Урок 3

Supply Chain e Logística

No módulo anterior abordámos o conceito de contratos inteligentes e aplicações descentralizadas. Neste módulo, vamos examinar o uso da blockchain na gestão da cadeia de abastecimento e logística. Os tópicos incluem como a blockchain pode ser usada para melhorar a transparência, a rastreabilidade e a segurança da cadeia de abastecimento.

Gestão da cadeia de abastecimento

A gestão da cadeia de abastecimento é a coordenação e gestão das atividades envolvidas na produção e entrega de produtos ou serviços. Envolve gerir as relações com fabricantes, fornecedores, distribuidores e clientes, porque compreende todas as etapas envolvidas na recolha de recursos brutos, transformando-os em mercadorias concluídas e enviá-los para clientes. É óbvio pensar que as empresas que operam neste setor têm a necessidade contínua de fazer com que todas as partes da cadeia funcionem da forma mais eficiente possível, para se manterem competitivas. Além disso, devem esforçar-se continuamente para reduzir os custos operacionais e responder à crescente procura de transparência por parte de clientes e empresas parceiras.

A tecnologia blockchain, graças às suas características inovadoras, pode ser amplamente utilizada para melhorar quase todos os processos que envolvem a gestão da cadeia de abastecimento, e também pode resolver alguns problemas que são ocasionalmente encontrados ao longo do caminho que separa um bem do cliente final. A tecnologia blockchain permite a criação de um registo digital partilhado que regista as transações e os ativos de forma inviolável e descentralizada, por isso reduz o risco de fraudes e erros. Muitas vezes, esses riscos são causados por burocracia excessiva, demasiadas 'transferências', ou pela corrupção de uma ou mais entidades envolvidas no processo da cadeia de abastecimento. Para a rastreabilidade completa de um produto, os dados devem ser conservados numa única base de dados, que deve ser transparente, segura e imutável. Nas cadeias de abastecimento tradicionais, pode ser um desafio seguir a jornada de um produto do fabricante ao consumidor final. É aqui que a tecnologia blockchain se torna útil, pois permite rastrear a origem das matérias-primas, o movimento dos produtos ao longo da cadeia de abastecimento e a sua entrega ao consumidor final, proporcionando uma visão geral completa e transparente de todo o processo.

Atualmente, um dos elos da cadeia de abastecimento que está mais interessado em aplicar a tecnologia blockchain é a logística. A Blockchain ganhou atenção como uma solução para melhorar a eficiência e a transparência das operações logísticas e está preparada para revolucionar o mercado, trazendo benefícios significativos a todas as partes envolvidas.

Logística

A logística refere-se à gestão do fluxo de bens, informação e recursos do ponto de origem ao ponto de consumo. O objetivo da logística é garantir que os bens certos estão no lugar certo, no momento certo e com o menor custo possível, por isso, compreende todas as atividades envolvidas no planeamento, coordenação e execução do armazenamento, transporte e entrega de bens e serviços. Manter operações eficientes, reduzir custos e melhorar a satisfação do cliente tudo depende de uma gestão logística eficaz.

Ao oferecer uma plataforma segura e transparente para monitorizar os movimentos de mercadorias e dados, a tecnologia blockchain tem o potencial de transformar o setor da logística. Continuando da nossa discussão anterior, uma vantagem significativa da tecnologia blockchain para a logística é a criação de uma fonte centralizada da verdade, que é um livro de registro digital descentralizado e partilhado que é acessível a todos os participantes da cadeia de abastecimento. Como resultado, o processo logístico pode ser acelerado porque o rastreamento de embarques em tempo real é possível e são necessárias menos intervenções manuais. O rastreamento de mercadorias é um exemplo excelente: a blockchain também pode fornecer informações valiosas sobre a condição e o tratamento dos envios, tais como temperatura, humidade e outros fatores ambientais. O risco de estragar e danificar pode ser diminuído utilizando esta informação para ter a certeza de que os itens estão a ser transportados no contexto apropriado. Muitas vezes, os danos aos bens durante o transporte não são comunicados ou são relatados incorretamente, resultando que o produto chega às portas do cliente já danificado, sem o seu conhecimento. As empresas que usam a tecnologia blockchain para rastrear os seus produtos têm uma vantagem competitiva sobre as que não o fazem, pois podem proporcionar aos clientes uma experiência de rastreamento mais transparente e em tempo real.

