AI Agent é, sem dúvida, o tema central do mercado on-chain atual. Da construção de infraestrutura, desenvolvimento de ferramentas e DeFi a jogos e outros produtos, a rápida iteração de Agentes de IA está impulsionando o crescimento explosivo do mercado, chamando a atenção e capturando a mente dos usuários. Recentemente, o aumento contínuo da participação no volume de negociação da DEX/CEX comprovou a intensa competição por liquidez e atenção on-chain, com o fluxo de capital de mercado passando por mudanças estruturais. De acordo com dados da The Block e da DeFiLlama, a participação no volume de negociação à vista da DEX e da CEX aumentou significativamente nos últimos meses. Em janeiro de 2025, esse índice chegou a 20,2%, estabelecendo um novo recorde histórico. Nessa tendência, muitos projetos cripto sem IA sem narrativas favoráveis também estão acelerando para participar, na esperança de surfar na onda do AI Agent, que vem com seu próprio tráfego embutido. Este artigo da PANews organiza 22 projetos cripto que estabelecem estruturas de agentes de IA, cobrindo vários setores, como jogos, cadeias públicas, pagamentos, DeFi e DePIN. Esses projetos estão principalmente acelerando a construção e o desenvolvimento do ecossistema de agentes de IA por meio de estruturas técnicas e da implementação de casos de uso.
Illuvium é um jogo RPG e NFT construído no Ethereum. Em 7 de janeiro, Illuvium anunciou uma parceria com o Virtuals Protocol para aprimorar a experiência de jogo do próximo Illuvium MMO Lite. Essa colaboração utilizará a tecnologia de IA da Virtuals e sua estrutura G.A.M.E LLM para fornecer comportamento dinâmico e inteligente para NPCs, oferecendo aos jogadores uma experiência imersiva.
O Protocolo Story é uma camada 1 projetada especificamente para propriedade intelectual (PI). Em dezembro do ano passado, após lançar uma estrutura TCP/IP para Agentes de IA, o Protocolo Story anunciou: 'O estagiário humano solicitou licença e planeja contratar um Agente de IA para gerenciar o Twitter'. Eles decidiram contratar a Luna para gerenciar sua conta X, oferecendo um salário de 36,5 USDC por ano, alegando que ela traria 'charme, personalidade e um pouco de travessura'.
Na segunda metade de 2024, a Circle anunciou uma parceria com a Solana para lançar agentes de IA para aprimorar a segurança da infraestrutura. Em novembro do mesmo ano, a Circle lançou um relatório afirmando que a empresa havia emitido mais de $2 bilhões em USDC nas últimas semanas, explorando como a combinação de inteligência artificial e tecnologia blockchain poderia mudar a compreensão das pessoas sobre trabalho e finanças, especialmente por meio de pagamentos “autônomos”. A Circle introduziu o conceito de agentes de IA que utilizam USDC para operar e negociar de forma independente. Além disso, eles desenvolveram um aplicativo de exemplo para “demonstrar o sistema autônomo” e incentivaram os usuários a usarem esse modelo para construir seus próprios projetos e fornecer feedback.
Em novembro de 2024, Arbitrum anunciou o lançamento de um programa de subsídios Trailblazer de US$ 1 milhão destinado a atrair desenvolvedores com ideias inovadoras para implementar Agentes de IA impactantes ou outros produtos de IA baseados em Arbitrum. Arbitrum também formou parcerias com Eilza Labs e ARC Agents.
Em novembro de 2024, o líder de produto da Stripe, Jeff Weinstein, afirmou que estavam lançando um kit de desenvolvimento de software (SDK) especificamente construído para agentes de IA. Este kit suporta chamadas de API para pagamentos, faturamento, emissão e muito mais através de grandes modelos de linguagem (LLM), integrando plataformas como Vercel, LangChainAI e CrewAIInc, permitindo que os usuários trabalhem com qualquer modelo por meio de funções.
