Investir em Bitcoin ou na Faculdade: Qual é mais lucrativo?

Intermediário1/13/2025, 8:40:25 AM
A educação universitária é frequentemente considerada o melhor caminho para ganhos superiores ao longo da vida e liberdade financeira. Os ganhos reais parecem confirmar isso. A trajetória de crescimento do bitcoin criou um caminho alternativo para a liberdade financeira. E se investíssemos em bitcoin em vez de tempo e mensalidades universitárias? O que renderia mais ao longo de uma carreira?

Encaminhar o Título Original: Bitcoin ou Universidade: Qual Investimento Proporciona Maior Liberdade Financeira?

Uma educação universitária é frequentemente considerada como o melhor caminho para rendimentos superiores ao longo da vida e liberdade financeira. Os rendimentos reais parecem confirmar isso. As pessoas com uma licenciatura de quatro anos ganham muito mais ao longo das suas vidas do que aqueles sem - cerca de 75% de acordo com este estudopelo Banco Federal de Reserva de São Francisco. Mas este caminho deve ser ponderado em relação às alternativas. O Bitcoin também é um excelente investimento, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) média de 71% nos últimos dez anos. A trajetória de crescimento do Bitcoin criou um caminho alternativo para a liberdade financeira. E se investíssemos em Bitcoin em vez de tempo e propinas para a universidade? Qual renderia mais ao longo de uma carreira?

VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA

O preço de uma educação universitária tem superou em muito a inflação, com as propinas a subirem mais de 250% em dólares ajustados à inflação nos últimos 40 anos e 830% em termos nominais. Além disso, muitos observadores afirmam que as universidades têm mudado o foco ao longo do tempo parapolitização e controle da falamais do que livre inquérito eentretenimento dos estudantesMais do que uma educação de qualidade, o que leva muitos pais a questionar o investimento. Pais e estudantes estão agora a questionar se a universidade vale mesmo o investimento.A confiança no ensino superior diminuiucaído abruptamente de 57% em 2015 para 36% em 2023. Os estudantes estão começando a votar com os pés; a matrícula na faculdade temcaiu nos EUApara os recém-graduados do ensino médio de um pico de 70% em 2009 para61% em 2023. Pais e alunos estão à procura de outras opções.

Mesmo o prémio salarial de 75% para universitários é enganador. A realidade é que o grupo de estudantes que obtém um diploma de quatro anos tende a ser mais inteligente e trabalhador do que aqueles que começam a trabalhar logo após o ensino médio. Este número não nos diz qual seria o prémio para um estudante individual que poderia obter um diploma de quatro anos, mas opta por não o fazer.

No seu livro O Caso Contra a Educação, Bryan Caplan argumenta que o prémio salarial do ensino superior diminui consideravelmente quando se considera um estudante individual em vez do grupo. A sua extensa análise de dados mostra que o prémio salarial do ensino superior reduz-se para metade quando se isola um estudante individual de capacidade comparável no ensino secundário e no ensino superior. Ou seja, o prémio salarial do ensino superior é de cerca de 38% para um indivíduo. O mesmo indivíduo que ganharia 1 milhão de dólares ao longo da vida sem um diploma seria esperado que ganhasse 1,38 milhões de dólares com um diploma.

Mesmo essa ajuste superestima o valor agregado da faculdade, onde Caplan calcula que aproximadamente 80% do valor agregado é apenas sinalização - demonstrando aos empregadores que o estudante é o tipo de aluno que possui as características para obter um diploma de quatro anos e ser bem-sucedido no local de trabalho. Apenas 20% é valor agregado real proveniente da educação.

Além do custo da universidade e dos ganhos relativamente pequenos, os estudantes sacrificam quatro anos de salários perdidos enquanto estão na escola. Esses quatro anos poderiam ser investidos não apenas em ganhar dinheiro, mas em adquirir habilidades valiosas que os tornariam mais competitivos e úteis no mercado após quatro anos.