Os contratos inteligentes numa blockchain geralmente exigem comunicação com um oráculo para aceder a dados ou informações de fora da blockchain. Os oráculos são entidades que fornecem dados externos e informações a contratos inteligentes. O oráculo serve como uma ligação entre o contrato inteligente e a fonte de dados externa, permitindo-lhe aceder e utilizar informações que não estão presentes na blockchain, tais como localização, condições meteorológicas, alterações súbitas de temperatura do produto e movimentação de envios.

Um famoso projeto de blockchain, chamado VeChain, foi devidamente concebido para a gestão e logística da cadeia de abastecimento. A tecnologia VeChain usa fichas complexas para criar uma representação digital à prova de violação de bens físicos. Isto torna possível acompanhar os envios em tempo real e oferece detalhes úteis sobre como as coisas foram tratadas e tratadas enquanto estão em trânsito. Esta informação é armazenada na blockchain VeChain, fornecendo um registo seguro e transparente da jornada de um produto. A VeChain foi adotada por várias indústrias, incluindo bens de luxo, alimentos e bebidas, e logística. OWalmart é apenas um destes, uma vez que começou a usar os serviços oferecidos pela VeChain para a rastreabilidade dos seus produtos: os clientes podem obter informações detalhadas digitalizando os produtos desejados, incluindo a origem dos produtos digitalizados e a área onde a Walmart os recebeu, o procedimento logístico, um relatório de inspeção de produtos e muitos outros pontos de dados.

Outro elo na cadeia de abastecimento que está muito interessado em aplicar a blockchain nos seus mecanismos é o do Supply Chain Finance, que pode ser melhorado graças às criptomoedas.

Supply Chain Finance

O supply chain finance refere-se a um conjunto de ferramentas e serviços financeiros que ajudam a gerir o fluxo de fundos numa cadeia de abastecimento, de fornecedores a compradores. Ao resolver os problemas de fluxo de caixa que podem ocorrer durante a produção e distribuição de mercadorias, o financiamento da cadeia de abastecimento tem como objetivo aumentar a saúde e a eficiência gerais da cadeia de abastecimento. Isso é frequentemente conseguido oferecendo vários serviços financeiros a diferentes participantes da cadeia de abastecimento, tais como fornecedores, compradores e intermediários financeiros.

A tecnologia blockchain pode fornecer inúmeras vantagens para o financiamento da cadeia de abastecimento devido à natureza segura e eficiente das criptomoedas como meio de pagamento e liquidação. As criptomoedas facilitam a liquidação rápida e econômica das transações entre os participantes da cadeia de abastecimento, servindo como forma de pagamento. Um dos principais benefícios do uso de criptomoedas no financiamento da cadeia de abastecimento é que podem eliminar a necessidade de intermediários, tais como bancos.Uma blockchain bem construída pode reduzir significativamente os custos e acelerar o processo de liquidação, uma vez que as transações podem ser liquidadas em tempo real numa rede descentralizada. Além disso, devido ao facto de as transações serem registadas na blockchain de forma segura e transparente, o uso das criptomoedas pode diminuir o risco de fraude, pois não há como modificar o histórico de transações, como infelizmente acontece frequentemente nas redes de pagamentos tradicionais. Por último, mas não menos importante, é importante notar que as criptomoedas oferecem aos participantes da cadeia de valor que podem não ter acesso aos serviços bancários convencionais uma oportunidade de participar no sistema financeiro.”

Agora, vamos tentar resumir as formas como a blockchain pode ser aplicada ao financiamento da cadeia de abastecimento:

  1. Eficiência: A Blockchain pode automatizar muitos dos processos manuais e demorados envolvidos no financiamento da cadeia de abastecimento, reduzindo o risco de erros e acelerando o processo de liquidação.
  2. Rastreabilidade: A Blockchain pode ser usada para rastrear o fluxo de bens em toda a cadeia de valor, permitindo a entrega em tempo real e o rastreamento de pagamentos para todas as partes.
  3. Transparência: A Blockchain fornece um registo partilhado e descentralizado que regista todas as transações, criando um registo transparente e auditável que é acessível a todos.
  4. Segurança: Blockchain usa algoritmos criptográficos para proteger transações, visto que, assim que um registo é adicionado à blockchain, é quase impossível alterá-lo. Isso reduz o risco de fraude. \

À medida que o mundo se torna mais interligado, espera-se que o financiamento da cadeia de abastecimento continue a desenvolver-se e a incorporar novas tecnologias, como blockchain e criptomoedas, para aumentar a eficiência e estabilidade gerais do sistema de comércio global.