No final de outubro do ano passado, a Coinbase lançou uma nova ferramenta, o Based Agent, desenvolvido usando as plataformas Coinbase SDK, OpenAI e Replit. Essa ferramenta permite que os usuários criem agentes de IA com funcionalidade de carteira cripto em apenas 3 minutos, capazes de executar transações on-chain, trocas de tokens, staking e outras tarefas. No mês seguinte, a plataforma de desenvolvedores da Coinbase também lançou um framework chamado AgentKit em colaboração com a Langchain para construir agentes de IA. Ele integra capacidades de interação on-chain (base chain) e off-chain, combinando APIs Web2 e dados on-chain, permitindo que os agentes naveguem autonomamente pelo conteúdo e executem operações on-chain.
Orca é um DEX AMM na Solana. Em 6 de janeiro, o co-fundador da ai16z, Shaw, revelou em uma entrevista ao BlockBeats que a ai16z está colaborando com a Orca para desenvolver um bot automatizado para gerenciar as pools de liquidez da Orca. Os usuários simplesmente precisam depositar tokens e, se a pool não existir, o bot criará automaticamente uma nova. Se a pool já existir, ele colocará os tokens na pool existente. Em seguida, monitorará continuamente essas pools e retirará tokens automaticamente se detectar situações que possam levar a perda permanente, como divergência de preço do token. Os usuários também podem programar diferenças de preços de token ou ajustar os métodos de emparelhamento de token.
O projeto líder da DePIN io.net estabeleceu várias colaborações no campo de AI Agent. Por exemplo, em dezembro do ano passado, a io.net anunciou uma parceria com o agente de IA autônomo Zerebro para aprimorar as operações de validação do Ethereum. Além disso, a io.net colaborou com ai16z para fornecer energia de computação GPU descentralizada para apoiar as operações de modelo deste último.
IoTeX é uma plataforma aberta para construir infraestrutura de AI + DePIN de forma modular. Em dezembro do ano passado, IoTeX anunciou o lançamento do primeiro agente de AI no campo DePIN: BinoAI. Construído sobre o framework ELIZA-OS, BinoAI tem como objetivo estabelecer uma base para a evolução autônoma descentralizada no espaço DePIN. BinoAI aprenderá autonomamente através de AI, obterá insights sobre conhecimentos relacionados ao DePIN e acessará e interagirá de forma segura com dados on-chain, com base no framework ELIZA da ai16z. Combinado com a infraestrutura modular DePIN descentralizada da IoTeX, BinoAI operará em um ambiente totalmente descentralizado e sem confiança, com casos de uso em viagens inteligentes, sistemas de energia, dispositivos vestíveis inteligentes e casas inteligentes no espaço DePIN.
Smolverse é um jogo e projeto NFT na Treasure DAO. Desde dezembro do ano passado, Smolverse tem se associado com ai16z para desenvolver um jogo AI Tamagotchi on-chain chamado 'Smolworld', que integra o framework do Agente Eliza.
Phala Network, anteriormente a infraestrutura de computação de privacidade do ecossistema Polkadot, formou parceria com a16z para construir o framework TEE (Trusted Execution Environment) da Eliza. Essa integração adiciona tecnologia TEE ao framework multi-agente da Eliza, fornecendo verificabilidade criptográfica e privacidade aprimorada para garantir interações seguras e confiáveis. Notavelmente, projetos como Spore.fun e aiPool utilizaram a tecnologia TEE da Phala Network.
Injective é uma blockchain interoperável de camada 1. Recentemente, a Injective anunciou uma colaboração com a Sonic SVM, a primeira blockchain SVM na Solana, para lançar a primeira plataforma de agente de IA intercadeias, Smart Agent Hub. Esta plataforma fornecerá aos desenvolvedores ferramentas e estruturas poderosas para criar, gerenciar e monetizar agentes de IA, facilitar transferências de ativos intercadeias e oferecer uma experiência de desenvolvimento unificada. O primeiro testnet deverá ser lançado no primeiro trimestre de 2025, e o ecossistema se expandirá gradualmente para jogos, entretenimento, DeFi e plataformas sociais como TikTok e jogos Web3.
Fuel é uma camada de execução modular projetada para o ecossistema do Ethereum Rollup. Recentemente, o Fuel anunciou o lançamento do kit de ferramentas do agente de IA, Fuel Agent Kit. Este kit de ferramentas irá conectar os agentes de IA dos usuários a várias aplicações no Fuel ou permitir que os usuários construam novos agentes de IA usando o Fuel.