VALORIZAÇÃO DO INVESTIMENTO EM BITCOIN

O Bitcoin representa uma classe de ativos completamente nova - um ativo digital cujo fornecimento permanece absolutamente escasso, independentemente da demanda. À medida que os governos demonstram uma completa incapacidade de dizer não a empréstimos e impressão de novo dinheiro fiduciário, tanto investidores sofisticados quanto pessoas comuns estão procurando um ativo que não possa ser inflacionado por nenhum indivíduo poderoso, governo ou banco. À medida que o mundo continua a se familiarizar com o Bitcoin e adicioná-lo às suas carteiras, escassez absoluta significa que o preço do Bitcoin só pode aumentar a longo prazo. Isso é comprovado pelos retornos superiores do Bitcoin ao longo de sua vida, que superaram todas as outras classes de ativos comuns em 11 de 14 anos. A CAGR de 71% do Bitcoin nos últimos 10 anos superou os 11% que o S&P 500 obteve no mesmo período.

Bitcoin tem uma escassez, portabilidade e verificabilidade superiores em comparação com o ouro. Tem um custo de propriedade muito baixo e pouco risco jurisdicional. Tem alguma imunidade ao risco regulatório em comparação com outros ativos. As propriedades do bitcoin sugerem fortemente que irá ter um impacto significativo no reserva de valorde ouro, títulos, imóveis e ações.

Michael Saylorrecentemente publicou umPrevisão de preço para 21 anospara bitcoin. Seu caso pessimista estima uma taxa de crescimento anual composta de 21%, um caso base 29%, e um caso otimista 37%. Se o bitcoin tiver retornos como esses, estudantes e pais precisam considerar essa alternativa cuidadosamente antes de investir dinheiro da mensalidade antecipadamente e abrir mão de quatro anos de renda e desenvolvimento de habilidades práticas.

Outro modelo de preço, o modelo de lei de potênciapromovido por@Giovann35084111e outros, têm demonstrado uma notável fidelidade ao preço ao longo da história do bitcoin. Este modelo prevê um crescimento mais rápido no início, com retornos gradualmente decrescentes à medida que o bitcoin amadurece. Ele postula que o preço do bitcoin aumenta em média em proporção ao tempo elevado à sexta potência, onde o tempo se refere ao tempo total desde o bloco de gênese. Este modelo projeta uma TAC de cerca de 45% no próximo ano, caindo gradualmente para cerca de 25% em dez anos.

COMPARANDO OS DOIS

Olhamos para ambas as opções como investimento em capital - uma educação universitária como investimento em capital humano e bitcoin como investimento em um ativo de capital que se valoriza.

O custo de uma educação universitária envolve tanto custos diretos quanto custos de oportunidade: 1) pagar quatro anos de mensalidade universitária e 2) abrir mão de quatro anos de renda e valiosa experiência de trabalho. O retorno é um prêmio salarial esperado de 38% ao longo da carreira. A alternativa que consideramos aqui é investir em bitcoin a partir do Dia 1 dos fundos que foram poupados para a mensalidade. Além disso, assumimos que os pais pagam as despesas de subsistência durante quatro anos em ambos os cenários. Assim, as despesas de subsistência não são adicionadas ao custo da opção universitária e não são subtraídas dos salários não universitários. Em vez disso, todo o salário líquido é usado para comprar bitcoin no final de cada ano durante os quatro anos em que os pais teriam apoiado um estudante na universidade.

Assumimos em ambos os cenários que o salário aumenta 3% ao ano. Isso destina-se a contabilizar a inflação, bem como o crescimento real. Os valores em dólares e os modelos são assumidos em valores nominais e não são ajustados para a inflação. Como estamos comparando dois cenários ao longo do mesmo período de tempo, o nível exato de inflação tem muito pouco impacto no desempenho relativo dos dois.

As propinas variam drasticamente entre as categorias universitárias.Para o ano 2024-2025, a propina no estado de uma universidade pública classificada nos EUA é em média de 11 mil dólares por ano. A propina para estudantes fora do estado é de 25 mil dólares por ano. Os estudantes que frequentam uma faculdade privada pagarão incríveis 44 mil dólares por ano. E a propina de uma universidade Ivy League custará às famílias 65 mil dólares por ano. As faculdades comunitárias custam menos do que as universidades de quatro anos. Além disso, alguns estudantes poderão candidatar-se a bolsas de estudo e outras ajudas financeiras. E alguns podem viver em locais onde a propina é gratuita (bem, paga através de mais impressão de dinheiro fiduciário).

Vamos considerar dois casos - uma universidade pública dentro do estado e ensino gratuito. Supomos que, na alternativa do bitcoin, o valor da mensalidade anual seja usado para comprar bitcoin anualmente como uma espécie de média de custo em dólares para espalhar o risco do momento de entrada no mercado.