DESTAQUES
A tecnologia blockchain pode ser amplamente utilizada para melhorar quase todos os processos que envolvem a gestão da cadeia de abastecimento, e também pode resolver alguns problemas que são ocasionalmente encontrados ao longo do caminho que separa um bem do cliente final.
Ao oferecer uma plataforma segura e transparente para monitorizar os movimentos de mercadorias e dados, a tecnologia blockchain tem o potencial de transformar o setor da logística. O processo pode ser enviado porque o rastreamento de envios em tempo real é possível e são necessárias menos intervenções manuais.
A tecnologia blockchain também pode trazer vários benefícios para o financiamento da cadeia de abastecimento, graças ao facto de que as criptomoedas podem fornecer um meio de pagamento e liquidação seguro e eficiente. Podem eliminar a necessidade de intermediários, como os bancos.

Conclusão

Esta parte do curso destina-se a ajudá-lo a perceber como a tecnologia blockchain pode tornar todo o processo da cadeia de abastecimento mais eficiente, desde a rastreabilidade de bens a pagamentos entre as várias partes que estão envolvidas no mecanismo. No próximo módulo, vamos abordar o tópico da identidade digital e segurança, que é outro caso de uso importante da blockchain.

Відмова від відповідальності
* Криптоінвестиції пов'язані зі значними ризиками. Дійте обережно. Курс не є інвестиційною консультацією.
* Курс створений автором, який приєднався до Gate Learn. Будь-яка думка, висловлена автором, не є позицією Gate Learn.
Каталог
Урок 3

Supply Chain e Logística

No módulo anterior abordámos o conceito de contratos inteligentes e aplicações descentralizadas. Neste módulo, vamos examinar o uso da blockchain na gestão da cadeia de abastecimento e logística. Os tópicos incluem como a blockchain pode ser usada para melhorar a transparência, a rastreabilidade e a segurança da cadeia de abastecimento.

Gestão da cadeia de abastecimento

A gestão da cadeia de abastecimento é a coordenação e gestão das atividades envolvidas na produção e entrega de produtos ou serviços. Envolve gerir as relações com fabricantes, fornecedores, distribuidores e clientes, porque compreende todas as etapas envolvidas na recolha de recursos brutos, transformando-os em mercadorias concluídas e enviá-los para clientes. É óbvio pensar que as empresas que operam neste setor têm a necessidade contínua de fazer com que todas as partes da cadeia funcionem da forma mais eficiente possível, para se manterem competitivas. Além disso, devem esforçar-se continuamente para reduzir os custos operacionais e responder à crescente procura de transparência por parte de clientes e empresas parceiras.

A tecnologia blockchain, graças às suas características inovadoras, pode ser amplamente utilizada para melhorar quase todos os processos que envolvem a gestão da cadeia de abastecimento, e também pode resolver alguns problemas que são ocasionalmente encontrados ao longo do caminho que separa um bem do cliente final. A tecnologia blockchain permite a criação de um registo digital partilhado que regista as transações e os ativos de forma inviolável e descentralizada, por isso reduz o risco de fraudes e erros. Muitas vezes, esses riscos são causados por burocracia excessiva, demasiadas 'transferências', ou pela corrupção de uma ou mais entidades envolvidas no processo da cadeia de abastecimento. Para a rastreabilidade completa de um produto, os dados devem ser conservados numa única base de dados, que deve ser transparente, segura e imutável. Nas cadeias de abastecimento tradicionais, pode ser um desafio seguir a jornada de um produto do fabricante ao consumidor final. É aqui que a tecnologia blockchain se torna útil, pois permite rastrear a origem das matérias-primas, o movimento dos produtos ao longo da cadeia de abastecimento e a sua entrega ao consumidor final, proporcionando uma visão geral completa e transparente de todo o processo.