Gaia é uma plataforma de infraestrutura de IA descentralizada de código aberto. Em novembro do ano passado, a Gaia anunciou uma colaboração com a plataforma de IA Vana para criar agentes de IA poderosos e personalizados. Atualmente, os agentes de IA da Gaia estão integrados a projetos como EigenLayer e ENS.
Aethir é uma rede de renderização em tempo real descentralizada. Nos últimos meses, a Aethir continuou a incubar e investir em agentes de IA. Por exemplo, no final do ano passado, anunciou a terceira rodada (Lote 3) de seu fundo de ecossistema de US$ 100 milhões, com foco na integração de jogos e agentes de IA. Além disso, a Aethir fornece gratuitamente poder de computação GPU para desenvolvedores de agentes Eliza.
A DWF Labs gerenciou com sucesso sua carteira de investimentos de forma autônoma por meio do desenvolvimento de agentes de negociação de IA, que já foram integrados ao fluxo de trabalho do sistema de negociação da DWF. No final do ano passado, a DWF Labs também anunciou a criação de um fundo de US $ 20 milhões para apoiar o desenvolvimento de agentes de IA autônomos, com projetos como TAO Cat e HeyAnon recebendo financiamento.
Blade Games é um dos maiores ecossistemas de jogos on-chain na Arbitrum e Mantle, atraindo mais de 850.000 usuários registrados. Blade Games combina jogos on-chain com tecnologia de agente de IA, construída na pilha zkVM. Os jogadores nesta plataforma podem jogar jogos, treinar agentes de IA e criar sua própria economia on-chain.
Em dezembro de 2024, Layer 1 blockchain aelf anunciou o lançamento do framework de agente de IA sem código, aevatar intelligence. Este framework é suportado por vários modelos de linguagem grandes (LLMs), permitindo que desenvolvedores externos integrem seus LLMs preferidos, criando um ecossistema colaborativo que impulsiona a inovação e expande a funcionalidade do framework. O primeiro caso de uso, AI pump pad, está programado para ser lançado no início de janeiro de 2025.
SendAI é um acelerador para o ecossistema de IA Solana. Em dezembro de 2024, a SendAI anunciou o lançamento do kit de ferramentas de código aberto, Solana Agent Kit, que suporta qualquer modelo de IA para executar autonomamente operações on-chain do Solana. Ele foi integrado a protocolos mainstream como Jupiter, Metaplex e Raydium. O kit de ferramentas utiliza a tecnologia LangChain e suporta modelos de IA desde GPT-4 até Llama, com planos de integração com frameworks como Eliza da ai16z e ZerePy da Zerebro.
Em dezembro de 2024, a cadeia pública EVM paralela da Artela Network lançou oficialmente sua estrutura tecnológica de AI Agents de cadeia completa. Com base na inteligência on-chain da Artela, execução confiável descentralizada e espaço de bloco flexível, essa estrutura resolve o ponto fraco dos AI Agents que dependem de servidores centralizados para autonomia. Ela fornece aos AI Agents capacidades verdadeiras de "ler, escrever e possuir".
Em meados de dezembro de 2024, o protocolo de stablecoin descentralizado Frax Finance anunciou sua colaboração com o projeto relacionado IQ para desenvolver uma pilha de tecnologia de IA chamada “AIVM.” Esta pilha é baseada no blockchain paralelo interno Fraxtal desenvolvido sob o protocolo de rollup Layer2 e permite que agentes de IA operem totalmente autonomamente, sem um único ponto de controle, possibilitando, em última análise, uma colaboração perfeita entre IA e blockchain.
Planet Mojo é um jogo GameFi desenvolvido na plataforma Magic com um gênero de xadrez automático PVP. Em 7 de janeiro, Planet Mojo anunciou sua colaboração com Virtuals para lançar o Agente de IA Sr. WWA (Winston Wylde Alexande), com o token WWA servindo como token de recompensa da plataforma. A fundação apoiará recompras contínuas. Além disso, o primeiro jogo do Planet Mojo, Agents of Poker, está prestes a ser lançado em breve.