Para o modelo de preço do Bitcoin, consideramos dois cenários: o caso de baixa de Saylor (CAGR de 21%) e o modelo de lei de potência que começa com um retorno mais alto e gradualmente cai ao longo do tempo, de acordo com sua curva histórica de lei de potência.

Comparámos os resultados ao longo de uma carreira de 40 anos (4 anos universitários + 36 anos de trabalho para o caso da universidade). Pressupomos que o salário base líquido sem curso superior é de $30 mil por ano, e o prémio anual do curso superior é calculado de forma a que o prémio vitalício total seja de 38%. Pressupomos que o caminho sem curso superior poupa os bitcoins comprados com o dinheiro da propina e os primeiros quatro anos de salário líquido, mas nada depois disso. O caminho do curso superior compra bitcoins com o prémio salarial do curso superior a cada ano e vive com o mesmo salário líquido do caminho sem curso superior.

Em cada gráfico mostramos três valores ao longo do tempo:

  • Investimentos não universitários: valor em dólares do bitcoin proveniente de compras feitas com mensalidades economizadas e salários ganhos nos primeiros quatro anos
  • Investimentos universitários: Valor em dólares do bitcoin provenientes de compras feitas com o prêmio salarial universitário a cada ano
  • Poupança Premium para a Faculdade: Valor em dólares da poupança acumulada a partir do prémio salarial da faculdade (não investido em Bitcoin)

Para dar à opção universitária o tratamento mais favorável possível, assumimos que o prémio salarial universitário também é investido em bitcoin todos os anos.

RESULTADOS

Mesmo no caso do urso Saylor (21% CAGR), investir o dinheiro das mensalidades e os primeiros quatro anos de renda em bitcoin supera em muito o prêmio salarial da faculdade ao longo de uma carreira. O prémio salarial universitário nunca recupera o atraso, mesmo passados 40 anos. Por causa do investimento em bitcoin em ambos os cenários, ambos são muito atraentes. Se definirmos liberdade financeira como ter US$ 5 milhões em poupança em bitcoin, isso é alcançado em 20 anos para o caminho não universitário e em 25 anos para o caminho universitário. Em comparação, simplesmente salvar o prêmio da faculdade em fiat sem investir em bitcoin é uma estratégia abismal, retornando menos de 1/200 do caminho não universitário e cerca de 1/100 do caminho da faculdade com investimento em bitcoin.

Agora, vamos supor que o seu aluno receba propinas gratuitas, quer através de uma bolsa de estudos ou propinas subsidiadas pelo governo. Nesse caso, a única vantagem que a rota não universitária tem é poupar quatro anos de rendimento antes de estar em pé de igualdade com a rota universitária.

Os resultados mostram que, mesmo neste caso, a opção de não frequentar a faculdade proporciona um retorno melhor, simplesmente por poder investir quatro anos de salário em vez de adiar um salário superior por quatro anos.

E se a lei do poder do bitcoin continuar a acompanhar a valorização do bitcoin? Consideramos tanto a mensalidade universitária pública como a mensalidade gratuita.

Neste caso, o caminho que não passa pela faculdade supera drasticamente o caminho da faculdade, quer a propina seja gratuita ou não. A alternativa de propinas da universidade pública com a lei do poder alcança a liberdade financeira (5M$) em apenas 15 anos desde o secundário, aos 33 anos.

OUTROS CENÁRIOS

O que acontece se esses cenários forem excessivamente otimistas para o desempenho do Bitcoin? Se reduzirmos o CAGR do Bitcoin para 10% no caso da universidade pública, os dois cenários basicamente se equilibram. Se reduzirmos o CAGR para 5%, ainda leva 18 anos para o caminho da faculdade se pagar em relação ao caminho sem faculdade.

E se a trajetória universitária preparar o estudante para uma carreira mais lucrativa - como engenharia, medicina ou direito - onde a trajetória universitária pode ser a única opção para essas carreiras e onde o prêmio salarial universitário pode ser muito maior? No caso de uma universidade pública com um CAGR de bitcoin de 21%, o prêmio deve ser de 113% para atingir o ponto de equilíbrio ao longo de uma carreira de 40 anos.

Essa não é toda a história. Medicina e direito exigem ainda mais anos de salários diferidos e ainda mais mensalidades do que um diploma de quatro anos. Supondo oito anos de salários diferidos e oito anos de mensalidades em uma universidade pública (certamente uma subestimativa para as mensalidades de escolas de medicina ou direito), o prêmio salarial da faculdade deve ser de 300% apenas para alcançar o equilíbrio. Engenharia parece ser o ponto ideal aqui - preparação para uma carreira profissional em quatro anos com um prêmio salarial maior que a média. Mesmo aqui, no entanto, o prêmio mínimo necessário de 113% é um desafio considerável.