Atualmente, um dos elos da cadeia de abastecimento que está mais interessado em aplicar a tecnologia blockchain é a logística. A Blockchain ganhou atenção como uma solução para melhorar a eficiência e a transparência das operações logísticas e está preparada para revolucionar o mercado, trazendo benefícios significativos a todas as partes envolvidas.

Logística

A logística refere-se à gestão do fluxo de bens, informação e recursos do ponto de origem ao ponto de consumo. O objetivo da logística é garantir que os bens certos estão no lugar certo, no momento certo e com o menor custo possível, por isso, compreende todas as atividades envolvidas no planeamento, coordenação e execução do armazenamento, transporte e entrega de bens e serviços. Manter operações eficientes, reduzir custos e melhorar a satisfação do cliente tudo depende de uma gestão logística eficaz.

Ao oferecer uma plataforma segura e transparente para monitorizar os movimentos de mercadorias e dados, a tecnologia blockchain tem o potencial de transformar o setor da logística. Continuando da nossa discussão anterior, uma vantagem significativa da tecnologia blockchain para a logística é a criação de uma fonte centralizada da verdade, que é um livro de registro digital descentralizado e partilhado que é acessível a todos os participantes da cadeia de abastecimento. Como resultado, o processo logístico pode ser acelerado porque o rastreamento de embarques em tempo real é possível e são necessárias menos intervenções manuais. O rastreamento de mercadorias é um exemplo excelente: a blockchain também pode fornecer informações valiosas sobre a condição e o tratamento dos envios, tais como temperatura, humidade e outros fatores ambientais. O risco de estragar e danificar pode ser diminuído utilizando esta informação para ter a certeza de que os itens estão a ser transportados no contexto apropriado. Muitas vezes, os danos aos bens durante o transporte não são comunicados ou são relatados incorretamente, resultando que o produto chega às portas do cliente já danificado, sem o seu conhecimento. As empresas que usam a tecnologia blockchain para rastrear os seus produtos têm uma vantagem competitiva sobre as que não o fazem, pois podem proporcionar aos clientes uma experiência de rastreamento mais transparente e em tempo real.

Os contratos inteligentes numa blockchain geralmente exigem comunicação com um oráculo para aceder a dados ou informações de fora da blockchain. Os oráculos são entidades que fornecem dados externos e informações a contratos inteligentes. O oráculo serve como uma ligação entre o contrato inteligente e a fonte de dados externa, permitindo-lhe aceder e utilizar informações que não estão presentes na blockchain, tais como localização, condições meteorológicas, alterações súbitas de temperatura do produto e movimentação de envios.

Um famoso projeto de blockchain, chamado VeChain, foi devidamente concebido para a gestão e logística da cadeia de abastecimento. A tecnologia VeChain usa fichas complexas para criar uma representação digital à prova de violação de bens físicos. Isto torna possível acompanhar os envios em tempo real e oferece detalhes úteis sobre como as coisas foram tratadas e tratadas enquanto estão em trânsito. Esta informação é armazenada na blockchain VeChain, fornecendo um registo seguro e transparente da jornada de um produto. A VeChain foi adotada por várias indústrias, incluindo bens de luxo, alimentos e bebidas, e logística. OWalmart é apenas um destes, uma vez que começou a usar os serviços oferecidos pela VeChain para a rastreabilidade dos seus produtos: os clientes podem obter informações detalhadas digitalizando os produtos desejados, incluindo a origem dos produtos digitalizados e a área onde a Walmart os recebeu, o procedimento logístico, um relatório de inspeção de produtos e muitos outros pontos de dados.

Outro elo na cadeia de abastecimento que está muito interessado em aplicar a blockchain nos seus mecanismos é o do Supply Chain Finance, que pode ser melhorado graças às criptomoedas.

