000 * 4,03% / 365).
De acordo com a DeFiLlama, até 24 de março, a capitalização de mercado global das stablecoins ultrapassou os $232 mil milhões, com a USDT liderando o mercado com uma quota dominante de 62,17%. Comparado com outras stablecoins, o YLDS destaca-se devido a:
YLDS marca um progresso significativo em stablecoins em conformidade com a regulamentação. Os reguladores globais têm cada vez mais escrutinado stablecoins, introduzindo estruturas legais como o Regulamento dos Mercados em Cripto-Ativos (MiCA) da UE. No entanto, as leis federais dos EUA sobre stablecoins permanecem sem resolução, e as regulamentações estaduais são inconsistentes. A aprovação do YLDS pode sinalizar uma mudança na posição da SEC.
$Hash é o token nativo da Blockchain Provenance, originalmente emitido com um fornecimento total de 100 bilhões. Seguindo uma proposta da comunidade recentemente aprovada, o fornecimento passou por uma divisão reversa de 1:100, reduzindo-o para 1 bilhão de tokens. Para manter o equilíbrio do ecossistema, $Hash apresenta uma taxa de inflação dinâmica (1-52,5%) ajustada com base na participação no staking, juntamente com um sistema de leilão de mercado de tokens deflacionário que permite queimaduras permanentes de tokens.
Distribuição do Hash:
A equipe não divulgou um cronograma oficial de desbloqueio. No entanto, em 24 de março, 66,99% dos tokens permaneciam bloqueados, 11,87% estavam apostados e 21,11% estavam em circulação, de acordo com o explorador de blockchain Provenance.
$Hash desempenha múltiplos papéis dentro do ecossistema de Provenance, oferecendo tanto funções de utilidade quanto de governança:
A expansão do ecossistema da Figure centra-se na Blockchain Provenance, onde um programa de subsídios para desenvolvedores fornece financiamento, marketing e suporte técnico para ajudar a construir produtos centrais de serviços financeiros, criando assim mais casos de uso para $Hash. Os parceiros do ecossistema Provenance abrangem carteiras, conformidade, custódia, identidade, segurança, staking e tokenização, incluindo AnChain.AI, Anchorage Digital, Axelar, BitGo, Osmosis, Range, Oasis Pro e Wormhole.
Os produtos da Figure funcionam de forma independente, mas interagem para melhorar a sinergia do ecossistema. Com base nos desenvolvimentos recentes, podem ser antecipadas várias iniciativas estratégicas-chave:
Blockchain de Proveniência: Após a aprovação formal da proposta da comunidade para a Blockchain de Proveniência, a equipe atualizará o fornecimento total de tokens e fará ajustes adicionais aos mecanismos de governança do ecossistema e de deflação. Detalhes específicos serão partilhados em devido tempo. Estrategicamente, a equipe focará no recrutamento de parceiros, no desenvolvimento da comunidade e no aprimoramento da governança. Como prioridade, a equipe planeia angariar fundos para a fundação através de uma venda privada de tokens $Hash, enquanto trabalha ativamente em protocolos de interoperabilidade para transferências de ativos entre cadeias.
Mercados da Figure: As otimizações da plataforma e as atualizações da experiência do usuário estão em andamento. A equipe visa mudar de redes institucionais para a adoção no varejo, promovendo mais casos de uso para $Hash e YLDS para melhorar a liquidez. YLDS, em particular, está posicionado para uma adoção generalizada em pagamentos, poupança, liquidações comerciais transfronteiriças, financiamento da cadeia de suprimentos e colaborações governamentais. Espera-se impulsionar a inovação financeira e a eficiência transacional.
A Figure tem mostrado uma força considerável no setor de RWA (Real-World Asset) de crédito privado e atualmente possui três principais impulsionadores para o crescimento: a blockchain Provenance, os Mercados da Figure e YLDS. No entanto, está claro que a Figure enfrenta vários desafios:
Por exemplo, a economia de tokens $Hash está em processo de ajuste. A equipe indicou que planeiam aumentar a participação da fundação para 43% para fomentar o crescimento do ecossistema e procurar uma listagem. Para reforçar a confiança dos utilizadores na detenção de tokens, a equipa deve fornecer clareza e implementar casos de uso adicionais para o token $Hash.
Outro desafio é que, embora o YLDS tenha recebido a aprovação da SEC, isso não garante total conformidade regulamentar. A equipe deve garantir aprovações regulamentares de países e regiões adicionais para atingir uma base de usuários mais ampla e adotar uma abordagem flexível às futuras mudanças regulatórias.
Além disso, embora a blockchain Provenance alimente os produtos da Figure, o seu ecossistema é relativamente fechado. A equipa deve concentrar-se na expansão do ecossistema e no reforço do desenvolvimento da comunidade através de colaborações estratégicas com parceiros da indústria e partes interessadas externas. Também deve criar mais casos de uso financeiro para aumentar o impacto de mercado tanto da Figure como da Provenance.
Por último, embora a blockchain Provenance possa não estar na vanguarda da inovação técnica em certas áreas, pode superar isso integrando mais middleware e módulos. Assim, os desenvolvedores terão ferramentas aprimoradas e criarão casos de uso personalizados que atendam às diversas necessidades dos usuários. Além disso, a equipe precisa dedicar mais recursos para melhorar a interoperabilidade entre cadeias.
A Figure tem como objetivo criar o primeiro mercado de capital privado altamente líquido. Começando com crédito, aproveita a Blockchain Provenance e os Mercados Figure para substituir a infraestrutura de empréstimos tradicional e os processos de originação de empréstimos. O YLDS ainda aproxima as finanças tradicionais e a criptomoeda, ampliando a adoção e os casos de uso.
No entanto, existem desafios em tecnologia, tokenomics, envolvimento da comunidade e governança. Para manter uma vantagem competitiva, a Figure deve aprofundar sua estratégia de diferenciação e continuar evoluindo para solidificar sua posição na indústria.