分享
AI Agent é, sem dúvida, o tema central do mercado on-chain atual. Da construção de infraestrutura, desenvolvimento de ferramentas e DeFi a jogos e outros produtos, a rápida iteração de Agentes de IA está impulsionando o crescimento explosivo do mercado, chamando a atenção e capturando a mente dos usuários. Recentemente, o aumento contínuo da participação no volume de negociação da DEX/CEX comprovou a intensa competição por liquidez e atenção on-chain, com o fluxo de capital de mercado passando por mudanças estruturais. De acordo com dados da The Block e da DeFiLlama, a participação no volume de negociação à vista da DEX e da CEX aumentou significativamente nos últimos meses. Em janeiro de 2025, esse índice chegou a 20,2%, estabelecendo um novo recorde histórico. Nessa tendência, muitos projetos cripto sem IA sem narrativas favoráveis também estão acelerando para participar, na esperança de surfar na onda do AI Agent, que vem com seu próprio tráfego embutido. Este artigo da PANews organiza 22 projetos cripto que estabelecem estruturas de agentes de IA, cobrindo vários setores, como jogos, cadeias públicas, pagamentos, DeFi e DePIN. Esses projetos estão principalmente acelerando a construção e o desenvolvimento do ecossistema de agentes de IA por meio de estruturas técnicas e da implementação de casos de uso.
Illuvium é um jogo RPG e NFT construído no Ethereum. Em 7 de janeiro, Illuvium anunciou uma parceria com o Virtuals Protocol para aprimorar a experiência de jogo do próximo Illuvium MMO Lite. Essa colaboração utilizará a tecnologia de IA da Virtuals e sua estrutura G.A.M.E LLM para fornecer comportamento dinâmico e inteligente para NPCs, oferecendo aos jogadores uma experiência imersiva.
O Protocolo Story é uma camada 1 projetada especificamente para propriedade intelectual (PI). Em dezembro do ano passado, após lançar uma estrutura TCP/IP para Agentes de IA, o Protocolo Story anunciou: 'O estagiário humano solicitou licença e planeja contratar um Agente de IA para gerenciar o Twitter'. Eles decidiram contratar a Luna para gerenciar sua conta X, oferecendo um salário de 36,5 USDC por ano, alegando que ela traria 'charme, personalidade e um pouco de travessura'.
Na segunda metade de 2024, a Circle anunciou uma parceria com a Solana para lançar agentes de IA para aprimorar a segurança da infraestrutura. Em novembro do mesmo ano, a Circle lançou um relatório afirmando que a empresa havia emitido mais de $2 bilhões em USDC nas últimas semanas, explorando como a combinação de inteligência artificial e tecnologia blockchain poderia mudar a compreensão das pessoas sobre trabalho e finanças, especialmente por meio de pagamentos “autônomos”. A Circle introduziu o conceito de agentes de IA que utilizam USDC para operar e negociar de forma independente. Além disso, eles desenvolveram um aplicativo de exemplo para “demonstrar o sistema autônomo” e incentivaram os usuários a usarem esse modelo para construir seus próprios projetos e fornecer feedback.
Em novembro de 2024, Arbitrum anunciou o lançamento de um programa de subsídios Trailblazer de US$ 1 milhão destinado a atrair desenvolvedores com ideias inovadoras para implementar Agentes de IA impactantes ou outros produtos de IA baseados em Arbitrum. Arbitrum também formou parcerias com Eilza Labs e ARC Agents.
Em novembro de 2024, o líder de produto da Stripe, Jeff Weinstein, afirmou que estavam lançando um kit de desenvolvimento de software (SDK) especificamente construído para agentes de IA. Este kit suporta chamadas de API para pagamentos, faturamento, emissão e muito mais através de grandes modelos de linguagem (LLM), integrando plataformas como Vercel, LangChainAI e CrewAIInc, permitindo que os usuários trabalhem com qualquer modelo por meio de funções.