Supply Chain Finance

O supply chain finance refere-se a um conjunto de ferramentas e serviços financeiros que ajudam a gerir o fluxo de fundos numa cadeia de abastecimento, de fornecedores a compradores. Ao resolver os problemas de fluxo de caixa que podem ocorrer durante a produção e distribuição de mercadorias, o financiamento da cadeia de abastecimento tem como objetivo aumentar a saúde e a eficiência gerais da cadeia de abastecimento. Isso é frequentemente conseguido oferecendo vários serviços financeiros a diferentes participantes da cadeia de abastecimento, tais como fornecedores, compradores e intermediários financeiros.

A tecnologia blockchain pode fornecer inúmeras vantagens para o financiamento da cadeia de abastecimento devido à natureza segura e eficiente das criptomoedas como meio de pagamento e liquidação. As criptomoedas facilitam a liquidação rápida e econômica das transações entre os participantes da cadeia de abastecimento, servindo como forma de pagamento. Um dos principais benefícios do uso de criptomoedas no financiamento da cadeia de abastecimento é que podem eliminar a necessidade de intermediários, tais como bancos.Uma blockchain bem construída pode reduzir significativamente os custos e acelerar o processo de liquidação, uma vez que as transações podem ser liquidadas em tempo real numa rede descentralizada. Além disso, devido ao facto de as transações serem registadas na blockchain de forma segura e transparente, o uso das criptomoedas pode diminuir o risco de fraude, pois não há como modificar o histórico de transações, como infelizmente acontece frequentemente nas redes de pagamentos tradicionais. Por último, mas não menos importante, é importante notar que as criptomoedas oferecem aos participantes da cadeia de valor que podem não ter acesso aos serviços bancários convencionais uma oportunidade de participar no sistema financeiro.”

Agora, vamos tentar resumir as formas como a blockchain pode ser aplicada ao financiamento da cadeia de abastecimento:

  1. Eficiência: A Blockchain pode automatizar muitos dos processos manuais e demorados envolvidos no financiamento da cadeia de abastecimento, reduzindo o risco de erros e acelerando o processo de liquidação.
  2. Rastreabilidade: A Blockchain pode ser usada para rastrear o fluxo de bens em toda a cadeia de valor, permitindo a entrega em tempo real e o rastreamento de pagamentos para todas as partes.
  3. Transparência: A Blockchain fornece um registo partilhado e descentralizado que regista todas as transações, criando um registo transparente e auditável que é acessível a todos.
  4. Segurança: Blockchain usa algoritmos criptográficos para proteger transações, visto que, assim que um registo é adicionado à blockchain, é quase impossível alterá-lo. Isso reduz o risco de fraude. \

À medida que o mundo se torna mais interligado, espera-se que o financiamento da cadeia de abastecimento continue a desenvolver-se e a incorporar novas tecnologias, como blockchain e criptomoedas, para aumentar a eficiência e estabilidade gerais do sistema de comércio global.

DESTAQUES
A tecnologia blockchain pode ser amplamente utilizada para melhorar quase todos os processos que envolvem a gestão da cadeia de abastecimento, e também pode resolver alguns problemas que são ocasionalmente encontrados ao longo do caminho que separa um bem do cliente final.
Ao oferecer uma plataforma segura e transparente para monitorizar os movimentos de mercadorias e dados, a tecnologia blockchain tem o potencial de transformar o setor da logística. O processo pode ser enviado porque o rastreamento de envios em tempo real é possível e são necessárias menos intervenções manuais.
A tecnologia blockchain também pode trazer vários benefícios para o financiamento da cadeia de abastecimento, graças ao facto de que as criptomoedas podem fornecer um meio de pagamento e liquidação seguro e eficiente. Podem eliminar a necessidade de intermediários, como os bancos.

Conclusão

Esta parte do curso destina-se a ajudá-lo a perceber como a tecnologia blockchain pode tornar todo o processo da cadeia de abastecimento mais eficiente, desde a rastreabilidade de bens a pagamentos entre as várias partes que estão envolvidas no mecanismo. No próximo módulo, vamos abordar o tópico da identidade digital e segurança, que é outro caso de uso importante da blockchain.

Відмова від відповідальності
* Криптоінвестиції пов'язані зі значними ризиками. Дійте обережно. Курс не є інвестиційною консультацією.
* Курс створений автором, який приєднався до Gate Learn. Будь-яка думка, висловлена автором, не є позицією Gate Learn.