Se desejar investigar outros cenários, aqui está um Google Sheetonde você pode experimentar com os parâmetros e até mesmo olhar as fórmulas que usei para criar esses cálculos.

CONSIDERAÇÕES MAIS AMPLAS

Esta análise centra-se estreitamente no retorno financeiro de um investimento de capital. Não considera a satisfação pessoal derivada dos caminhos alternativos, motivação, os benefícios de networking de uma universidade, a experiência de crescimento pessoal de uma universidade versus trabalhar diretamente do ensino secundário, e muitos outros fatores. Também não considera a volatilidade potencial do bitcoin, quer seja em relação à incerteza ou ao stress adicional de andar na montanha-russa do bitcoin.

Se a tese de apreciação do Bitcoin estiver próxima da precisão, estes resultados sugerem que um caminho não universitário com uma estratégia de poupança em Bitcoin é provavelmente financeiramente vantajoso em comparação com um caminho de educação universitária, mesmo com uma estratégia de poupança em Bitcoin. Esta conclusão liberta os alunos e pais para considerações mais subjetivas em relação a outros caminhos que possam estar de acordo com a sua personalidade, valores e objetivos. O Bitcoin não só oferece um caminho para a liberdade financeira, mas também para uma maior liberdade nas escolhas de carreira, menos limitadas por fatores financeiros ou académicos.

Aviso Legal:

  1. Este artigo foi reproduzido a partir de [Revista Bitcoin]. Encaminhe o título original: Bitcoin ou universidade: Qual investimento rende maior liberdade financeira? Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [Stan Reeves]. Se houver objeções a esta reimpressão, por favor entre em contato com o Gate Learnequipa e eles tratarão disso prontamente.
  2. Aviso de responsabilidade: As opiniões expressas neste artigo são exclusivamente do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe de Aprendizagem da gate. Salvo indicação em contrário, copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos é proibido.

Investir em Bitcoin ou na Faculdade: Qual é mais lucrativo?

Intermediário1/13/2025, 8:40:25 AM
A educação universitária é frequentemente considerada o melhor caminho para ganhos superiores ao longo da vida e liberdade financeira. Os ganhos reais parecem confirmar isso. A trajetória de crescimento do bitcoin criou um caminho alternativo para a liberdade financeira. E se investíssemos em bitcoin em vez de tempo e mensalidades universitárias? O que renderia mais ao longo de uma carreira?

Encaminhar o Título Original: Bitcoin ou Universidade: Qual Investimento Proporciona Maior Liberdade Financeira?

Uma educação universitária é frequentemente considerada como o melhor caminho para rendimentos superiores ao longo da vida e liberdade financeira. Os rendimentos reais parecem confirmar isso. As pessoas com uma licenciatura de quatro anos ganham muito mais ao longo das suas vidas do que aqueles sem - cerca de 75% de acordo com este estudopelo Banco Federal de Reserva de São Francisco. Mas este caminho deve ser ponderado em relação às alternativas. O Bitcoin também é um excelente investimento, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) média de 71% nos últimos dez anos. A trajetória de crescimento do Bitcoin criou um caminho alternativo para a liberdade financeira. E se investíssemos em Bitcoin em vez de tempo e propinas para a universidade? Qual renderia mais ao longo de uma carreira?

VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA

O preço de uma educação universitária tem superou em muito a inflação, com as propinas a subirem mais de 250% em dólares ajustados à inflação nos últimos 40 anos e 830% em termos nominais. Além disso, muitos observadores afirmam que as universidades têm mudado o foco ao longo do tempo parapolitização e controle da falamais do que livre inquérito eentretenimento dos estudantesMais do que uma educação de qualidade, o que leva muitos pais a questionar o investimento. Pais e estudantes estão agora a questionar se a universidade vale mesmo o investimento.A confiança no ensino superior diminuiucaído abruptamente de 57% em 2015 para 36% em 2023. Os estudantes estão começando a votar com os pés; a matrícula na faculdade temcaiu nos EUApara os recém-graduados do ensino médio de um pico de 70% em 2009 para61% em 2023. Pais e alunos estão à procura de outras opções.