No final de outubro do ano passado, a Coinbase lançou uma nova ferramenta, o Based Agent, desenvolvido usando as plataformas Coinbase SDK, OpenAI e Replit. Essa ferramenta permite que os usuários criem agentes de IA com funcionalidade de carteira cripto em apenas 3 minutos, capazes de executar transações on-chain, trocas de tokens, staking e outras tarefas. No mês seguinte, a plataforma de desenvolvedores da Coinbase também lançou um framework chamado AgentKit em colaboração com a Langchain para construir agentes de IA. Ele integra capacidades de interação on-chain (base chain) e off-chain, combinando APIs Web2 e dados on-chain, permitindo que os agentes naveguem autonomamente pelo conteúdo e executem operações on-chain.
Orca é um DEX AMM na Solana. Em 6 de janeiro, o co-fundador da ai16z, Shaw, revelou em uma entrevista ao BlockBeats que a ai16z está colaborando com a Orca para desenvolver um bot automatizado para gerenciar as pools de liquidez da Orca. Os usuários simplesmente precisam depositar tokens e, se a pool não existir, o bot criará automaticamente uma nova. Se a pool já existir, ele colocará os tokens na pool existente. Em seguida, monitorará continuamente essas pools e retirará tokens automaticamente se detectar situações que possam levar a perda permanente, como divergência de preço do token. Os usuários também podem programar diferenças de preços de token ou ajustar os métodos de emparelhamento de token.
O projeto líder da DePIN io.net estabeleceu várias colaborações no campo de AI Agent. Por exemplo, em dezembro do ano passado, a io.net anunciou uma parceria com o agente de IA autônomo Zerebro para aprimorar as operações de validação do Ethereum. Além disso, a io.net colaborou com ai16z para fornecer energia de computação GPU descentralizada para apoiar as operações de modelo deste último.
IoTeX é uma plataforma aberta para construir infraestrutura de AI + DePIN de forma modular. Em dezembro do ano passado, IoTeX anunciou o lançamento do primeiro agente de AI no campo DePIN: BinoAI. Construído sobre o framework ELIZA-OS, BinoAI tem como objetivo estabelecer uma base para a evolução autônoma descentralizada no espaço DePIN. BinoAI aprenderá autonomamente através de AI, obterá insights sobre conhecimentos relacionados ao DePIN e acessará e interagirá de forma segura com dados on-chain, com base no framework ELIZA da ai16z. Combinado com a infraestrutura modular DePIN descentralizada da IoTeX, BinoAI operará em um ambiente totalmente descentralizado e sem confiança, com casos de uso em viagens inteligentes, sistemas de energia, dispositivos vestíveis inteligentes e casas inteligentes no espaço DePIN.
Smolverse é um jogo e projeto NFT na Treasure DAO. Desde dezembro do ano passado, Smolverse tem se associado com ai16z para desenvolver um jogo AI Tamagotchi on-chain chamado 'Smolworld', que integra o framework do Agente Eliza.
Phala Network, anteriormente a infraestrutura de computação de privacidade do ecossistema Polkadot, formou parceria com a16z para construir o framework TEE (Trusted Execution Environment) da Eliza. Essa integração adiciona tecnologia TEE ao framework multi-agente da Eliza, fornecendo verificabilidade criptográfica e privacidade aprimorada para garantir interações seguras e confiáveis. Notavelmente, projetos como Spore.fun e aiPool utilizaram a tecnologia TEE da Phala Network.
Injective é uma blockchain interoperável de camada 1. Recentemente, a Injective anunciou uma colaboração com a Sonic SVM, a primeira blockchain SVM na Solana, para lançar a primeira plataforma de agente de IA intercadeias, Smart Agent Hub. Esta plataforma fornecerá aos desenvolvedores ferramentas e estruturas poderosas para criar, gerenciar e monetizar agentes de IA, facilitar transferências de ativos intercadeias e oferecer uma experiência de desenvolvimento unificada. O primeiro testnet deverá ser lançado no primeiro trimestre de 2025, e o ecossistema se expandirá gradualmente para jogos, entretenimento, DeFi e plataformas sociais como TikTok e jogos Web3.
Fuel é uma camada de execução modular projetada para o ecossistema do Ethereum Rollup. Recentemente, o Fuel anunciou o lançamento do kit de ferramentas do agente de IA, Fuel Agent Kit. Este kit de ferramentas irá conectar os agentes de IA dos usuários a várias aplicações no Fuel ou permitir que os usuários construam novos agentes de IA usando o Fuel.