Mesmo o prémio salarial de 75% para universitários é enganador. A realidade é que o grupo de estudantes que obtém um diploma de quatro anos tende a ser mais inteligente e trabalhador do que aqueles que começam a trabalhar logo após o ensino médio. Este número não nos diz qual seria o prémio para um estudante individual que poderia obter um diploma de quatro anos, mas opta por não o fazer.

No seu livro O Caso Contra a Educação, Bryan Caplan argumenta que o prémio salarial do ensino superior diminui consideravelmente quando se considera um estudante individual em vez do grupo. A sua extensa análise de dados mostra que o prémio salarial do ensino superior reduz-se para metade quando se isola um estudante individual de capacidade comparável no ensino secundário e no ensino superior. Ou seja, o prémio salarial do ensino superior é de cerca de 38% para um indivíduo. O mesmo indivíduo que ganharia 1 milhão de dólares ao longo da vida sem um diploma seria esperado que ganhasse 1,38 milhões de dólares com um diploma.

Mesmo essa ajuste superestima o valor agregado da faculdade, onde Caplan calcula que aproximadamente 80% do valor agregado é apenas sinalização - demonstrando aos empregadores que o estudante é o tipo de aluno que possui as características para obter um diploma de quatro anos e ser bem-sucedido no local de trabalho. Apenas 20% é valor agregado real proveniente da educação.

Além do custo da universidade e dos ganhos relativamente pequenos, os estudantes sacrificam quatro anos de salários perdidos enquanto estão na escola. Esses quatro anos poderiam ser investidos não apenas em ganhar dinheiro, mas em adquirir habilidades valiosas que os tornariam mais competitivos e úteis no mercado após quatro anos.

VALORIZAÇÃO DO INVESTIMENTO EM BITCOIN

O Bitcoin representa uma classe de ativos completamente nova - um ativo digital cujo fornecimento permanece absolutamente escasso, independentemente da demanda. À medida que os governos demonstram uma completa incapacidade de dizer não a empréstimos e impressão de novo dinheiro fiduciário, tanto investidores sofisticados quanto pessoas comuns estão procurando um ativo que não possa ser inflacionado por nenhum indivíduo poderoso, governo ou banco. À medida que o mundo continua a se familiarizar com o Bitcoin e adicioná-lo às suas carteiras, escassez absoluta significa que o preço do Bitcoin só pode aumentar a longo prazo. Isso é comprovado pelos retornos superiores do Bitcoin ao longo de sua vida, que superaram todas as outras classes de ativos comuns em 11 de 14 anos. A CAGR de 71% do Bitcoin nos últimos 10 anos superou os 11% que o S&P 500 obteve no mesmo período.

Bitcoin tem uma escassez, portabilidade e verificabilidade superiores em comparação com o ouro. Tem um custo de propriedade muito baixo e pouco risco jurisdicional. Tem alguma imunidade ao risco regulatório em comparação com outros ativos. As propriedades do bitcoin sugerem fortemente que irá ter um impacto significativo no reserva de valorde ouro, títulos, imóveis e ações.

Michael Saylorrecentemente publicou umPrevisão de preço para 21 anospara bitcoin. Seu caso pessimista estima uma taxa de crescimento anual composta de 21%, um caso base 29%, e um caso otimista 37%. Se o bitcoin tiver retornos como esses, estudantes e pais precisam considerar essa alternativa cuidadosamente antes de investir dinheiro da mensalidade antecipadamente e abrir mão de quatro anos de renda e desenvolvimento de habilidades práticas.

Outro modelo de preço, o modelo de lei de potênciapromovido por@Giovann35084111e outros, têm demonstrado uma notável fidelidade ao preço ao longo da história do bitcoin. Este modelo prevê um crescimento mais rápido no início, com retornos gradualmente decrescentes à medida que o bitcoin amadurece. Ele postula que o preço do bitcoin aumenta em média em proporção ao tempo elevado à sexta potência, onde o tempo se refere ao tempo total desde o bloco de gênese. Este modelo projeta uma TAC de cerca de 45% no próximo ano, caindo gradualmente para cerca de 25% em dez anos.

COMPARANDO OS DOIS

Olhamos para ambas as opções como investimento em capital - uma educação universitária como investimento em capital humano e bitcoin como investimento em um ativo de capital que se valoriza.

O custo de uma educação universitária envolve tanto custos diretos quanto custos de oportunidade: 1) pagar quatro anos de mensalidade universitária e 2) abrir mão de quatro anos de renda e valiosa experiência de trabalho. O retorno é um prêmio salarial esperado de 38% ao longo da carreira. A alternativa que consideramos aqui é investir em bitcoin a partir do Dia 1 dos fundos que foram poupados para a mensalidade. Além disso, assumimos que os pais pagam as despesas de subsistência durante quatro anos em ambos os cenários. Assim, as despesas de subsistência não são adicionadas ao custo da opção universitária e não são subtraídas dos salários não universitários. Em vez disso, todo o salário líquido é usado para comprar bitcoin no final de cada ano durante os quatro anos em que os pais teriam apoiado um estudante na universidade.

Assumimos em ambos os cenários que o salário aumenta 3% ao ano. Isso destina-se a contabilizar a inflação, bem como o crescimento real. Os valores em dólares e os modelos são assumidos em valores nominais e não são ajustados para a inflação. Como estamos comparando dois cenários ao longo do mesmo período de tempo, o nível exato de inflação tem muito pouco impacto no desempenho relativo dos dois.

As propinas variam drasticamente entre as categorias universitárias.Para o ano 2024-2025, a propina no estado de uma universidade pública classificada nos EUA é em média de 11 mil dólares por ano. A propina para estudantes fora do estado é de 25 mil dólares por ano. Os estudantes que frequentam uma faculdade privada pagarão incríveis 44 mil dólares por ano. E a propina de uma universidade Ivy League custará às famílias 65 mil dólares por ano. As faculdades comunitárias custam menos do que as universidades de quatro anos. Além disso, alguns estudantes poderão candidatar-se a bolsas de estudo e outras ajudas financeiras. E alguns podem viver em locais onde a propina é gratuita (bem, paga através de mais impressão de dinheiro fiduciário).

Vamos considerar dois casos - uma universidade pública dentro do estado e ensino gratuito. Supomos que, na alternativa do bitcoin, o valor da mensalidade anual seja usado para comprar bitcoin anualmente como uma espécie de média de custo em dólares para espalhar o risco do momento de entrada no mercado.

Para o modelo de preço do Bitcoin, consideramos dois cenários: o caso de baixa de Saylor (CAGR de 21%) e o modelo de lei de potência que começa com um retorno mais alto e gradualmente cai ao longo do tempo, de acordo com sua curva histórica de lei de potência.

Comparámos os resultados ao longo de uma carreira de 40 anos (4 anos universitários + 36 anos de trabalho para o caso da universidade). Pressupomos que o salário base líquido sem curso superior é de $30 mil por ano, e o prémio anual do curso superior é calculado de forma a que o prémio vitalício total seja de 38%. Pressupomos que o caminho sem curso superior poupa os bitcoins comprados com o dinheiro da propina e os primeiros quatro anos de salário líquido, mas nada depois disso. O caminho do curso superior compra bitcoins com o prémio salarial do curso superior a cada ano e vive com o mesmo salário líquido do caminho sem curso superior.

Em cada gráfico mostramos três valores ao longo do tempo:

  • Investimentos não universitários: valor em dólares do bitcoin proveniente de compras feitas com mensalidades economizadas e salários ganhos nos primeiros quatro anos
  • Investimentos universitários: Valor em dólares do bitcoin provenientes de compras feitas com o prêmio salarial universitário a cada ano
  • Poupança Premium para a Faculdade: Valor em dólares da poupança acumulada a partir do prémio salarial da faculdade (não investido em Bitcoin)

Para dar à opção universitária o tratamento mais favorável possível, assumimos que o prémio salarial universitário também é investido em bitcoin todos os anos.

RESULTADOS

Mesmo no caso do urso Saylor (21% CAGR), investir o dinheiro das mensalidades e os primeiros quatro anos de renda em bitcoin supera em muito o prêmio salarial da faculdade ao longo de uma carreira. O prémio salarial universitário nunca recupera o atraso, mesmo passados 40 anos. Por causa do investimento em bitcoin em ambos os cenários, ambos são muito atraentes. Se definirmos liberdade financeira como ter US$ 5 milhões em poupança em bitcoin, isso é alcançado em 20 anos para o caminho não universitário e em 25 anos para o caminho universitário. Em comparação, simplesmente salvar o prêmio da faculdade em fiat sem investir em bitcoin é uma estratégia abismal, retornando menos de 1/200 do caminho não universitário e cerca de 1/100 do caminho da faculdade com investimento em bitcoin.