Gaia é uma plataforma de infraestrutura de IA descentralizada de código aberto. Em novembro do ano passado, a Gaia anunciou uma colaboração com a plataforma de IA Vana para criar agentes de IA poderosos e personalizados. Atualmente, os agentes de IA da Gaia estão integrados a projetos como EigenLayer e ENS.
Aethir é uma rede de renderização em tempo real descentralizada. Nos últimos meses, a Aethir continuou a incubar e investir em agentes de IA. Por exemplo, no final do ano passado, anunciou a terceira rodada (Lote 3) de seu fundo de ecossistema de US$ 100 milhões, com foco na integração de jogos e agentes de IA. Além disso, a Aethir fornece gratuitamente poder de computação GPU para desenvolvedores de agentes Eliza.
A DWF Labs gerenciou com sucesso sua carteira de investimentos de forma autônoma por meio do desenvolvimento de agentes de negociação de IA, que já foram integrados ao fluxo de trabalho do sistema de negociação da DWF. No final do ano passado, a DWF Labs também anunciou a criação de um fundo de US $ 20 milhões para apoiar o desenvolvimento de agentes de IA autônomos, com projetos como TAO Cat e HeyAnon recebendo financiamento.
Blade Games é um dos maiores ecossistemas de jogos on-chain na Arbitrum e Mantle, atraindo mais de 850.000 usuários registrados. Blade Games combina jogos on-chain com tecnologia de agente de IA, construída na pilha zkVM. Os jogadores nesta plataforma podem jogar jogos, treinar agentes de IA e criar sua própria economia on-chain.
Em dezembro de 2024, Layer 1 blockchain aelf anunciou o lançamento do framework de agente de IA sem código, aevatar intelligence. Este framework é suportado por vários modelos de linguagem grandes (LLMs), permitindo que desenvolvedores externos integrem seus LLMs preferidos, criando um ecossistema colaborativo que impulsiona a inovação e expande a funcionalidade do framework. O primeiro caso de uso, AI pump pad, está programado para ser lançado no início de janeiro de 2025.
SendAI é um acelerador para o ecossistema de IA Solana. Em dezembro de 2024, a SendAI anunciou o lançamento do kit de ferramentas de código aberto, Solana Agent Kit, que suporta qualquer modelo de IA para executar autonomamente operações on-chain do Solana. Ele foi integrado a protocolos mainstream como Jupiter, Metaplex e Raydium. O kit de ferramentas utiliza a tecnologia LangChain e suporta modelos de IA desde GPT-4 até Llama, com planos de integração com frameworks como Eliza da ai16z e ZerePy da Zerebro.
Em dezembro de 2024, a cadeia pública EVM paralela da Artela Network lançou oficialmente sua estrutura tecnológica de AI Agents de cadeia completa. Com base na inteligência on-chain da Artela, execução confiável descentralizada e espaço de bloco flexível, essa estrutura resolve o ponto fraco dos AI Agents que dependem de servidores centralizados para autonomia. Ela fornece aos AI Agents capacidades verdadeiras de "ler, escrever e possuir".
Em meados de dezembro de 2024, o protocolo de stablecoin descentralizado Frax Finance anunciou sua colaboração com o projeto relacionado IQ para desenvolver uma pilha de tecnologia de IA chamada “AIVM.” Esta pilha é baseada no blockchain paralelo interno Fraxtal desenvolvido sob o protocolo de rollup Layer2 e permite que agentes de IA operem totalmente autonomamente, sem um único ponto de controle, possibilitando, em última análise, uma colaboração perfeita entre IA e blockchain.
Planet Mojo é um jogo GameFi desenvolvido na plataforma Magic com um gênero de xadrez automático PVP. Em 7 de janeiro, Planet Mojo anunciou sua colaboração com Virtuals para lançar o Agente de IA Sr. WWA (Winston Wylde Alexande), com o token WWA servindo como token de recompensa da plataforma. A fundação apoiará recompras contínuas. Além disso, o primeiro jogo do Planet Mojo, Agents of Poker, está prestes a ser lançado em breve.