Agora, vamos supor que o seu aluno receba propinas gratuitas, quer através de uma bolsa de estudos ou propinas subsidiadas pelo governo. Nesse caso, a única vantagem que a rota não universitária tem é poupar quatro anos de rendimento antes de estar em pé de igualdade com a rota universitária.

Os resultados mostram que, mesmo neste caso, a opção de não frequentar a faculdade proporciona um retorno melhor, simplesmente por poder investir quatro anos de salário em vez de adiar um salário superior por quatro anos.

E se a lei do poder do bitcoin continuar a acompanhar a valorização do bitcoin? Consideramos tanto a mensalidade universitária pública como a mensalidade gratuita.

Neste caso, o caminho que não passa pela faculdade supera drasticamente o caminho da faculdade, quer a propina seja gratuita ou não. A alternativa de propinas da universidade pública com a lei do poder alcança a liberdade financeira (5M$) em apenas 15 anos desde o secundário, aos 33 anos.

OUTROS CENÁRIOS

O que acontece se esses cenários forem excessivamente otimistas para o desempenho do Bitcoin? Se reduzirmos o CAGR do Bitcoin para 10% no caso da universidade pública, os dois cenários basicamente se equilibram. Se reduzirmos o CAGR para 5%, ainda leva 18 anos para o caminho da faculdade se pagar em relação ao caminho sem faculdade.

E se a trajetória universitária preparar o estudante para uma carreira mais lucrativa - como engenharia, medicina ou direito - onde a trajetória universitária pode ser a única opção para essas carreiras e onde o prêmio salarial universitário pode ser muito maior? No caso de uma universidade pública com um CAGR de bitcoin de 21%, o prêmio deve ser de 113% para atingir o ponto de equilíbrio ao longo de uma carreira de 40 anos.

Essa não é toda a história. Medicina e direito exigem ainda mais anos de salários diferidos e ainda mais mensalidades do que um diploma de quatro anos. Supondo oito anos de salários diferidos e oito anos de mensalidades em uma universidade pública (certamente uma subestimativa para as mensalidades de escolas de medicina ou direito), o prêmio salarial da faculdade deve ser de 300% apenas para alcançar o equilíbrio. Engenharia parece ser o ponto ideal aqui - preparação para uma carreira profissional em quatro anos com um prêmio salarial maior que a média. Mesmo aqui, no entanto, o prêmio mínimo necessário de 113% é um desafio considerável.

Se desejar investigar outros cenários, aqui está um Google Sheetonde você pode experimentar com os parâmetros e até mesmo olhar as fórmulas que usei para criar esses cálculos.

CONSIDERAÇÕES MAIS AMPLAS

Esta análise centra-se estreitamente no retorno financeiro de um investimento de capital. Não considera a satisfação pessoal derivada dos caminhos alternativos, motivação, os benefícios de networking de uma universidade, a experiência de crescimento pessoal de uma universidade versus trabalhar diretamente do ensino secundário, e muitos outros fatores. Também não considera a volatilidade potencial do bitcoin, quer seja em relação à incerteza ou ao stress adicional de andar na montanha-russa do bitcoin.

Se a tese de apreciação do Bitcoin estiver próxima da precisão, estes resultados sugerem que um caminho não universitário com uma estratégia de poupança em Bitcoin é provavelmente financeiramente vantajoso em comparação com um caminho de educação universitária, mesmo com uma estratégia de poupança em Bitcoin. Esta conclusão liberta os alunos e pais para considerações mais subjetivas em relação a outros caminhos que possam estar de acordo com a sua personalidade, valores e objetivos. O Bitcoin não só oferece um caminho para a liberdade financeira, mas também para uma maior liberdade nas escolhas de carreira, menos limitadas por fatores financeiros ou académicos.

Aviso Legal:

  1. Este artigo foi reproduzido a partir de [Revista Bitcoin]. Encaminhe o título original: Bitcoin ou universidade: Qual investimento rende maior liberdade financeira? Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [Stan Reeves]. Se houver objeções a esta reimpressão, por favor entre em contato com o Gate Learnequipa e eles tratarão disso prontamente.
  2. Aviso de responsabilidade: As opiniões expressas neste artigo são exclusivamente do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe de Aprendizagem da gate. Salvo indicação em contrário, copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos é proibido.
Start Now
Sign up and get a
$100
Voucher!